Lode Runner X Varia de acordo com o dispositivo

Lode Runner X

Varia de acordo com o dispositivo
Clique para baixar Lode Runner X Clique para Baixar

O pioneiro dá as caras no Android

Por Carlos Eduardo Ferreira

Lode Runner X é a versão para Android do clássico Lode Runner, lançado originalmente para o Nintendo 8 bits (o “Nintendinho”). Aqui você precisará controlar o seu herói através de vários cenários, evitando perigos e inimigos enquanto tenta coletar todos os tesouros espalhados.

Como sua única arma, há uma pistola capaz de fazer buracos no chão, os quais prendem os seus perseguidores durante algum tempo — embora, ocasionalmente, existam também bombas. Entretanto, apenas alguns blocos podem ser destruídos.

Além do modo principal, “Viagem”, que oferece inúmeros cenários em dificuldade crescente, Lode Runner X também inclui um modo “Puzzle”. Embora esse último não possua inimigos, a execução de um movimento errado pode impedir que a totalidade dos tesouros seja coletada. Além disso, há um prático modo de treino, no qual é possível apreender as mecânicas básicas do game.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Lode Runner X e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Antes que você comece a fazer buracos em Lode Runner X, vale aqui uma pequena apresentação do título que agora roda gratuitamente no seu lustroso celular movido a Android. Lode Runner não é apenas um clássico, mas é também um pioneiro. O game foi concebido em 1983 por Douglas E. Smith, desencadeando uma verdadeira febre em torno dos jogos de “prospecção de ouro”.

Além disso, trata-se do primeiro game desenvolvido por terceiros para o saudoso Nintendo 8 bits (o saudoso “Nintendinho”), e também do primeiro game a dar o salto olímpico dos PCs para os fliperamas. Aliás, nem é preciso uma busca pela internet para descobrir esses dados: o próprio Lode Runner X os inclui em seu menu “História”, um dos vários extras/atrativos desse excelente game gratuito para o sistema operacional da Google.

Vamos à mecânica básica aqui. Em Lode Runner X você controla um singelo homenzinho com um objetivo razoavelmente simples: coletar todos os montinhos de “vil metal” (ouro) espalhados por dezenas de cenários (130, no total). Mas, em se tratando do modo principal, “Viagem”, há um inconveniente: vários inimigos pretendem aniquilá-lo rapidamente, separando-o de sua riqueza — no modo “Puzzle” o desafio se concentra apenas em coletar todos os tesouros, sem acabar preso em algum lugar.

Mas não, você não poderá simplesmente sair explodindo os seus perseguidores — afinal, Gears of War ainda não existia durante a década de 1980, certo? Em vez disso, sua única arma aqui será uma pistola capaz de fazer buracos em determinados blocos do cenário. Isso serve, basicamente, para duas coisas: prender os seus inimigos durante algum tempo, e coletar o ouro que, eventualmente, um deles possa ter apanhado no cenário.

Conforme você atravessa os vários níveis do game, cenários mais complexos aparecem, cada vez mais lotados de inimigos. Trata-se de algo na medida, na verdade. O início aqui será perfeito para que jogadores com menos de 40 anos apreendam uma das mecânicas mais clássicas dos video games, enquanto que o gradual crescimento da dificuldade servirá para mantê-lo preso ao seu smartphone por um bom tempo.

Embora a I.A. (inteligência artificial) de Lode Runner X faça um bom trabalho durante a maior parte do tempo, não se pode dizer que os seus algozes aqui são particularmente espertos. Em alguns cenários, por exemplo, dependendo do ponto em que você permaneça, eles podem simplesmente não saber o que fazer, passando a executar uma série de movimentos absurdos — como subir e descer dezenas de vezes por um par de escadas. Entretanto, na maior parte do tempo, os seus assassinos particulares fazem o que precisam fazer.

Colocando o humor involuntário da I.A. de lado um pouco, vale dar uma atenção especial aqui a algo que dificilmente chama a atenção em games para Android/iOS. Trata-se dos gráficos e da bela direção de arte presentes aqui, tudo com a assinatura da Sony Mobile Communications. Na verdade, a julgar pelas texturas, pela variação de temas entre cenários e pelo detalhamento no movimento dos personagens, é realmente difícil de acreditar que Lode Runner X seja um game gratuito.

Ademais, Lode Runner X é também um belo jogo para se experimentar as funcionalidades do Xperia Play. Afinal, como insistia o icônico Kevin Butler, não há nada de errado com os botões — a despeito de você preferir ensebar a tela do seu gadget para executar os controles, é claro. De qualquer forma, trata-se aqui do resgate de um clássico, devidamente embelezado e atualizado, mas sem perder a sua essência. Vale a pena tentar, acredite. É realmente viciante.

ImportantePrós
  • O resgate de um clássico atemporal
  • Mecânica de jogos simples e viciante
  • Belos gráficos, cheios de detalhes
  • Modo Puzzle permite se concentrar apenas na coleta de tesouros
ImportanteContras
  • A I.A. (inteligência artificial) dos seus inimigos emperra às vezes

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • lorrany lorrany
    em 25/12/2013 às 14:02h
    versão: Varia de acordo com o dispositivo 5

    muito legal

Ver todos os comentários »


Requerimentos

  • 2.2 ou superior

Shopping Baixaki


(0.250 segundos)