Xô, webcam: use seu smartphone Android para transmitir imagens em videoconferências

Por Ramon de Souza

Já imaginou usar seu celular Android como uma webcam? Isso já é possível caso você esteja disposto a usar o DroidCam, um software gratuito (freeware) desenvolvido pela Dev47Apps. O programa (que possui uma versão para Windows e outra para Linux) comunica-se com um aplicativo homônimo disponível para aparelhos móveis e permite que você utilize-os como uma câmera em videoconferências e bate-papos no Skype.

Por enquanto, o DroidCam ainda não possui total suporte para áudio, o que lhe obrigará a dispensar o microfone embutido em seu smartphone e usar um externo conectado ao seu PC. Caso queira, é possível optar por ser um “beta tester” e instalar a captação de áudio experimental do programa (essa opção lhe é oferecida durante o processo de instalação). Contudo, os próprios criadores do utilitário não recomendam que façamos isto por conta da instabilidade do recurso, especialmente no sistema operacional Windows.

Esqueça sua webcam tradicional!

Como configurar?

O DroidCam é capaz de se comunicar com seu celular de diversas maneiras diferentes; contudo, a mais simples e rápida é através de uma conexão Wi-Fi local (LAN). Sendo assim, depois de tê-lo instalado em seu computador, abra o aplicativo e clique no botão “Connect to Phone (WiFi/LAN)”. Em seguida, abra o DroidCam em seu dispositivo móvel. Você encontrará um balão no canto superior esquerdo da tela que informa o endereço IP e a porta do seu celular. De volta ao cliente DroidCam para computador, insira esses dados nos campos “Phone IP” e “Port”, respectivamente. Por fim, clique em “Connect”.

Se você configurou tudo corretamente, seu celular já deve estar transmitindo vídeo para seu PC. Em vez de abrir o Skype ou programa semelhante para testá-lo, clique no botão de reticências do DroidCam de seu computador (“...”) e selecione a opção “Show camera output”. Uma pequena janela será aberta e nela você poderá visualizar as imagens que estão sendo captadas através de seu gadget Android. Vale observar que você pode configurar o DroidCam para trabalhar com diferentes resoluções de imagem e obter um vídeo de maior qualidade. O utilitário suporta desde 320x240 pixels até 1280x960 pixels.


Importante

Antes de instalar o " DroidCam " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o DroidCam e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O DroidCam é um programa praticamente indispensável para quem faz videoconferências periodicamente e possui um celular dotado de uma boa câmera. Afinal, para quê gastar mais dinheiro com uma webcam de alta resolução se você pode usar seu dispositivo Android para transmitir imagens de excelente qualidade? Em nossos testes, constatamos que o utilitário é muito prático e fácil de usar, não demandando conhecimentos técnicos por parte do usuário. Sua interface é bem direta e minimalista, sem muitos menus ou botões em excesso.

Na prática, a transmissão de imagens funcionou bem. Pareamos o software com um HTC Sensation e usamos o Skype tranquilamente, ainda que o vídeo tenha apresentado certa lentidão quando adotamos a maior resolução disponível (1280x960 pixels). Lembre-se que o desempenho do software será proporcional a qualidade de sua conexão Wi-Fi (a não ser, claro, que você opte por conectar seu celular através de um cabo USB).

No fim das contas, o DroidCam só nos decepcionou por conta da falta de suporte para áudio, algo que deve ser consertado nas futuras atualiza lições do programa. Em suma, vale muito a pena experimentar o aplicativo e aposentar de vez a sua velha webcam de baixa qualidade.

ImportantePrós
  • Interface simples e amigável
  • Muito fácil de configurar
  • Compatível com diversas resoluções de vídeo
  • Totalmente gratuito
ImportanteContras
  • Por enquanto, não tem suporte para captação de áudio

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Um celular com sistema operacional Android 2.1 ou superior.

Shopping Baixaki





(0.406 segundos)