Capture tudo que acontece em sua tela e depois salve em vídeos AVI ou flash

Por Equipe Baixaki

Se você quer capturar a tela de seu computador para realizar algum tutorial em vídeo, o CamStudio pode ser uma boa escolha.

Com uma interface relativamente simples, o programa permite capturar toda a tela ou somente uma região dela por tempo ilimitado e sem colocar marcas d´água.

Instalação de codecs

Sempre que se trabalha com capturas e edições de vídeo, é importante ter codecs instalados e configurados corretamente no computador. Se você não tem nenhum pacote, é recomendável baixar o K-Lite Mega Codec Pack e instalá-lo em seu PC.

Depois, se você quiser, pode baixar o codec feito pelo próprio programa para codificar o vídeo da melhor maneira e com ótima qualidade. Ele se chama CamStudio Lossless Codecclique aqui para baixá-lo.

Gravando sua tela

Configurações

O primeiro passo antes de começar a gravar a tela de fato é configurar o programa para que atenda às suas necessidades. Primeiramente, clique em "Options" e selecione "Video Options". Se você instalou o codec do programa, a melhor opção é selecioná-lo, em "Compressor". Você também pode definir qual a qualidade utilizada na captura e a taxa de frames (o recomendado é deixar a opção "Auto Adjust" marcada).

Configurando o vídeo.

Ainda em "Options" você também encontra o "Cursor Options", para definir como o ponteiro do mouse deve aparecer na captura (escondido, diferente, destacado etc.). Você também pode marcar para que não capture nenhum som ou para gravar o áudio do microfone ou das caixas de som.

A opção "Autopan" é para que o vídeo siga o ponteiro do mouse enquanto você faz a captura (caso não seja da tela inteira). Também é possível definir atalhos em "Keyboard Shortcuts", para facilitar o seu trabalho e tornar a produtividade dele maior. Assim, basta uma tecla para fazer com que o programa inicie ou pare a captura.

Iniciando a captura

A interface principal do programa.Para começar a capturar a tela, você deve definir antes o que exatamente vai aparecer no vídeo. Para isso, clique em "Region" e defina se você quer apenas uma parte da tela ("Region") uma área fixa ("Fixed Region") ou a tela inteira ("Full Screen").

Depois disso, clique no botão gravar (o vermelho na tela principal do programa) para começar a captura. Você também pode usar os outros botões para pausar ou parar.

Quando terminar, o programa pergunta para você o local em que o arquivo de vídeo deve ser salvo. Também é possível salvar o vídeo em SWF (formato flash), ao ir à opção "Tools" e selecionar "SWF Producer".



Importante

Antes de instalar o " CamStudio " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o CamStudio e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O CamStudio é um programa que cumpre com facilidade o objetivo principal de capturar a tela do computador. A interface é realmente simples e fácil de usar, mas ainda permite configurações avançadas, como a escolha do codec que é usado ao salvar o vídeo capturado.

O resultado fica bom o suficiente para tutoriais em vídeo, por exemplo. Mas a baixa taxa de quadros na captura (às vezes de 10 fps) pode ser prejudicial dependendo da situação. Definir atalhos para usar o programa é uma boa ideia para torná-lo ainda mais fácil. Como principais pontos positivos é possível citar a leveza do programa, a facilidade de uso e o fato de ser gratuito.

ImportantePrós
  • Gratuito.
  • Leve.
  • Permite configurar.
  • Fácil de usar.
ImportanteContras
  • Taxa de quadros baixa.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Delvan S Gingka Delvan S Gingka
    em 14/7/2014 às 21:28h
    versão: 2.7.2 r326 1

    Muito Fraco, principalmente por abrir abas sem controle

  • Tisagui Tisagui
    em 13/4/2014 às 22:44h
    versão: 2.7.2 r326 3

    Esse programa é ótimo

  • jose paulo akan jose paulo akan
    em 9/2/2013 às 18:01h
    versão: 2.7 r316 1

    não instale é um verdadeiro inferno, ele vai abrir o internet explorer sem sua autorização para exibir comerciais, grava muito mal, com travamento direto

  • Camila Oliveira Camila Oliveira
    em 17/11/2012 às 21:27h
    versão: 2.6 Beta 5

    e muito da hora este programa e bom recomendo!! :)

  • Leonardo Augusto Pereira Leonardo Augusto Pereira
    em 24/8/2012 às 23:44h
    versão: 2.6 Beta 5

    O CamStudio é o melhor software que tem por ai. Qualquer pessoa dizendo o contrário, achando que há um software melhor, favor postar links e botar nomes. Ele é gratuito, não deixa mara d`água, e funciona perfeitamente. Se deu crash no PC de alguém, é porquê não soube usar, ou vai ver o computador não é capaz de suportar o software mesmo. Leia um tutorial como este http://goo.gl/tqlhr antes de sair por aí reclamando! A avaliação do baixaki é injusta também. O CamStudio não possui baixo framerate. Ele consegue capturar framerates de até 200 quadros por segundo. Se esses 200 fps são salvos depende da prioridade do processo do CamStudio, a capacidade do codec utilizado, e a velocidade do computador em termos de escrita de memória para o HD. Enfim, é o melhor aplicativo que tem nessa categoria.

  • Vinicius Vinicius
    em 1/6/2012 às 09:28h
    versão: 2.6 Beta 5

    Esse aplicativo é otimo, no começo eu naum sabia mexer mais agora ficou facil, ja fiz um video tutorial e ficou muito bom Recomendo

  • Rafael Luck Rafael Luck
    em 1/4/2012 às 20:14h
    versão: 2.6 Beta 1

    Fiquei realmente furioso quando o app fez meu computador ficar com a tela piscando, o que resultou em perda de trabalhos que não haviam sido salvos ainda, a NÃO gravação do vídeo que estava sendo produzido e perda de tempo. Não recomendo!!

  • gerson carlos gerson carlos
    em 13/2/2012 às 20:03h
    versão: 2.6 Beta 5

    eu achei muito bom esse software e bem facil de usar

  • Max_Downloader Max_Downloader
    em 16/12/2011 às 09:12h
    versão: 2.6 Beta 4

    Gratuito, Opensource. Simples, mas cumpre o que diz. Se estivesse na categoria captura de vídeo, além de ter mais acessibilidade, estaria com certeza entre os tops da categoria lá.

  • leo rafaeli leo rafaeli
    em 12/12/2011 às 13:53h
    versão: 2.6 Beta 5

    eu usava o camtasia mas era pago e muito ruin, esse e gratis, pratico e super bom

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • 64 MB RAM
  • 8 MB HD

Shopping Baixaki





(0.094 segundos)