Adobe Reader XI 11.0.8

Adobe Reader XI

11.0.8 Em Português

Nova versão do leitor de PDFs mais usado no mundo Agora com segurança reforçada e em português


REQUERIMENTOS
  • Service Pack 2 ou 3

Por mais opções que existam para a leitura de documentos PDF, não é possível dizer que alguma delas seja realmente melhor – ao menos tecnicamente – do que a ferramenta desenvolvida pelos criadores do formato. O Adobe Reader XI aumenta ainda mais a distância entre ele e seus concorrentes ao se tornar mais ágil e mais seguro, sem perder funcionalidades para isso.

As vantagens do Adobe Reader XI são percebidas desde a primeira inicialização do aplicativo. O carregamento do software é muito mais rápido, tanto em janelas próprias quanto como plugin em navegadores.

Adobe Reader X

Caixa de areia

Abrir arquivos PDF já foi considerado uma atividade tranquila e segura. Porém, com o avanço da tecnologia e com novas opções que o formato trouxe – como a exibição de vídeos e preenchimento de formulários –, ameaças e fragilidades até então desconhecidas começaram a ser exploradas por pessoas mal-intencionadas. 

Como os recursos de multimídia e a interação com os documentos utilizam definições e bibliotecas de outros programas além do leitor de PDF, a troca de dados entre o Adobe Reader e as bibliotecas, por exemplo, permitia que códigos maliciosos se aproveitassem dessa brecha para incluir vírus ou outros malwares no computador que abria aquele documento.

Adobe Reader X

O Adobe Reader XI utiliza um método bem conhecido – o “sandbox”, ou caixa de areia – para diminuir este risco. O “Enhanced security” (segurança aumentada) do Adobe Reader XI é muito semelhante ao modo “sandbox” existente no Google Chrome e em outros aplicativos para Windows 7 e Vista, limitando o acesso de informação dos documentos a outras partes do computador.

Este modo é padrão desde a primeira inicialização do aplicativo, mas pode ser reconfigurado nas preferências do Adobe Reader XI.

Socializando informação

O compartilhamento é tendência no mundo online há muito tempo, e agora chega também ao leitor de documentos da Adobe. Graças à integração com o serviço SendNow, enviar arquivos muito grandes para um grupo de usuários, dependendo da classificação de conta no serviço da empresa, torna-se tão fácil quanto enviar um email.

Adobe Reader X

Quando o arquivo a ser compartilhado não for tão grande a ponto de exigir o SendNow ou um FTP, o documento pode ser anexado automaticamente a uma mensagem de correio eletrônico, também com um simples clique.

Outra possibilidade interessante que aparece pela primeira vez no Adobe Reader XI é a criação de arquivos PDF a partir do serviço oficial de conversão online. O Adobe CreatePDF permite que a criação de PDFs seja feita diretamente do Adobe Reader XI, ou em programas como o Word ou Excel usando a opção “Print to PDF” (imprimir em PDF).

Anotações

Apesar de serem possíveis em versões anteriores do programa, as anotações foram aprimoradas no Reader XI. Um painel lateral exibe as ferramentas de anotação – comentários (“Sticky Note”) ou marca-texto (“Highlight Text”) – e uma lista com todas as notas feitas no documento, facilitando encontrar uma determinada citação ou passagem importante do texto.

Adobe Reader X

Da mesma forma,  a cópia de imagens ou passagens de texto no Reader XI também recebeu novidades. A ferramenta “Take snapshot” (tirar retrato), dentro do menu “Edit”, copia uma região selecionada pelo usuário para a área de transferência. Ao colar essa área, uma imagem é posicionada, reproduzindo o conteúdo escolhido.

Livros digitais

Além da segurança e da velocidade, o Adobe Reader XI aproveita conceitos do Adobe Digital Editions e outras experiências da empresa no mundo dos e-books no “Read Mode”, ou modo de leitura. Apresentando menos controles na tela, o aplicativo oferece uma interface mais agradável para leituras continuadas. 

Adobe Reader X

Mesmo que não seja um substituto real para os softwares dedicados à leitura de livros digitais, em um momento de necessidade extrema ou de impossibilidade na instalação do Digital Editions, o Reader XI pode servir como alternativa.

