FarmVille

FarmVille

  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 14/9/2010
  • Zynga
Clique para acessar FarmVille Clique para Acessar

Entre no mundo de FarmVille: cuide de sua fazenda e ajude seus vizinhos, com muita diversão durante o processo

Por Ana Paula Pereira

O FarmVille é um joguinho online do Facebook cujo objetivo é criar uma fazendinha e cuidar de suas plantações e animais. Para utilizar o programa, é preciso ter uma conta no Facebook; você pode criar uma aqui.

O FarmVille é um dos games de fazenda mais jogados e, sem dúvida, um dos primeiros da nova febre dos simuladores da vida rural. Recentemente, o jogo passou por uma série de reformas,  está mais rápido e com diversos recursos novos, deixando para trás a ideia de que um jogo desse tipo fica só nas “plantações e colheitas”.

Preparando-se para usar o aplicativo

Após acessar o link do Baixaki, caso você não esteja conectado ao Facebook, é aberta imediatamente uma janela de seu navegador, solicitando seus dados de login. Em seguida, (ou caso já esteja com o Facebook aberto), você é redirecionado para a página de ativação. Então, clique em “Go to application” e espere o complemento da rede social carregar.

Entrando no aplicativo

Na primeira utilização, o aplicativo pede sua permissão para acessar os dados de seu perfil de usuário. Clique em “Allow” para continuar a operação.

Interface

O aplicativo possui interfaces separadas conforme algumas de suas funcionalidades. No centro, há o jogo propriamente dito e é ali que você vai montar sua fazenda. Na parte inferior da tela, temos os vizinhos (dispostos na forma de uma barra) e seis funções: ferramenta multitarefa, veículos, atividades cooperativas, premiações, mercado e presentes.

Ainda na parte inferiore da tela e logo acima dos ícones de funções, há as ferramentas de zoom e de captura de imagem. Ao lado esquerdo, você encontra o medidor de combustível. Na parte superior da tela, há a quantidade de moedas (dinheiro do jogo) acumuladas, “FarmVille Cash” (obtido por meio de doações ao desenvolvedor, eventos e ao passar de nível), experiência acumulada, nível de sua fazenda e proprietário (você).

Visão geral da fazenda

Ao longo do lado esquerdo da tela, dispostos em linha vertical, aparecem informações sobre eventos, vizinhos que fertilizaram suas plantações e amigos que jogaram recentemente. À direita, há visitas feitas à sua fazenda e informações das atividades de seus vizinhos (um pouco mais detalhadas).

Acima da tela de jogo, existem algumas abas que separam as funções do programa. “Free Gifts” (para presentear vizinhos), “Play” (abre a tela de jogo), “My neighbors” (vizinhos e estado de seus convites), “Invite Friends” (convidar amigos), “Add FarmCoins & Cash” (comprar moedas e dinheiro do FarmVille por meio de doações), “Love FarmVille?” (curtir, cadastrar email e adicionar aos favoritos).

Recentemente, foi adicionado um novo recurso à interface, abaixo da tela do jogo. Ali você pode ver todas as atividades recentes de seus vizinhos e há uma sugestão de presente a ser enviada para cada um deles, conforme a situação.

Monte seu fazendeiro

Uma das primeiras coisas a ser feitas no jogo é criar o seu fazendeiro. Ao escolher o gênero do boneco (homem ou mulher), uma nova janela é aberta para que você possa montar seu avatar. Ela é dividida em abas, para separar cada tipo de elemento disponível. A única coisa que não pode ser alterada é a roupa.

Montando o fazendeiro

Você pode mudar a cor da pele, formato do rosto, cor e comprimento dos cabelos, cor e formato dos olhos, formato do nariz, tipo das sobrancelhas, orelhas e aplicar maquiagem. Caso queira que o jogo crie um modelo para você, basta clicar no botão “Randomize all items”.

Plantações

O recurso mais básico do jogo consiste em plantar sementes, esperar o tempo de cultivo e colher os resultados de sua plantação. Para isso, primeiro você precisa preparar o terreno (“plow”). Você começa o jogo com seis quadradinhos já prontos, fornecidos pelo minitutorial do jogo. Para preparar mais, na parte inferior da interface, selecione a ferramenta “Plow” (o desenho é de uma enxada com cabo verde).

