Busuu

Busuu

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 21/7/2010
  • Busuu Online
  • Acessar
    Gratuito

Aprenda vários idiomas de graça e avance conforme sua própria capacidade, sem depender de uma turma inteira

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

O Busuu é um serviço interessante para aprendizes de línguas estrangeiras. Afinal, com ele você aprende inglês, espanhol, alemão, francês e italiano – basicamente, os idiomas mais influentes e usados no Velho Continente – de maneira simples, e ainda, tem a chance de conversa via microfone com falantes nativos do objeto de estudo.

Uma das opções de aprendizado do site também é o português do Brasil, ou seja, dessa forma, além de aprender e receber ajuda de estrangeiros ao aprender a língua deles, você também pode ajudar aqueles que estejam tentando aprender o idioma tupiniquim.

Quando clicar em “Clique para acessar”, selecione “Registre-se grátis” e preencha os dados pedidos pelo formulário (ou use a opção “Connect with Facebook” para entrar no site usando sua conta da rede social). Cadastrado, é possível verificar algumas opções para aprender como funcionam as funções do Busuu, mas não é necessário vê-las.

Não se engane ao selecionar quais línguas você deseja aprender: somente aquelas citadas acima estão realmente disponíveis para aprendizado – caso escolha uma delas, ou nada acontecerá ou uma placa com ela será adicionada ao seu jardim, porém ao invés de abrir a página do curso ao clicar sobre ela, a página de pesquisa de amigos será aberta.

Na tela inicial há várias regiões de interesse, mas a principal é seu “jardim”, no qual são posicionadas as placas com as línguas que você domina e pretende aprender. Logo abaixo se encontram outras áreas importantes: “Sua atividade”, “Próximos passos”, “Meus amigos”, “Usuários online" e "Revisar os exercícios de outros usuários”.

Próximos passos

A primeira exibe suas condecorações, que são diretamente proporcionais à sua atividade dentro do site – seja completando unidades dos cursos ou corrigindo exercícios de outros usuários. A segunda serve de atalho para alcançar rapidamente a lição que você parou em determinado idioma, sem precisar procurá-la por meio do menu “Cursos”.

Já a terceira mostra seus amigos online, bastante útil para quando você desejar conversar usando a ferramenta “Busuu talk”. Por outro lado, a quarta permite conhecer novas pessoas e adicioná-las aos seus contatos. Por fim, a parte de revisão serve para ajudar outros usuários e ganhar pontos de participação do site (além de ser útil para fazer novos amigos – afinal, se um aprende o idioma do outro, ambos podem atuar como revisores e progredir mais rápido).

Na parte superior do site estão posicionados menus de função bastante prática. “Cursos” permite que você acesse a página principal dos idiomas sendo aprendidos. Nelas, há como ver quais lições ainda faltam ser completadas, qual seu nível atual, erros cometidos e a área de gramática. Sempre ao cometer um erro, a lição na qual ele aconteceu aparece em “Meu vocabulário” – para removê-lo, complete a revisão da lição.

Lições

A aba “Catálogo” organiza as lições por conteúdo e nível, além de oferecer uma breve descrição sobre o assunto abordado. Em “Gramática”, por sua vez, você encontra exercícios para aprender a formar frases: isso é útil porque as funções “Premium” – que exibem as palavras do vocabulário dentro de frases, em vez de isoladamente – funcionam gratuitamente somente por sete dias.

Quando você decidir começar um curso, notará cinco opções em vermelho (ficam verdes quando terminadas) e duas amarelas. Estas são para usuários pagantes e se resumem a um arquivo PDF com todas as lições online e um podcast com o áudio de cada frase pronunciada durante a lição.

“Vocabulário” reúne um conjunto de flashcards multimídia com o conteúdo da lição: ou seja, uma imagem acompanhada com frase da língua aprendida (há a tradução embaixo) e do áudio referente àquela frase. “Diálogo” mostra uma conversa usando o vocabulário da lição.

Opções

“Escrita” são exercícios para você praticar a escrita das palavras. Com o “Busuu talk” você conversa via microfone com outros usuários daquela língua e em “Revisão” é possível rever todo o conteúdo abordado até o momento por meio de exercícios.

Os grupos do Busuu servem para diversas coisas, mas, principalmente, praticar o idioma que você deseja aprender – por exemplo, há um grupo voltado para aprendizes de inglês com a temática “Looking for a job”, isto é, “Em busca de emprego”.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Busuu e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Quem deseja aprender vários idiomas ou relembrar os já aprendidos, certamente pode usar o Busuu. Afinal, o serviço oferece diversas lições nos principais idiomas da Europa, além de contar com uma ferramenta online que possibilita estabelecer uma conversa entre dois usuários, cada um falante de uma língua diferente.

Por existir a opção de visualizar todo o conteúdo do site em português, Busuu está longe de ser restrito ao público estrangeiro ou difícil de usar. Além disso, todo seu sistema de aprendizado ajuda e incentiva a interação entre usuário – de forma que eles ensinem uns aos outros.

O problema do serviço, no entanto, é o método utilizado: flashcards até ajudam o usuário a aprender, mas requerem muito mais empenho – sem mencionar o fato de que existem poucos exercícios, os quais, além de tudo, são de dificuldade muito baixa.

ImportantePrós
  • Interface simples
  • Todo em português
  • Várias opções
  • Muitas lições
ImportanteContras
  • Poucos exercícios
  • Frases curtas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • kyobotte kyobotte
    em 5/6/2012 às 00:10h
    versão: 4

    Assim como o LiveMocha, é uma boa ferramenta de ajuda no aprendizado de idiomas, mas não é perfeito nem garante fluência, como eu disse, é um suporte. Vale a pena.

  • Angélica Trindade Angélica Trindade
    em 28/9/2011 às 10:45h
    versão: 5

    O Busuu é um site de idiomas realmente muito bom. As lições são de conteúdos variados e acaba abrangendo muitas situações do dia-a-dia. Cerca de uns 65% do curso é gratuito, e para receber o certificado a pessoa tem que completar os outros 35% como um membro ativo. Já acabei o curso A1 de inglês e estou caminhando para acabar o A2. Experimente inglês, espanhol, italiano e alemão. Estou experimentando agora o curso de viagens, mas imagino que o melhor curso de todos é o business course que eu ainda não experientei. Para quem conhece o Livemocha, as versões Active dos idiomas são as que realmente valem a pena. Pessoalmente, eu gosto de usar os dois ao mesmo tempo, mas o Busuu é mais motivador. Faça seu jardim de idiomas crescer.

  • magno magno
    em 30/6/2011 às 23:07h
    versão: 5

    podem confiar eu tambem estou estudando ingles pelo busuu.com, o melhor site de ensino online q ja vi podem confiar muito bom...

  • Bruno Bruno
    em 25/4/2011 às 18:02h
    versão: 4

    É muito bom. Mas seria melhor se algumas coisas (como lições de gramática, podcast e flashcards) fossem grátis. Estou aprendendo espanhol - e já concluí mais de 50% do curso iniciante A1.

  • Juliana Juliana
    em 24/7/2010 às 20:14h
    versão: 5

    O melhor site que eu já vi. Podem baixar.

  • David Dd David Dd
    em 22/7/2010 às 04:10h
    versão: 4

    Estou aprendendo varias coisas de inglês com esse site, recomendo para quem esteja aprendendo.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.219 segundos)