Caminhos 14.02.05

Caminhos

14.02.05 Em Português

Versão alternativa do Firefox com layouts variáveis e diversos complementos pré-instalados



Caminhos traz mais uma opção de aplicativo para você acessar a internet a partir do seu computador.

O objetivo do programa é disponibilizar um navegador funcional, contendo ferramentas que sejam úteis para o dia a dia do internauta. Ele foi inteiramente baseado no Mozilla Firefox (versão 27) e quem já utilizou o browser da Raposa deve notar as semelhanças.

Basicamente, a única diferença entre este navegador e o Firefox está no fato de que o desenvolvedor já o oferece com diversos complementos instalados. Ainda assim, não há muita diferença no desempenho do browser ou no consumo de memória enquanto ele está ativo no computador.

Visual familiar

Logo ao abrir o programa, você pode perceber que ele traz praticamente a mesma aparência do Mozilla Firefox, o que garante o uso facilitado para quem já está habituado a esse navegador. Inclusive, as ferramentas e opções, estão posicionadas nos mesmos menus. A única diferença está nas funções complementares exibidas na tela, trazidas pelas extensões instaladas.

Interface do navegador

Porém, mesmo que você não tenha utilizado o navegador da Raposa antes, a interface do aplicativo é muito bem organizada e possui uma boa identificação das funções oferecidas. Outro ponto interessante é que ele possui suporte aos complementos do Firefox, permitindo que você amplie ainda mais as possibilidades do navegador.

Além disso, essa característica também é interessante para quem deseja testar o browser, mas não quer abrir mão de alguma extensão que costume utilizar. Da mesma forma, o programa suporta a importação dos seus favoritos, fazendo com que você não perca tais itens caso opte pela sua utilização.

Funcionalidades extras

Se você já utilizou o Firefox ou adota o navegador como padrão sabe que embora ele seja uma ótima ferramenta, normalmente acabamos instalando uma série de complementos. Isso porque eles “ampliam” os horizontes do browser, facilitando o uso ou oferecendo alternativas que não estão presentes como um padrão.

Complementos instalados

Por isso, logo nas suas primeiras experiências com o Caminhos você vai notar que ele traz vários desses utilitários, contendo entre eles complementos muito populares. Entre as funções disponíveis devido às extensões instaladas, podemos citar a pré-visualização de abas, listas de tarefas, leitores de PDF, botão do navegador móvel, navegação por gestos, download de vídeos do YouTube, entre outras.

No quesito de velocidade de navegação, o browser faz o carregamento das páginas de maneira rápida, podendo concorrer facilmente com as principais opções do mercado. Além disso, as opções de históricos e de favoritos estão operando normalmente, bem como a navegação anônima e o recurso para abrir em tela cheia.

Imagens do Caminhos

Interface do navegador Complementos instalados Menu principal Pré-visualização de abas Tela inicial Perfis Opções relacionadas ao vídeo
Prós
  • Layouts variados
  • Totalmente traduzido para o português
Contras
  • Poucas diferenças em relação ao Firefox

Nossa opinião sobre o Caminhos:

Caminhos traz mais uma alternativa de browser para você acessar a internet. Porém, especificamente no caso dessa aplicação, ele se trata de uma versão do Firefox “cheia de opcionais”, apresentando alguns dos complementos mais populares do navegador da Raposa já instalados como padrão.

Dessa maneira, quem já utilizou esse navegador pode localizar mais rapidamente as funções e ferramentas oferecidas. Ao contrário do que se pode pensar em um primeiro momento, a despeito da grande quantidade de extensões já trazidas com o browser, ele não consome mais recursos do computador do que o esperado.

Além disso, ele possui suporte aos complementos desenvolvidos para o Firefox normalmente. Assim, não vão faltar personalizações e funcionalidades adicionais para o browser e você pode remover as extensões que não usa sem qualquer tipo de problema. O programa também mantém a função de aba anônima, para quem quer navegar sem deixar rastros no computador.

O browser é leve e veloz, permitindo que você carregue novas páginas sem demoras ou esperas desnecessárias (no entanto, lembre-se de que a sua conexão interfere nos resultados). Assim, se você quer testar uma versão modificada do Mozilla Firefox, pode ser interessante experimentar o Caminhos.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Renato Renato   em 12/2/2014 - versão: 14.02.05

    Ainda estou testando, fazendo ele trabalhar pesado pra ver a estabilidade e velocidade. Bem, ele aparenta ser mais estável, mas pena um pouco pra trabalhar com muitas abas abertas ou carregando vídeos ao mesmo tempo, coisa típica do "falhafox" mas no geral, funciona direitinho. Atualmente o "FF e seus filhotes" só ganham do Google Chrome no quesito funcionalidade de seus add-ons que permitem fazer coisas como copiar material e manipular paginas que o seu corporativo concorrente não deixa por questões comerciais.

  • Primitivamente Futuristico Primitivamente Futuristico   em 3/1/2013 - versão: 12.06

    É, realmente a pouca diferença VISUAL entre ele e o FF,mas o melhor é o desempenho e velocidade ... Com suas extensões ja aplicadas, ele com certeza é um dos melhores navegadores que ja utilizei ...

  • rosa rosa   em 3/11/2012 - versão: 12.06

    o melhor navegador qe eu ja tive..eu aprovei

  • Isaac Isaac   em 26/6/2012 - versão: 12.06

    realmente o baixaki, falo que tem pouca diferença mais para mim a diferença e muito grande ele e bem mais limpo mais rapido ja vem com varias extensões que o deixa melhor ainda, recomendo baixarem principalmente para quem ama o firefox

  • Eduardo Æ Eduardo Æ   em 21/6/2012 - versão: 12.06

    Essa versão ta muito boa, perante a outras que tinha uns bug`s. mais nessa versão tem tudo, falta so um tradutor automatico.

  • marinho marinho   em 30/3/2012 - versão: 11.12

    O programa é bom, depois de algum tempo ele trava.

  • SamSam SamSam   em 3/3/2012 - versão: 11.12

    Bem se vocês de fato estão a procura de um browser alternativo ao Firefox testem também o Lunascape que achei muito melhor do que este! Na verdade o Lunascape é um browser com opção de escolha da engenharia usada tanta no Firefox, quanto no IE, Chrome/Safari. Ta dada a dica agora testem e tirem suas próprias conclusões...

  • Mateus Mateus   em 24/2/2012 - versão: 11.12

    A versão 11.11 era melhor, não sei o que fizeram com essa joça na versão 11.12, mas fico ridicula, ta tudo embolado, ta mais pesado, fracasso total.

  • Juliano Pereira dos Santos Juliano Pereira dos Santos   em 29/1/2012 - versão: 11.12

    Achei ele mais lento que o Firefox porém é mais completo e bem mais bonito.

  • Eduardo Æ Eduardo Æ   em 26/12/2011 - versão: 11.12

    Regular, pq e um pesado diante do Firefox. fora que nao, aparece o icone dele na barra de ferramentas. tirando isso tá blz, fica como terceira opção, no meu Pc. :D

Ver todos os comentários »