Feito isso, basta escolher em qual parte da tela você gostaria de iniciar sua plantação e clicar sobre ele. É adicionado um quadradinho por vez e há um custo em moedas envolvido para a preparação do terreno. Após concluir essa operação, acesse o ícone do mercado do jogo (“Market”) e entre na aba “Seeds” (sementes).

No começo do jogo, há uma quantidade limitada de sementes que podem ser escolhidas para sua plantação e à medida que você evolui no jogo, a variedade aumenta. Há também as “promocionais” disponíveis por apenas alguns dias e que normalmente aparecem em primeiro lugar na lista. Em alguns casos elas possuem pré-requisitos (de nível ou domínio de algum outro tipo de planta).

Começando uma nova fazenda

Para iniciar sua plantação, basta escolher uma das opções e clicar sobre o terreno previamente preparado na interface do jogo. Observe que cada semente disponível traz consigo algumas informações: a imagem da planta, preço em moedas (por quadradinho plantado), experiência adquirida (por cada plantio) e grau de domínio da plantação.

O grau de domínio é medido em estrelas (de 1 a 3) e a quantidade necessária para atingir um nível é obtida deixando o mouse sobre a barra de progresso, acima das estrelinhas. Cada vez que você colhe uma safra, ganha um ponto em domínio. Ao completar o nível três em uma semente, ganha uma plaquinha representando o feito. A partir disso, a experiência obtida plantando determinado produto aumenta.

Toda vez que você planta algo, ganha o número de experiência indicado para cada quadradinho plantado. Vale lembrar que você só pode comprar sementes enquanto tiver moedas disponíveis. Você ganha moedas cada vez que colhe uma safra.

Mercado – montando sua fazenda

Felizmente, o FarmVille não é feito somente de plantações e há diversas atividades que podem ser feitas em sua fazenda. Certamente, a maior parte delas, para efeitos de jogo, é somente estética, mas acessando o mercado (“Market”), você encontra uma série de itens de diversas categorias para incrementar seu terreno.

Observe que o mercado é dividido em abas, e cada uma delas contêm itens diferentes. Estão disponíveis, além de sementes e expansão para a fazenda: árvores (colher os frutos gera moedas do jogo), animais (interagir com eles fornece moedas pela venda de algo), construções (abrigos para animais, casas, celeiros, etc. com finalidades variadas e ganhos diferentes), decorações (literalmente decorativos) e veículos (para preparar o terreno, plantar e colher).

Mercado: construções

Alguns podem ser comprados com moedas obtidas no jogo, outros somente com FarmVille Cash. Há também itens promocionais disponíveis somente para usuários do iPhone e, por vezes, para frequentadores de franquias de lanchonetes nos Estados Unidos (como a 7-Eleven).

Eles exigem um número de quadradinhos diferente para a colocação e alguns necessitam de certo espaçamento com outros itens. As cercas podem ser “grudadas” e fardos de feno também podem ser posicionados lado a lado.

Adicionando vizinhos

Uma parte importante do jogo consiste em adicionar vizinhos. Pelo número de vizinhos, é possível (futuramente) aumentar sua fazenda e efetuar tarefas cooperativas, além de obter mais presentes e receber auxílio. Você pode convidar seus amigos de duas formas: na barra com os vizinhos, clique na opção “Add neighbor”.

A outra maneira é acessando a aba “My neighbors” (presente na interface do jogo). Independente da forma escolhida, o próximo passo é escolher as pessoas que você deseja que façam parte de sua vizinhança e enviar os convites. Para isso, clique nos avatares de seus amigos e utilize o botão “Send FarmVille Neighbor Request”.

Barra com os vizinhos

Uma janela de mensagem é aberta, confirmando a operação. Caso você tenha selecionado alguém por engano e queira retirar a pessoa da lista, basta clicar no “X” ao lado do nome do usuário. Lembre-se de concluir a operação para que o convite seja enviado. Tão logo seu amigo aceite, ele aparece em seus vizinhos na interface do jogo.

Ajudando seus vizinhos

Após adicionar vizinhos, é hora de começar a ajudá-los. Para visitar a fazenda de um de seus amigos, clique com o mouse sobre o avatar dele na barra inferior do programa e selecione a opção “Visit/Help (nome do usuário)’s farm”. Feito isso, o jogo carrega na tela a fazenda de seu vizinho para a interação.

