8 Start

8 Start

Deixe o seu navegador com a página inicial nos moldes do Windows 8 com este pacote de estilos



O 8 Start é um pacote de estilos para ser utilizado em conjunto com um navegador, de forma a adicionar um “menu inicial” no estilo da futura versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. O aplicativo pode ser utilizado com os browsers Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Opera.

Como “instalar”

O link desse download não é um programa propriamente dito. Trata-se de alguns estilos para o navegador, que em conjunto reproduzem uma página inicial. Para “instalar”, primeiro descompacte o conteúdo no local de sua preferência. Em seguida, acesse a pasta armazenada e localize o arquivo “index.htm”.

Dê um duplo clique no arquivo para que ele seja aberto no navegador. Então, acesse as opções do browser e selecione a página aberta (no caso o 8 Start) como a sua página inicial. Prontinho! Sempre que você inicializar o navegador, ele será aberto com o 8 Start.

Interface e funcionamento do aplicativo

Agora que você já está com o 8 Start como página inicial, você pode aproveitar a elegância da interface Metro sempre que abrir o navegador. Observe que são mostrados na tela alguns atalhos para determinadas páginas (Twitter, Google, DeviantART, Facebook, YouTube, Tweaking with Vishal, Email, Google Maps e 7pm tech).

Esses itens são interativos e se movem sempre que você passar o mouse sobre algum deles. Além desses, no canto superior direito há um logo do Windows. Se você clicar nele, observe que mais alguns atalhos são exibidos. O mais interessante é que essas páginas são apenas uma referência do desenvolvedor.

O menu adicionado pelo programa

Se você tiver certo conhecimento em JavaScript, você pode editar tais atalhos no arquivo “source.js” (presente na pasta de download do aplicativo) e substituí-los pelas páginas de sua preferência. Vale lembrar que também é necessário inserir as imagens para os endereços adicionados na pasta “thumbs”.

Adicionalmente, caso você queira modificar as imagens de fundo para cada um dos itens, basta editar ou substituir as existentes na pasta “lib”. Nas laterais, existem duas setas para a navegação entre os links. À medida que você adicionar novos endereços, as setas se tornam ativas para que você consiga alternar entre as páginas.

Imagens do 8 Start

Barra de atalhos O menu adicionado pelo programa No detalhe: visão do menu interativo
Prós
  • Interface amigável
  • Menu elegante e interativo
  • Possibilidade de personalização
  • Compatibilidade com vários navegadores
Contras
  • Não há um instalador

Nossa opinião sobre o 8 Start:

O 8 Start é um “aplicativo” para quem gosta de personalizações e, nesse quesito, ele faz um excelente trabalho. Além de proporcionar ao navegador o visual do menu do Windows 8, ele permite que você o altere para que fique exatamente da maneira desejada. Vale lembrar que certo conhecimento em JavaScript é necessário para tal.

As cores dos atalhos contrastam muito bem com o fundo preto, deixando a interface do aplicativo extremamente elegante, seguindo as tendências do novo SO da Microsoft. Ele é compatível com vários navegadores, basta efetuar o procedimento indicado para a ativação correta do “novo menu”.

O aplicativo funcionou da maneira correta, sem qualquer tipo de erro, travamento ou perda de desempenho por parte do navegador.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • vincit roghi vincit roghi   em 23/6/2011 - versão:

    na vdd,vcs citam source.js pra configurar.mas na vdd esse arquivo nao existe,somente no EIGHT - Firefox start page é q há. como visto em: http://www.baixaki.com.br/download/eight-firefox-start-page.htm#ixzz1Q4EHbhZi

  • Renato Renato   em 22/6/2011 - versão:

    Faz muito mais sentido, além de ser mais útil usar como fundo da área de trabalho!

  • Denis Denis   em 22/6/2011 - versão:

    Só falto o link do Orkut e do TecMundo que eu acesso muito

  • João João   em 22/6/2011 - versão:

    Página inicial muito boa e bem desenhada, gostei bastante.

  • angelo pierre angelo pierre   em 22/6/2011 - versão:

    O M.O.S está sendo desenhado para touch fast & pratic,... adaptem-se ao futuro e aceiem a nova tecnologia!

  • alexandre alexandre   em 21/6/2011 - versão:

    Nao entendi.O visual nao fica pra sempre, ele tem q ser iniciado na pasta quando qiser ter ele.

  • David Cardona David Cardona   em 21/6/2011 - versão:

    é uma boa ideia só precisa ser mais aberto pra ser personalizado.

  • pipow  Desativado pipow Desativado   em 21/6/2011 - versão:

    Esse Windows 8 tem que ser muito bom mesmo, porque pelo menos nas fotos ele vai ser muito do feio e com muita informação. Acho que prefiro o Windows XP e 7 mesmo.

  • Fernando Vilela Fernando Vilela   em 21/6/2011 - versão:

    Gostei da aparência, moderna e ao mesmo tempo simples. Mas fiquei intrigado com essa historia de configura-lo editando java. da pra pesonaliza-lo com outros atalhos e tal...vou fazer umas buscas no Google pra ver se aprendo alguma coisa na área Valeu baixaki!!!

  • Mateus StPierre 2Pac Mateus StPierre 2Pac   em 21/6/2011 - versão:

    Bom mas ele não instala quer dizer q as configurações que vc fizer,ficam;;;;;;; no ar.

Ver todos os comentários »