Otimize o sistema e o deixe mais organizado com este programa de manutenção e melhoria de performance

Por Ana Paula Pereira

O AVG PC Tuneup é uma ferramenta para otimizar o Sistema Operacional Windows por meio da limpeza de dados desnecessários e correção dos erros nos Registros ou no disco rígido. Ele inclui diversas ferramentas que podem ajudar a melhorar o desempenho do sistema. Esta é uma versão para testes, portanto está limitada em tempo de uso e funções.

Este programa pode trazer grandes alterações para seu sistema, de forma que é sempre recomendado criar um ponto de restauração, pois caso alguma mudança não fique de acordo com o desejado ou haja algum problema, seja possível voltar ao ponto onde ele se encontrava antes da aplicação de qualquer um dos procedimentos.

Com esta ferramenta é possível fazer alguns ajustes no sistema (sem ter que inserir comandos manualmente nos arquivos de registro) de forma a deixá-lo mais rápido. Ele foi desenvolvido para combinar da maneira correta as características de funcionamento do Windows com os ajustes do usuário para um resultado perfeito.

Análise do sistema

A interface do programa é bem amigável, apresentando as funções divididas em grupos e estes separados em categorias (quando possuem mais do que uma opção). Na primeira aba do programa, “Análise do sistema”, você encontra funções para verificar possíveis problemas e erros presentes no disco rígido e Registros do Windows.

Categorias para análiseObserve que no lado esquerdo da interface do programa, há as seguintes seções: “Erros do Registro”, “Arquivos lixo”, “Faixas de histórico”, “Erros de disco” e “Discos fragmentados”. Cada uma delas possui uma série de opções para a verificação, que são mostradas quando você clica na setinha presente no lado esquerdo delas.

Estas funcionalidades compõem o que o sistema deve analisar. Você pode escolher aquelas que julgar mais apropriadas para a verificação e marcar o campo ao lado delas. As que permanecerem desmarcadas não farão parte da análise. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique no botão “Analisar agora”, no lado direito da interface.

Feito isso, o programa inicia automaticamente a verificação conforme os itens escolhidos. O tempo tomado pelo processo varia conforme a quantidade de elementos que o aplicativo precisa buscar, entretanto, costuma ser rápido. Ao final da operação, ele exibe uma lista com os resultados da análise à direita da tela.

Esta lista apresenta a categoria para a qual o erro pertence, qual é o problema, o quão grave ele é e o número de ocorrências encontradas. Então, o próximo passo é marcar os itens apresentados na lista para os quais você deseja aplicar a correção e clicar no botão “Reparo verificado”. Então, o programa automaticamente inicia o conserto dos problemas localizados.

Analisando o sistema

O tempo para o processo varia conforme os erros encontrados e a solução que precisa ser aplicada. De uma forma geral, esta fase costuma demorar, especialmente se há verificação de disco e desfragmentação envolvidas. Ao final, o programa exibe uma lista com os itens analisados, erros detectados, problemas reparados e tempo de reparo.

Se você quiser, em vez de fazer primeiro a análise e depois o reparo, pode efetuar as duas operações em conjunto. Para isso, clique na seta ao lado do botão “Analisar agora”. Para combinar apenas os dois processos, clique em “Analisar e reparar”, caso queira que o computador entre em hibernação no final, escolha “Analisar, reparar e dormir” ou “Analisar, reparar e desligar” para que a máquina seja desligada quando o programa concluir suas funções.

Outra opção são as “tarefas rápidas”. Elas são dispostas no lado direito da tela do programa e constituem funções rotineiras. Ali, você encontra opções para limpar arquivos temporários e otimizar memória. Para a versão paga, há também as funcionalidades de apagar histórico do navegador e apagar histórico do Windows.

Conselhos de especialista

A segunda aba do programa, “Conselheiro do sistema”, busca por opções que estejam ativadas no sistema e possam apresentar certo grau de risco para o usuário. Por exemplo, se você estiver com a execução automática de unidades móveis habilitadas, ele informa que esta opção pode fazer com que seu computador seja contaminado mais facilmente por vírus de pendrives.

Todas as ocorrências são mostradas com uma breve descrição explicando o motivo de aquela função poder ser considerada perigosa. Se você quiser “corrigir” algum dos itens, basta marcá-los e clicar em “Corrigir selecionados”. Veja que a versão de testes está limitada e mostra poucos “conselhos” nesta função.

Recursos do Sistema

A função “Uso de Recursos” (terceira aba) traz a possibilidade de se efetuar um monitoramento dos recursos do sistema e sua utilização. Encontra-se dividida em quatro “painéis” (CPU, RAM, disco e rede) e apresenta para cada um deles um gráfico, número percentual e processo que está ocupando o elemento.

Clicando em “Ver detalhes”, você abre um painel contendo informações mais completas sobre as operações que estão ocupando os recursos. A visualização pode ser feita por aplicativos, processos, serviços e arquivos bloqueados), apenas escolhendo uma das opções. Se quiser, você pode ocultar qualquer um deles selecionando “Ocultar (nome do recurso)”, no lado direito da tela.

Mais ferramentas

Por último, a aba “Ferramentas avançadas” apresenta nove ferramentas adicionais para manutenção do sistema, recuperação de arquivos, privacidade, entre outras. Cada função é apresentada na forma de um ícone e o acesso é feito apenas clicando nele.