Você pode efetuar até cinco ações entre preparar um terreno, fertilizar um quadradinho de plantação, colher frutos de uma árvore ou interagir com um dos animais. Além disso, é possível enviar uma “Special Delivery” (item “surpresa” que contém algo que seu amigo esteja precisando na fazenda), alimentar as galinhas (na construção galinheiro) e enviar lavagem (caso seu vizinho possua chiqueiro).

Fertilizando as plantações do vizinho

No jogo, também há a possibilidade de expandir construções. Para fazer isso sem ter que gastar FarmVille Cash, você precisa que dez de seus vizinhos cliquem no seu informativo de que está tentando aumentar determinado local.

Tarefas cooperativas

As tarefas cooperativas consistem em plantar determinado número e tipo de sementes para completar uma atividade. Cada uma delas tem especificações de plantas diferentes e um tempo para que seja completada. Para iniciar uma delas, clique no ícone “Co-Op Farming” na parte inferior da interface do jogo.

Ao abrir a janela com as tarefas, cada uma mostra o nome, uma breve descrição, a recompensa por completá-la e o tempo limite. Clicando no botão “Start” em uma delas exibe o que deve ser plantado e a quantidade necessária. Para começar, clique novamente em “Start”.

Tarefas cooperativas

Lembre-se de avisar seus vizinhos para que se juntem a você, pois é quase impossível completar uma tarefa cooperativa sozinho. Em vez de iniciar uma atividade nova, você também pode ajudar algum de seus amigos (caso haja alguma tarefa iniciada) clicando no botão “Join”.

Presentes

Ao clicar na aba “Free Gifts” acima da janela de jogo, uma nova tela é mostrada, com diversos itens. Você pode selecionar qualquer um deles (desde que esteja desbloqueado) para enviar para seus amigos sem custo algum. Há itens normais, colecionáveis ou até mesmo partes de construções especiais do jogo.

Exemplos de presentes

Para enviar, basta marcar um item e escolher as pessoas para as quais deseja mandá-lo, mais ou menos como é feito para adicionar um novo vizinho.

Coleções

Coleções são uma série de itens que, quando em conjunto, podem ser trocados por experiência e moedas. Os itens são adquiridos pela interação com sua fazenda (e ajudando amigos) de forma aleatória. Há coleções permanentes e temporárias e elas são acessadas na parte inferior da interface do programa, no ícone “Collections”.

Prêmios

As “Ribbons” (que são premiações) podem ser obtidas por uma série de atividades na fazenda: acrescentar determinado número de vizinhos, posicionar construções, colher plantações, recolher frutos de árvores, abrigar animais perdidos, etc. Cada vez que os pré-requisitos para uma premiação forem alcançados, você recebe uma nova “Ribbon”.

Premiações por conquistas

O máximo são quatro níveis de premiação para cada item. Para saber os pré-requisitos e tarefas que são premiáveis, na parte inferior da interface do programa, clique em “Ribbons”.

Construções especiais

Há construções que são responsáveis por atividades especiais no FarmVille. Entre elas, está o galinheiro (pode gerar ovos com itens aleatórios), o chiqueiro (porcos buscam por trufas), o estábulo (com itens especiais), o berçário (“Nursery barn” que abriga os filhotes até que virem adultos), a colméia (para produzir sementes especiais, polinizadas) e a garagem (evoluir veículos).

Estes itens necessitam de um número grande de “partes” para serem completados e você pode solicitar que seus vizinhos as enviem como presentes.

Mercado do fazendeiro

Implementado recentemente, o mercado do fazendeiro permite que você guarde cestos de plantas obtidos durante suas colheitas. Eles podem ser utilizados para duas finalidades: transformar a matéria-prima em produtos voltadas para preparação de itens especiais (padaria, adega ou SPA) e obter o dobro do domínio na colheita de uma plantação.

Para esta última função, você precisa utilizar o cesto e efetuar a colheita em, no máximo, duas horas ou ele perde o efeito. Vale lembrar que a matéria-prima do cesto e da colheita precisa ser o mesma para que essa funcionalidade tenha efeito.

Preparando receitas

Para preparar receitas, você precisa ter o “Farmer’s Market” (Mercado do fazendeiro), a construção desejada (padaria, adega ou SPA) e a quantidade solicitada de cestos com os ingredientes necessários. Acesse a construção e escolha a opção “Make”. Então você pode tanto entrar na aba “Recipes” quanto clicar no botão “Make a good”.

Receitas

Ali estão disponíveis as receitas desbloqueadas até o momento e os elementos e quantidades necessários para prepará-la. Você pode procurar por cestos no mercado de seus vizinhos ou solicitar que eles os enviem como presente caso não possua todos os ingredientes.

