CmapTools 5.05.01

CmapTools

5.05.01

Ferramenta que auxilia na elaboração de mapas conceituais, facilitando a representação do conhecimento



CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais.

A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.

CmapTools apresenta acesso, via internet, a uma coleção de trabalhos que podem ser utilizados como referência para você começar a elaborar seus projetos. Todos os trabalhos desenvolvidos podem ser convertidos em formatos para apresentação na web. Desta forma, fica mais fácil a publicação e difusão do seu projeto em um ambiente virtual.

Ferramentas oferecidas por CmapTools

Em Cmap List Views (Visualização da Lista do Cmap), você encontra as opções para começar a desenhar seus mapas conceituais. Na aba Concepts (Conceitos), há um campo para digitar o nome do conceito. Após digitá-lo, para que ele apareça no seu projeto, basta pressionar Enter. Linking Phrases (Frases para link) é o local em que você fará as relações entre seus conceitos.

A aba Proposions (Proposições) é responsável por elaborar uma seqüência de conceitos. Ou seja, você digita no primeiro campo um conceito, no segundo campo a frase para conexão e no terceiro campo o conceito que deve se relacionar com o primeiro. Já a aba Cmap Outline (Contornos do Cmap) lhe mostra seus conceitos em forma de árvore, sendo possível visualizar as hierarquias entre as relações conceituais.

Em Styles (Estilo), você personaliza a fonte do seu projeto, cores, forma de caixas de conceitos, estilos de conectores, entre outros. Você pode inserir anotações, como uma forma de comentário a algum conceito. O programa ainda oferece um dicionário, em língua inglesa, para você pesquisar um termo que você não saiba o significado, ou simplesmente para localizar um sinônimo para ele.

Complexo, porém extremamente poderoso

CmapTools é um programa completo e muito útil. Vale a pena investir tempo para aprender a utilizá-lo. Caso tenha dificuldades e tenha domínio da língua inglesa, o site oficial disponibiliza uma página de ajuda. Clique aqui para acessá-la.

Você pode utilizar CmapTools em diversas situações e para diferentes finalidades, como instrumento de análise de um currículo, para os professores como técnicas didáticas e recursos de aprendizagem, como meio de avaliação, entre outras.

OBSERVAÇÂO

Para baixar este programa é requisitado efetuar um cadastro no site do desenvolvedor. Você será automaticamente redirecionado para esta página após clicar em "Clique para Baixar", página essa que está em inglês, porém basta efetuar o preenchimento de todos os campos que você poderá baixar o programa.

Imagens do CmapTools



SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Supergamerdenis Supergamerdenis   em 14/5/2013 - versão: 5.05.01

    Adorei, muito bacana, bastante competente como ferramenta de planejamento.

  • Flávio Flávio   em 22/8/2011 - versão: 5.04.02

    Ótimo, fácil de utilizar, como já foi dito só falta umas caixinhas de texto mais interessantes..

  • Thiago Thiago   em 1/3/2011 - versão: 5.04.01

    Excelente programa! Fiz uma vez um mapa conceitual no Word, e vamos falar a verdade, foi sofrível. Já com o Cmap as coisas estão ridiculamente fáceis.

  • Lucas Albuquerque Jr Lucas Albuquerque Jr   em 10/11/2008 - versão: 4.18

    Atendeu minhas expectativas. É bastante claro!

  • Bruno Guerreiro Bruno Guerreiro   em 30/3/2008 - versão: 4.16

    Prós: Com certeza, é a melhor opção FREE para a criação de Mapas Mentais (ou Mapas Conceituais), tem bastante funções e facilita muito a criação de quem trabalha com esse método.

    Contras: Poderia ter mais opções de personalização das caixas e posicionamento, mas as que tem são bem legais.

Ver todos os comentários »