Firefox Developer Edition 35.0 Alpha 2

Firefox Developer Edition

35.0 Alpha 2
  • Gratuito
  • 38,20 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 12/11/2014
  • Mozilla Labs
  • Baixar
    Gratuito

O Firefox, porém recheado de recursos criados especialmente para desenvolvedores

Por Ramon Voltolini

Firefox Developer Edition é uma versão do navegador da Mozilla criada especialmente para desenvolvedores, trazendo uma série de ferramentas adicionais.

Além de empregar as mais recentes tecnologias aplicadas no Firefox, esta edição também possui opções para ajudar no desenvolvimento e no testes das suas aplicações, incluindo funcionalidades de depuração, teste de responsividade e até mesmo uma IDE integrada.

Vale sempre reforçar que algumas das funções do programa ainda estão em teste e, por isso, podem nem sempre se comportar da maneira esperada. Caso desejado, é possível executar o Firefox Developer Edition e o Mozilla Firefox na sua versão estável no mesmo computador sem conflito de perfis entre elas.

Novo visual

O Firefox Developer Edition é a antiga versão de desenvolvedores do Firefox, chamada “Aurora”, porém com algumas mudanças visuais e novas ferramentas. A mudança mais significativa que você vai perceber ao abrir o navegador certamente é o seu novo tema. A tela possui abas quadradas em vez dos cantos arredondados e um tema escuro.

Nova aba do navegador

O navegador exibe a sua barra de títulos e o plano de fundo na cor preta, colocando as letras em branco para proporcionar o destaque ideal para a leitura. Porém, nas preferências do browser você também encontra uma versão clara do tema, para o caso de você preferir o uso dele com esse estilo em vez das tonalidades escuras.

Uma IDE integrada

O aplicativo traz ferramentas para você desenvolver, testar e escalar aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS, evitando que desenvolvedores precisem ter vários programas instalados no computador. Entre elas, a que merece um grande destaque é a IDE interna do navegador. Você pode abrir esse setor por meio da barra presente na parte superior direita da tela ou por meio do menu de ferramentas, no setor de desenvolvimento web.

IDE do navegador

A IDE traz um modelo de interface semelhante a outros programas do estilo, com a árvore de arquivos na lateral esquerda, a porção direita destinada ao código e as demais ferramentas na parte superior do display. Você pode inclusive baixar os emuladores para testar os resultados finais, caso desejado.

Mais ferramentas

O programa também conta com uma série de opções para quem desenvolve aplicativos para a web, sendo que elas podem ser abertas por meio da tecla “Alt”, abrindo o menu “Tools” e selecionando o item “Web developer”. Entre as opções disponíveis, você pode testar como a página desenvolvida vai abrir em diferentes tamanhos de tela, apenas modificando o tamanho da janela do navegador.

Console

Também é disponibilizada uma ferramenta de depuração, com a opção de visualizar o comportamento de um aplicativo em diferentes plataformas por meio do “Valence”. O navegador conta ainda com o console tradicional de desenvolvedor, a inspeção de itens de uma página, verificação de APIs de áudio e depuração de JavaScript.

Por meio do monitor de rede também é possível ver todas as requisições realizadas pelo navegador e quanto tempo cada uma delas demora para obter uma resposta, além de poder ter informações detalhadas sobre elas. O programa também conta com um editor de estilo para CSS, entre várias outras ferramentas.

Conflito de perfis

O Firefox Developer Edition utiliza um sistema de perfis diferente e, por isso, se você utilizava o Aurora, vai perceber que ao abrir a nova versão ele não vai carregar os dados da antiga. Porém, uma possível maneira para resolver o problema está em entrar nas configurações e desmarcar a alternativa “Allow Firefox Developer Edition” and Firefox to run at the same time”.

Opções

Entretanto, tal opção faz com que você não possa utilizar as duas versões. Outra alternativa está em utilizar a ferramenta de sincronização para importar os dados do perfil diretamente do Firefox.




Importante

Antes de instalar o " Firefox Developer Edition " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Firefox Developer Edition e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Firefox Developer Edition traz mais uma alternativa de navegador que utiliza o Firefox como base de funcionamento. Entretanto, no caso dessa aplicação, se trata de uma versão oficial da Mozilla criada especialmente para desenvolvedores, englobando novos recursos ainda não implementados na versão estável do navegador.

Além disso, o programa também conta com as ferramentas tradicionais para desenvolvimento e algumas novas opções muito interessantes. Entre elas, certamente merece destaque a IDE interna do aplicativo, pois disponibiliza uma opção extremamente leve para você criar apps para o Firefox OS, dispensando as tradicionais versões pesadas de desktop.

O programa utiliza um sistema de perfil diferente do Firefox, permitindo que ambas as versões do navegador possam ser utilizadas ao mesmo tempo no computador sem interferências. Entretanto, se você tinha um perfil no Aurora, os seus dados não serão carregados em um primeiro momento, necessitando de algumas configurações manuais para a tarefa.

O aplicativo traz um sistema de sincronização, permitindo que você possa importar os dados da versão estável do Firefox para o Firefox Developer Edition.

Mudança de ares

Embora não seja parte das mudanças “funcionais” do navegador, a alteração do tema proporcionou uma repaginada ao visual já tão conhecido do browser. Além de oferecer uma grande distinção entre ele e o Firefox “normal”, o tema escuro possui um bom contraste de cores e abas com os cantos quadrados.