As opções possuem divisões internas de funcionalidades, para que, caso você queira, possa efetuar menos tarefas dentro de determinada categoria e agilizar a velocidade do procedimento. As categorias de funcionalidades são: “Manutenção de disco”, “Liberar espaço”, “Controle de software”, “Ajustes do sistema”, “Recuperação de desastres”, “Manutenção do registro”, “Status do sistema”, “Privacidade” e “Aumentar a velocidade da internet”.

Nesta categoria, também há limitações para a versão de teste do programa, e algumas delas não estão disponíveis.



ObservaçõesObservações
  • 30 dias de uso e funções desabilitadas.
Importante

Antes de instalar o " AVG PC Tuneup " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o AVG PC Tuneup e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O AVG PC Tuneup é um programa indicado para que você possa otimizar ao máximo seu sistema, deixando ele mais organizado, por meio das verificações e desfragmentações de disco, e mais limpo com as diversas manutenções disponibilizadas. Adicionalmente, ele proporciona um monitoramento de recursos mais completo do que o do Windows e apresenta as informações de forma clara e organizada, conforme o que você quer consultar.

Independente da aba e função que você precise, a interface limpa e enxuta do programa faz com que encontre a opção desejada de maneira rápida. Adicionalmente, o fato de estar no idioma português associado a maneira na qual as opções são apresentadas deixa o uso simples, mesmo para quem nunca utilizou um aplicativo deste tipo antes.

O ponto negativo encontrado é o fato de ele possuir limites de funções para a versão de testes. Embora na maioria dos casos ele apresente a funcionalidade completa, algumas (como o conselheiro do sistema) estão bem limitadas. Além desta, algumas opções da aba de Ferramentas avançadas também estão desabilitadas para o teste.

Como padrão, o programa tenta executar suas funções de forma a não trazer prejuízos ao usuário, mas para evitar dores de cabeça ou transtornos com resultados diferentes dos almejados, é sempre recomendado criar um ponto de restauração antes de começar a efetuar alterações com este tipo de programa.

ImportantePrós
  • Interface amigável;
  • Funções organizadas;
  • Recursos apresentados de maneira limpa e enxuta;
ImportanteContras
  • Limitação de funções;

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Cristiane Chaves Cristiane Chaves
    em 6/6/2014 às 13:57h
    versão: 2014 14.0.1001.423 1

    Bloqueou alguns programas, deixou meu pc muito lento e já tentei diversas vezes removê-lo sem sucesso.

  • AlanWake AlanWake
    em 1/2/2014 às 22:20h
    versão: 2014 14.0.1001.295 5

    Excelente programa,deixou meu Windows 8 super rápido.

  • Bruno Luiz Bruno Luiz
    em 2/8/2013 às 21:43h
    versão: 2013 12.0.4000.108 1

    Após ele fazer um reparo no meu pc , pediu para reiniciar a maquina para efetuar o reparo , depois dai meu oc não quer mais inicializar fica reparando a unidade C e travou nos 27% !

  • All-Capone All-Capone
    em 28/4/2013 às 07:56h
    versão: 2013 12.0.4000.108 1

    Travou direto meu Windows 8 e quando foi reiniciar ele começou a executar aquele Exele ta aminando e reparando unidade (C:)

  • Leandro V.K Leandro V.K
    em 12/2/2013 às 19:01h
    versão: 2013 12.0.4000.108 1

    Copia Descarada do Auslogics BoostSpeed...

  • Rafael Rafael
    em 20/1/2013 às 14:11h
    versão: 2013 12.0.4000.108 4

    Achei muito eficiente tem muitas opções de manutenção e manter o Pc bem mais rápido, e tem opções de personalizar o windows mudar o logon e alterar a aparência do windows!!

  • DAVID DAVID
    em 8/1/2013 às 15:39h
    versão: 2013 12.0.4000.108 4

    Só não vou dar um excelente porque é a cópia do tuneup utilities

  • Level ROMANE Level ROMANE
    em 25/10/2012 às 07:37h
    versão: 2013 12.0.4000.108 5

    o programa nao parece com o tune up, é o proprio, como um pacote com o tune up junto, por que voce ira ter de decidir, o tuneup ou avg tuneup, no seu pc so que o tune up a interface é melhor e mais complicada nesta versao, eu sinseramente prefiro o tune up

  • EdgarSF17 EdgarSF17
    em 1/10/2012 às 14:56h
    versão: 2013 12.0.4000.108 5

    Não sei se alguém já percebeu mas esse produto é idêntico ao AusLogics BoostSpeed? Se quiserem comparar segue o link ai http://www.baixaki.com.br/download/auslogics-boostspeed.htm Não sei quem copiou quem!

  • Fabiano Fabiano
    em 14/9/2012 às 15:11h
    versão: 2013 12.0.4000.108 3

    Na versao anterior ele era otimo, mas agora sua interface tá igual ao Tuneup Utilities, as funçoes estao iguais ou Tuneup Utilities, tudo está igual. Eu gosto mais da versao anterior suas funçoes por exemplo o status do sistema é melhor da mais infomaçoes. todas as funçoes da versao anterior sao melhores que a dessa nova versao. Tudo todas as funçoes estao igual ao Tuneup Utilities a unica diferença é o nome.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.547 segundos)