Codeblocks 12.11

Codeblocks

12.11

IDE de código-aberto para a linguagem C++ com recursos preciosos para programadores iniciantes



Codeblocks é um IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente Integrado para Desenvolvimento) open source para a linguagem de programação C++.

Trata-se de um projeto independente e criado com a colaboração de diversos desenvolvedores e programadores ao redor do mundo inteiro.

A intenção do projeto Codeblocks é ser uma solução gratuita e de excelente qualidade, tanto para quem está começando a aprender programação quanto para quem já possui bastante experiência na área. Para isto, o programa aposta em opções avançadas na customização da interface, integração entre diferentes sistemas operacionais e alta compatibilidade com dezenas de plugins.

Para todos os públicos

Além da versão para Windows, o Codeblocks também conta com variantes para Linux (com suporte para diversas distribuições como Fedora, Ubuntu e OpenSUSE) e para Mac OS X. Por terem sido criadas em C++ e com a ajuda do toolkit de criação wxWidgets, todas as versões são idênticas e contam com as mesmas funções, além de terem total compatibilidade com os mesmos complementos.

Além disso, o Codeblocks conta com diversos recursos úteis como realce de sintaxes, múltiplos compiladores (GCC, MSVC++, Digital Mars, Borland C++ 5.5, Open Watcom e diversos outros), depurador personalizado e outras ferramentas que auxiliam no trabalho do programador. Vale lembrar que todas as funções podem ser otimizadas com o uso de plugins (disponíveis na própria página do projeto).

Imagens do Codeblocks

Prós
  • Leve e totalmente gratuito
  • Alta compatibilidade com dezenas de plugins que adicionam recursos úteis
  • Vasta biblioteca com documentos de ajuda
  • Ferramentas que auxiliam programadores iniciantes
Contras
  • Interface é levemente poluída e pouco atraente

Nossa opinião sobre o Codeblocks:

Embora sua interface possa parecer um pouco confusa e poluída nas primeiras utilizações, o Codeblocks é uma solução perfeita para iniciantes em programação justamente por oferecer diversos recursos que auxiliam na digitação e edição dos códigos em C++.

Além das diversas ferramentas nativas para guiar os utilizadores menos experientes, o aplicativo possui uma variedade tão grande de plugins compatíveis que será muito difícil – se não for impossível – não conseguir achar um módulo que te ajude em um projeto em específico. Além disso, o software traz uma vasta biblioteca de tutoriais e documentos de ajuda para que você possa tirar suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos relativos a programação.

Seja você um iniciante ou um expert em C++, não deixe de dar uma chance para o Codeblocks. 


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Felipe Durar Felipe Durar   em 8/2/2014 - versão: 12.11

    Esta IDE é muito boa, ela é leve e fácil de configurar alem de suportar varias APIs, eu recomendo.

  • Lísias de Castro Lísias de Castro   em 21/1/2014 - versão: 12.11

    Se comparada a versão antiga, o codeblocks 13.12 esta bem melhor. Consegui ver uma melhoria imensa na resposta de hardware. O programa detecta as palavras chave com muito mais precisão e sem perder o foco da maldita palavra chave na sintaxe. Eu estou trabalhando em um projeto demasiado grande e ele esta correspondendo com minhas expectativas, coisa que em quesito interface somente editores como o netbeans, eclipse ou visual studio faziam. Porém os mesmos não apresentam uma facilidade tão grande em termos de configuração de bibliotecas e wizards para criar projetos. Parabéns aos programadores do codeblocks. ^^

  • Jhonata Santos Oliveira Jhonata Santos Oliveira   em 30/8/2013 - versão: 12.11

    Utilizo este programa para programar em c++, com certeza recomendo ele. Apesar de conhecer o Dev e ter usado ele bastante, o fato do Dev ser desatualizado fez eu mudar para este novo programa, o qual, para mim, mostra ser bem melhor de se trabalhar!

  • Marcelo Farias Marcelo Farias   em 30/5/2013 - versão: 12.11

    O melhor de todos, excelente. Quem usa o Dev-C não sabe o que esta perdendo.

  • Ewerton Luiz Menezs Rocha Ewerton Luiz Menezs Rocha   em 18/4/2013 - versão: 12.11

    Se eu podesse eu até ajudaria no desenvolvimento do Codeblocks de alguma forma queria ser grato ao trabalho de todos que estão por traz desse maravilhoso Programa Framework que está ajudando de qualquer maneira o mínimo que posso fazer é dar as 5 estrelas valeu galera do Codeblocks Project.

  • Igor Souza Baliza Igor Souza Baliza   em 5/4/2013 - versão: 12.11

    Uso o Code::Blocks para programar em C, e recomendo a todos que usem, para mim é o melhor. Tem muitas funções, o Compiler Log dele é muito útil.

Ver todos os comentários »