Database Editor 2.3.0

Database Editor

2.3.0

Programa para o gerenciamento de bancos de dados montados em vários softwares



O Database Editor é uma ferramenta para gerenciamento de bancos de dados com suporte para aqueles que foram criados com o uso do ORACLE, DB2, SQL SERVER, MySQL, ACCESS, POSTGRES, SQLITE e INTERBASE. Ele permite acesso local ou remoto (via rede) por meio de login com seu nome de usuário e senha a uma base de dados existente em qualquer uma das versões mais recentes dos programas acima citados.

Como ele funciona

Com este aplicativo é possível editar e criar bases de dados para alguns dos programas de bancos de dados mais utilizados atualmente. Se você já usou outro gerenciador gráfico para tal função (como o MySQL Browser, MySQL Administrator ou MySQL Workbench, PG Admin III, interface web do Oracle etc.), vai perceber que o funcionamento deste aplicativo, de uma maneira geral, é muito semelhante.

Para alterar um banco de dados existente, é preciso efetuar a conexão com ele por meio do botão “Create Connection”. Em seguida, é preciso preencher todos os campos necessários, especificando a base de dados alvo das operações. Então, basta clicar em “Connect” para confirmar a operação. Você pode testar antes, para ter certeza de que tudo está correto, clicando em “Test Connection”.

Interface do programa

Ele cria esquemas para facilitar a visualização de tabelas, índices, sequências etc. Você também pode visualizar detalhes e estatísticas do servidor ao qual o programa estiver conectado. Entre outras funções do programa, ele permite visualizar as árvores de bancos de dados, gatilhos, tablespaces, espaço utilizado por elas etc.

O programa ainda permite criar, compactar e gerenciar bancos de dados, montar, renomear e deletar tabelas, colunas, índices e registros, criptografar ou descriptografar bases de dados, importar e exportar código SQL.

Imagens do Database Editor

Interface do programa Efetuar conexão
Prós
  • Interface simples
  • Mais simples do que utilizar linhas de comando

Nossa opinião sobre o Database Editor:

O Database Editor é um programa para o gerenciamento de consultas bem flexível devido a ter compatibilidade com alguns dos programas de banco de dados mais utilizados atualmente, especialmente por empresas. Ele funciona de maneira adequada, não apresentando erros, incompatibilidade, travamentos ou bugs.

O sistema de importação de bases de dados e exportação da sintaxe SQL também se provou efetivo, não provocando a corrupção ou perda dos dados. Adicionalmente, o programa é um gerenciador mais simples do que as linhas de comando, especialmente para quem tem certa dificuldade com essa forma de utilização.

Para o funcionamento correto do programa, lembre-se de observar a compatibilidade com as bases de dados indicadas, caso contrário ele não conseguirá efetuar a conexão corretamente. Esta ferramenta é de fácil utilização mesmo para quem está começando, pois sua interface basicamente conta com a exibição dos elementos da base de dados e opções para consultas oferecidas em uma interface gráfica.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?