FPS Creator Free

FPS Creator

Free

Já pensou em criar seu próprio cenário de jogo FPS? Experimente este kit completamente gráfico


OBSERVAÇÕES
  • Não permite salvar o executável do jogo e há um número de objetos reduzido com relação ao programa pago.
REQUERIMENTOS

O FPS Creator Free é um programa com interface gráfica que permite ao usuário montar seu próprio jogo de tiro em primeira pessoa (FPS). Esta é uma versão gratuita do programa com o objetivo que você possa testar a forma que ele utiliza para montar fases e cenários. As limitações da versão são a quantidade de objetos reduzida e a impossibilidade de salvar como executável.

Detalhe na instalação

Quando você estiver instalando o programa, você observa que em dado momento é exibida uma tela que serve para que você permita a instalação da Barra do “The Game Creators” com várias funções acessadas diretamente do seu navegador de internet.

A primeira opção informa que você quer instalar a Barra, a segunda, define o “The Game Creators” como seu mecanismo de busca padrão na internet e, a terceira coloca a página do “The Game Creators” como sua página inicial no navegador. Para que isso não ocorra, basta desmarcar as opções e continuar a instalação normalmente.

Barra de tarefas opcional

Interface e elementos do cenário

A interface do programa, de certa forma, lembra algumas IDEs de programação e sua organização é bem simples e funcional. Ela possui uma Barra de ferramentas na qual são disponibilizadas diversas funções de uso frequente na forma de botão, para agilizar seu trabalho e evitar ficar procurando nos menus.

No lado esquerdo da tela você encontra a biblioteca de objetos que podem ser adicionados em cada uma das fases do jogo. Para facilitar ainda mais seu trabalho, ela está dividida em quatro categorias: “entities”, “markers”, “prefabs” e “segments”. A guia “entities” é composta literalmente pelos elementos de interação do jogador.

Criando um nível

Dentro deste primeiro grupo estão presentes personagens, mobília, elementos de cenário, armas, ocorrências (como fogo para determinado local estar em chamas), etc. Na aba “markers” são disponibiliados marcadores para organização do jogo, como local de início dos jogadores, ponto para salvar o jogo, área de cura, história, gatilho para um evento, etc.

A guia “prefabs” traz cômodos e lugares pré-construídos e já com os elementos internos (como paredes, solo, teto) definidos. Vale lembrar que a construção está montada, mas sem qualquer objeto nela e caso deseje, é necessário adicioná-los. A aba “segments” é responsável por partes que permitem a construção de áreas, como chão, escadas, teto, paredes, etc.

Testando as fases

Depois de montado um cômodo ou fase para o jogador, o FPS Creator Free permite que o desenvolvedor teste o nível criado. Para isso, salve o cenário e clique no botão “Test level”. Então é necessário aguardar alguns minutos para que o programa carregue as informações (o tempo varia conforme o tamanho da fase e quantidade de elementos adicionados).

Ao final, ele monta o cenário criado para que você possa jogar normalmente. O personagem pode sofrer todas as consequências adicionadas enquanto você está testando, inclusive pegar objetos, salvar, morrer, etc.

Imagens do FPS Creator

Criando um nível Montando cenário Carregando teste Testando nível criado
Prós
  • Interface amigável;
  • Diversos elementos prontos;
  • Ambiente gráfico;

Nossa opinião sobre o FPS Creator:

O FPS Creator Free é uma alternativa de desenvolvimento extremamente fácil para a criação de um jogo em primeira pessoa, pois mesmo quem não está familiarizado com design, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento pode fazê-lo. Todo o processo é exclusivamente montado por meio da interface gráfica oferecida pelo programa e seus elementos de interação.

O programa possui diversos objetos para adicionar ao cenário e tudo no melhor estilo “clica e arrasta”. Os níveis são montados exatamente como você vê na planilha de edição, o que permite que você tenha certeza de que o que está criando é o que será exibido na tela para o jogador.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • guilherme gonçalves guasti guilherme gonçalves guasti   em 8/3/2014 - versão: Free

    esse programa e show

  • Felipe Felipe   em 18/2/2014 - versão: Free

    legaaaaal.

  • claudia claudia   em 13/1/2014 - versão: Free

    Muito bom editor, não demorou para baixar pois levei 7 seg. e recomendo a todos.

  • jogosminenerd jogosminenerd   em 13/6/2013 - versão: Free

    Parabens eu baixei ele em 20 min e um programa simples e da muita criatividade aos outros xD

  • lucas lucas   em 27/4/2013 - versão: Free

    muito bom esse programa

  • joao vitor clair maia joao vitor clair maia   em 10/2/2013 - versão: Free

    vou ver acabei de baixar nem faz 2,5 minutos e meio vou ver.

  • jhones jhones   em 2/1/2013 - versão: Free

    e demas mas não reclamei mode qui e 1hora eu ja baixei coisas de 10horas mas vale apena e muito bom eu ja cei coloca o jogo oline muito bom bom mesmo

  • antonio neves aguiar neto antonio neves aguiar neto   em 2/9/2012 - versão: Free

    olha esse jogoo he otimo vejo pelos comentarios mais demora muito pra baixar he uma hora esperando eu fikei doido mais valeu a pena mesmo eu so mt locooooooooooooooooo la meu testa esse jogo he mt massaaaaaaaaaaaaaaaa adoro esse fpscreatorrrrrrrrrrrrr

  • ian ian   em 6/5/2012 - versão: Free

    Cara esse programa é muito util e bom!! eu fico mo tempão criando jogos aí! cara vale muito a pena baixar!

  • Gabriel Felix Gabriel Felix   em 14/4/2012 - versão: Free

    Para fazer um atalho é simples,no seu projeto,onde vai ter .(alguma coisa) coloque .exe e então o PC vai executar o programa. Espero ter ajudado!

Ver todos os comentários »