Quando tiver tudo o que for necessário para uma receita, basta selecioná-la e clicar em “Make it”. O produto leva um tempo para ficar pronto e é só aguardar.

Pets

Caso você queira, pode comprar um filhote de cachorro no mercado (“Market”). Este é um tipo especial de animal, e requer certo cuidado: você precisa alimentá-lo durante quatorze dias seguidos com ração (“Puppy kibble”) até que se torne adulto, caso contrário, ele simplesmente foge.

Depois de adulto, ele pode aprender alguns truques. Para isso, é necessário dar uma recompensa (“Dog treat”) por um número determinado de dias. Se você não oferecer o “dog treat” para ele durante um dia da sequência, ele simplesmente não aprende o truque e você precisa iniciar novamente o treinamento.

Veículos rurais e combustível

Você pode utilizar um dos veículos rurais disponíveis no FarmVille para efetuar as atividades  em vez de “cliques” com ferramentas. Os veículos cobrem uma área maior da tela por vez, que pode ser ampliada com a construção da garagem. Eles precisam de combustível para o funcionamento.


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o FarmVille e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Sem sombra de dúvida, o FarmVille é o melhor simulador de fazenda dentre os disponíveis por redes sociais. E mesmo entre os jogos independentes do gênero, ele ocupa uma posição de destaque. Além da tradicional atividade de “plantar e colher”, você pode interagir com seus amigos visitando fazendas para ajudá-los ou completando uma tarefa cooperativa.

O jogo traz diversas atividades diferentes, além de objetos decorativos variados, o que faz com que  não fique repetitivo, como a maioria dos games do mesmo estilo. Além disso, você pode acrescentar diferentes itens promocionais que são modificados de tempos em tempos, com temas variados, para dar um toque diferente em sua fazenda.

Adicionalmente, ás vezes são acrescentadas construções novas e interações diferentes proporcionadas por elas, como a recente “caça às trufas”, implementada juntamente com o chiqueiro ou a colméia, que proporciona sementes com chances de obter mais cestos nas colheitas.

Certamente, FarmVille é recomendado para quem gosta de simuladores de fazendinha e também para quem procura jogos com um alto grau de interação. Por contar com um número muito grande de elementos e possibilidades, não há como não se divertir e passar o tempo com ele.

ImportantePrós
  • Interface amigável;
  • Uso intuitivo;
  • Diversos tipos de atividades;
ImportanteContras
  • Requer vizinhos, ou seja, mais gente que jogue;

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Pâmela da Rosa de Araújo Pâmela da Rosa de Araújo
    em 29/2/2012 às 04:28h
    versão: 1

    Não recomendo, é muito chato e os gráficos, apesar de serem ótimos, dão um ar de tristeza ao jogo. A mini fazenda é bem melhor em todos os quesitos.

  • 4ND3R5ON 4ND3R5ON
    em 24/4/2011 às 20:02h
    versão: 1

    Já gastei muito com colheita feliz,acho isso uma perca de tempo e de dinheiro!

  • Marcos Farias Marcos Farias
    em 6/4/2011 às 20:18h
    versão: 5

    É legal, sempre atualizado. É por isso que eu gosto dele. É mais rápido pra carregar do que o semelhante: Mini Fazenda!

  • Andre Aquila Andre Aquila
    em 25/2/2011 às 14:17h
    versão: 5

    Eu gosto muito de FarmVille, e realmente o que mais me liga ao jogo é o fato dele sempre estar sendo atualizado com muitas novidades!

  • Thata Thata
    em 26/10/2010 às 21:09h
    versão: 4

    Eu ja jogo faz um bom tempo, é um pouco enjoativo quando você atinge os niveis acima de vinte, ele vicia um pouco no começo, mais quando vc acaba ficando rico já não tem mais graça...

  • Emaninho Emaninho
    em 3/10/2010 às 19:10h
    versão: 3

    Mas é igual a mini fazenda do orkut. Não posso dizer quem copiou quem, mas jogo no orkut e é praticamente igual!

  • marcos-zx marcos-zx
    em 15/9/2010 às 12:39h
    versão: 5

    O FarmVille é a melhor escolha pra quem gosta de cuidar de uma fazenda virtual e pela simplicidade do jogo.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Conta no Facebook.

Shopping Baixaki





(0.203 segundos)