Outras mudanças

Existem novos recursos que podem ser facilmente notados por quem já conhece o software, mas como há um número razoável de novidades, talvez seja melhor conferi-las na lista abaixo. Afinal, você não vai querer perder algum recurso novo, certo? Aqui vão:

  • melhorias nas funções de preenchimento, assinatura e gravação de formulários;
  • possibilidade de criar PDFs ou de exportar arquivos desse tipo em documentos compatíveis com Word e Excel;
  • funções de comentários agora possuem carimbos, possibilidade de anexos e até mesmo gravações de áudio; e
  • modo de proteção aperfeiçoada com funções de prevenção ao roubo de dados.

Português do Brasil

Outro grande ponto positivo da última versão lançada pela Adobe é o suporte a novas 23 línguas, o que consegue abranger o público de mais 38 países. E para nossa satisfação, o português do Brasil está entre elas.

Imagens do Adobe Reader XI

Upload de arquivo para conversão pelo Adobe CreatePDF Adobe Reader X Adobe Reader X Adobe Reader X Adobe Reader X Adobe Reader X
Prós
  • Modo de segurança aprimorada garante proteção contra malware em arquivos PDF
  • Anotações e cópia de conteúdo para a área de transferência
  • Compartilhamento de arquivos com um clique, via email ou pelo Adobe SendNow
  • Modo de leitura
  • Inicialização rápida e integração com navegadores

Nossa opinião sobre o Adobe Reader XI:

O Adobe Reader XI é, para a maioria dos usuários, tudo o que um dia será necessário em termos de arquivos PDF.  Fora de editoras, estúdios de design, gráficas e outros ambientes em que os documentos no formato são o produto final (ou matéria-prima) do trabalho, todas as necessidades básicas para a utilização do PDF estão presentes no aplicativo.

Apesar da pouca atualização na interface do programa, as inovações de funcionalidade na décima versão do Adobe Reader colocam a parte essencial da experiência do PDF – formulários, conversão de documentos, anotações e compartilhamento – ao alcance dos usuários, independente da compra de um aplicativo, como acontecia até a versão anterior e com o Adobe Acrobat.

Em resumo, unindo aquilo que o usuário deseja à qualidade do desenvolvimento Adobe, o Reader XI é uma das principais recomendações de software gratuito quando o assunto é PDF.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Dionis Mendes Dionis Mendes   em 6/4/2014 - versão: 11.0.6

    usando a versao Adobe Acrobat XI Pro 11.0.6 to aprendendo mas todos que vi era em ingles o meu em portugues e ta perfeito

  • Lemu Lemu   em 13/1/2014 - versão: 11.0.4

    É bom , e esse está em português . Baixei o outro e não estava.

  • Paulo Paulo   em 16/10/2013 - versão: 11.0.4

    Programa leve, boa funcionalidade e em Português.

  • Sr T Sr T   em 15/3/2013 - versão: 11.0.0

    No meu pc instalou normal e em português, não sei o que pode ter acontecido para ter ficado em inglês nos pcs de vcs.

  • Potenci Potenci   em 4/2/2013 - versão: 11.0.0

    Gostei da versão e realmente completa.

  • Jhonata Santos Oliveira Jhonata Santos Oliveira   em 22/1/2013 - versão: 11.0.0

    Olá pessoal. Estou usando o Adobe Reader e ele faz bem o que promete!

  • Marcelo Alpen Marcelo Alpen   em 16/10/2012 - versão: 11.0.0

    Poderiam ter dado uma melhorada no Design dele, está ainda com visual antigo, dar uma renovada seria bem melhor. No mais não vejo tanta diferença assim.

  • clavel rivero clavel rivero   em 15/10/2012 - versão: 11.0.0

    Ainda assim prefiro o foxit reader e leve e nao perde nada para o adobe.

  • José Vicente dos Santos José Vicente dos Santos   em 31/7/2012 - versão: 10.1.3

    baixei o programa Adobe Reader X versão 10.1.3 porém está em ingles, é possivel passar para português Brasil

  • Gustavo Gustavo   em 2/5/2012 - versão: 10.1.3

    Gostaria de saber como faço para passar para o portugues.

Ver todos os comentários »