BS Rename 1.0

BS Rename

1.0

Renomeie quantos arquivos você quiser e de uma vez só



O programa BS Rename tem como objetivo renomear quantos arquivos do seu computador você quiser. É possível escolher quais deles terão os nomes alterados, independente da quantidade. Também há a opção de classificá-los por ordem numérica e mudar seus prefixos e sufixos.

Por exemplo: caso você tenha ido a um churrasco e tenha tirado e recebido muitas fotos do evento, ele será um ótimo recurso. Você conseguirá organizar todo o seu arquivo de fotos, dizendo quem aparece nas imagens, qual o número de aparições, em que data foi a festa e muito mais.

A interface é simples, com o layout no estilo ribbon, bem semelhando ao do Office 2003. Todos os comandos ficam na parte inferior da janela, com as opções de trabalho à mostra. Os programas listados apresentam a mesma organização que teriam no sistema operacional da Microsoft, no entanto, essa ordem pode ser mudada de acordo com a relevância da pesquisa.

A área principal do BS Rename, divisão chamada de “Files”, mostra os arquivos que podem ser selecionados. Eles são apresentados e divididos em quatro colunas: a com o nome original, a que apresenta a prévia da renomeação, a com o tamanho do programa e a que grava data da última modificação.

No canto inferior direito, você pode escolher opções especiais de comando. Com elas é possível sublinhar espaços (usando o underline), remover automaticamente os espaços duplicados e salvar a data atual em que você alterou os nomes ou que usou o programa.

Caso você tenha mais de um usuário no seu computar, todos os documentos deles também serão lidos — desde que não haja qualquer tipo de proteção que impeça essa ação. Diferentes tipos de formatos (como MP3, PNG, JPEG e outros) são identificados pelo programa, assim como links e demais arquivos online. É possível trabalhar com todos os itens de cada pasta, mas nunca mais de uma por vez.

Imagens do BS Rename

Prós
  • Bom fluxo de informações
  • Ótima organização
  • Diferentes opções de renomeação
  • Possibilidade de padronização
  • Ideal para pessoas que trabalham com muitos arquivos
Contras
  • Facilmente contornável com ações do mouse
  • De pouca utilidade para pessoas com poucos arquivos

Nossa opinião sobre o BS Rename:

O BS Rename é simples e útil, pois os seus comandos (e a forma de apresentá-los) são básicos e diretos, o que facilita a vida de quem fizer uso dele. A sua interface bem organizada, muito semelhante às do Microsoft Office, ajudam a entender melhor como ele funciona. Com isso, é mais fácil de entender como a informação está organizada e, consequentemente, o programa se torna mais fácil de usar.

As diferentes opções para renomear os arquivos são muito eficientes, pois essa é uma maneira de organizar todos os arquivos do computador. Além disso, as alternativas especiais facilitam o processo. Outro ponto forte é a possibilidade de padronizar todas as mudanças, já que é possível manter as alterações de prefixo e sufixo permanentes, por exemplo.

O programa realmente funciona independente da quantidade de arquivos escolhidos, mas a possibilidade de usar apenas uma pasta por vez limita bastante a velocidade com que o trabalho poderia ser feito. No entanto, esse não chega a ser um ponto negativo, pois força a pessoa a organizar melhor os itens renomeados.

O maior problema que o BS Rename encara é o fato de que o “serviço” que ele presta é facilmente contornável. Afinal, ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer arquivo é possível trocar o seu nome facilmente. Por mais que essa solução simples não englobe mais de um programa por vez, pessoas com poucos documentos armazenados no computador não encontrarão grande utilidade nele.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Michell Michell   em 21/4/2012 - versão: 1.0

    Programa realmente cumpre o que promete. Um programa muito pratico.

Ver todos os comentários »