Da mesma forma, o programa também oferece uma alternativa de cor clara para o tema, para quem preferir essa opção.

Ferramentas mantidas

Outro ponto interessante é que quem já utilizou o Firefox pode localizar mais rapidamente as funções e ferramentas oferecidas, visto que não há grandes alterações nos menus. Além disso, ele também continua totalmente compatível com os complementos desenvolvidos para o navegador da Raposa. Assim, não vão faltar personalizações e funcionalidades adicionais para o browser.

O programa também mantém a função de aba anônima, para quem quer navegar sem deixar rastros no computador. O browser é leve e veloz, permitindo que você carregue novas páginas sem demoras ou esperas desnecessárias (no entanto, lembre-se de que a sua conexão interfere nos resultados).

Além disso, ao menos durante os nossos testes, o uso de memória no computador foi satisfatório, não chegando a um terço do que o ocupado pelo Firefox, com as mesmas guias abertas em ambos.

ImportantePrós
  • Relatório de Integridade mostra estatísticas detalhadas de utilização
  • Envio automático de dados para a Mozilla facilita o desenvolvimento do browser
  • Desempenho satisfatório e número diminuto de bugs
  • Interface elegante e muito intuitiva
  • Dezenas de ferramentas interessantes para desenvolvedores
  • Ótima compatibilidade com os padrões W3C
ImportanteContras
  • Pode não ser compatível com certos plugins e complementos

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Felipe Felipe
    em 5/12/2014 às 04:26h
    versão: 35.0 Alpha 2 5

    Baixei e instalei ele agorinha mesmo! E me surpreendi , ele esta muito rápido, leve e super lindo!

  • Rogerio Silvano Rogerio Silvano
    em 17/11/2014 às 22:25h
    versão: 35.0 Alpha 2 5

    Muito rápido e leve. Estou surpreso com este FF.

  • Claudio Severo Claudio Severo
    em 17/11/2014 às 01:19h
    versão: 35.0 Alpha 2 5

    Excelente e muito rápido... abre vários sites sem travamentos e carrega os videos também com rapides... Só precisa melhorar o consumo de memória que ainda está um pouco alto, mas de resto beleza sou fã do Firefox. meu navegador absoluto...Seu nível de segurãnça é ótimo e quem acompanha a Mozila e ve seus projétos sabe que esta empresa se empenha para fazer de nossa internet uma internet melhor... e é por isso que este navegador é sempre adicionado as ""Distro Linux"" que no quesito segurãnça é melhor que o Windows, tanto que o "Tor" navegador é baseado no Firefox....

  • Gustavo Guedes Gustavo Guedes
    em 16/11/2014 às 18:38h
    versão: 35.0 Alpha 2 3

    Eu só não gostei do Firefox novo por causa que ele esta imitando o Chrome odeio a interface do Chrome, acho muito simples.

  • Júlio César Sordi Júlio César Sordi
    em 7/10/2014 às 02:57h
    versão: 34 Alpha 2 5

    eu uso o aurora a pouco ele é mais rápido que o firefox mas ele pode ter alguns bugs a interface dele é mais bonita que a do chrome eu gostei muito dele e ele pode melhorar ainda mais

  • Aizen Aizen
    em 5/9/2014 às 02:03h
    versão: 34 Alpha 2 5

    Eu uso 2 navegadores o Comodo dragon e o Spark, nunca fui chegado no Chrome, IE, Fire Fox. Mais depois que testei o Aurora fique impressionado, ele abre as paginas muito rápido, ele conseguiu abrir paginas mais rápido que o Comodo, Chrome, Fire Fox,Spark. BAIXEM ESSE NEVEGADOR!!! não vão se arrepender, além de possuir um visual lindo e um ícone muito bem trabalho.. simplesmente perfeito. Nota 10

  • M.Arruda M.Arruda
    em 25/8/2013 às 10:07h
    versão: 25 Alpha 2 5

    Uso Mozilla a anos! Prefiro ele do que o Chrome muita gente acha que o Chorome é mais leve mas quando abre FaceBook ou Youtube o Chorome fica mais pesado que o Mozilla fazendo essas mesmas atividades. Eu tentei usar o Chorome mas abandonei porque começou apresentar problemas de não salvas meu loguin nas páginas, lags, travamento e problema com o Flash na hora de abrir algum jogo ou vídeo, não acontecia sempre mas era constante. Já com o Mozilla isso nunca aconteceu!!

  • Marcus Marcus
    em 13/8/2013 às 11:16h
    versão: 25 Alpha 2 5

    Não existem navegador como o Aurora. Consegue unir velocidade com compatibilidade. Nenhum outro faz isso. Parabéns aos desenvolvedores.

  • Leonardo carneiro Leonardo carneiro
    em 8/8/2013 às 14:42h
    versão: 25 Alpha 2 5

    muito bom exelente

  • valdeci kruchinski valdeci kruchinski
    em 7/8/2013 às 09:16h
    versão: 25 Alpha 2 5

    Só se o seu está em inglês Pedro Henrique !Uso o ubuntu linux como sistema principal e o windows xp no virtualbox e em ambos instalei o aurora em português!procure se informar mais, antes de criticar !

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.656 segundos)