App Inventor Beta

App Inventor

Beta
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 9/9/2010
  • Google
  • Acessar
    Gratuito

Kit de desenvolvimento da Google para montar aplicações para o sistema operacional Android

Por Ana Paula Pereira

O App Inventor é um Ambiente Integrado de Desenvolvimento para criar aplicações web ou para dispositivos que utilizam o sistema operacional Android. A ideia desta ferramenta é proporcionar um ambiente simples para o desenvolvimento rápido e fácil do tipo de aplicativo para o qual ele se destina.

Não é necessário instalá-lo em seu computador. O aplicativo funciona online diretamente em uma janela de seu navegador de internet padrão. Para utilizá-lo, é necessário possuir uma conta de usuário da Google.

Interface e funcionamento do editor

A interface deste programa é organizada de forma muito semelhante às IDEs mais tradicionais. Entretanto, em vez de uma árvore de arquivos ao lado esquerdo da tela, há a disposição dos elementos que podem ser utilizados para montar sua aplicação. Ao centro, encontra-se o editor de código (no formato de uma tela de celular para o Android) e à direita os componentes adicionados e suas propriedades.

Os elementos disponíveis se encontram divididos em categorias para facilitar encontrá-los. Nelas, é possível obter objetos básicos de mídia, animação, interação social, sensores, elementos de tela, posicionamento, entre outros variados. Para adicionar um deles à interface do editor, basta clicá-lo e arrastá-lo até o local desejado.

Em detalhe: imagens do editor

Feito isso, ele é mostrado ao lado direito da tela, na parte referente aos componentes inseridos, e na tela de propriedades (para tais configurações). Caso você insira acidentalmente algum elemento, basta clicar no botão “Delete” presente na seção de componentes.

Editor de código

Embora o editor seja inteiramente online, o editor de blocos de código requer a abertura ou download para o computador. Para isso, clique no botão “Open the blocks editor”. Em seguida, o programa solicita a ação do usuário para dar continuidade ao processo. Ao final, um editor em Java é aberto em seu computador.

Uma vez aberto o editor de blocos, você pode efetuar o download dos pacotes para o telefone ou computador. A interface do editor é bem simples e está sempre associada aos elementos selecionados na tela do editor online do App Inventor.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o App Inventor e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O App Inventor é um bom editor para quem deseja montar aplicações para o sistema operacional Android. Ele apresenta uma IDE específica, com os elementos necessários (e possíveis) para o desenvolvimento dos mais variados programas para o SO.

A interação da montagem de elementos de tela é inteiramente via “clicar e arrastar”, desta forma dispensa maiores conhecimentos em design para o posicionamento da interface. O editor de blocos de código já é montado especificamente para cada item que você seleciona, o que o deixa mais organizado e de simples utilização.

ImportantePrós
  • Interface amigável;
  • Padrão de IDE;
ImportanteContras
  • Editor de blocos ´separado´;

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Mila Kalevy Mila Kalevy
    em 23/5/2013 às 15:56h
    versão: Beta 3

    concordo com tudo que disse e você não está sozinho nisso, uma IDE profissional para desktop com recursos de conexão seria mais que uma mão na roda. Vamos esperar, google nunca dorme com os dois olhos fechados!

  • Gabriel Mobilon Gabriel Mobilon
    em 18/1/2012 às 11:11h
    versão: Beta 1

    Não está funcionando, pelo que me parece foi desativado. Segue a mensagem: App Inventor for Android lets people create apps for Android phones by manipulating programming blocks in a web browser. Since July 2010, Google has run App Inventor as a large-scale public web service as a part of its Google Labs suite. With the wind down of Google Labs, as of December 31, 2011, Google ended support of App Inventor. In order to ensure the future success of App Inventor, Google Research has funded the establishment of the Center for Mobile Learning at the MIT Media Lab. Sometime in the first quarter of 2012, the Center plans to provide a large scale App Inventor service for general public access, similar to the one Google ran. MIT’s will be posting progress on getting their public service up and running at MIT Developer’s Blog. Please visit the MIT Center for Mobile Learning for more information on the future of App Inventor and other innovative mobile learning efforts.

  • fernando fernando
    em 27/11/2011 às 19:33h
    versão: Beta 4

    Fiz até um blog com dicas do App Inventor. http://dicasappinventor.blogspot.com

  • Bruno Bruno
    em 22/4/2011 às 19:07h
    versão: Beta 3

    bom já comecei a desenvolver com o inventor, mas é um pouco limitado, não da para comparar oq se pode fazer com eclipse ou netbeans, utilizando o sdk para android, mas bem que o app inventor poderia ter uma versão para desktop, seria até mais útil, mas to reclamando de que né? eu curti muito!!!

  • Thiagoxp Thiagoxp
    em 22/4/2011 às 04:16h
    versão: Beta 4

    Muito bom, como muito do Google e como está em fase beta acredito que eles vão melhorar mais ainda, e fazer um programa desktop com toda a IDE junta, e sicronização sempre que uma conexão com internet estiver disponível. Ou não, já que tem chrome OS todo online, mas tomara que sim.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)