Guitar Pro 6.1.3

Guitar Pro

6.1.3 Em Português

Simplesmente o editor de partituras e tablaturas mais completo do seu gênero Ideal para músicos


OBSERVAÇÕES
  • Apenas 24 compassos de edição. Marca d´água nas impressões. Não conta com a função RSE.

Quem não se lembra das antigas revistinhas de acordes que as pessoas usavam antigamente para aprender suas músicas preferidas? Os que conseguem também devem recordar o trabalho que dava para adivinhar como tocar as infindáveis sequências de letras e símbolos impressas no papel: C, D, G#, etc.

Esse problema há muito tempo não existe mais, principalmente por causa da evolução tecnológica e de programas como o GuitarPro. Eles permitem que o usuário escreva suas músicas nota a nota e as veja sendo executadas no monitor, corrigindo qualquer erro instantaneamente. Ou ainda ver várias faixas, cada uma com um instrumento, sendo tocadas ao mesmo tempo.

Hoje em dia, não é nada difícil achar bandas cover em que todos os membros aprenderam a tocar as músicas graças ao GuitarPro. Ele é uma ferramenta extremamente popular. De tempo em tempo o software surpreende com algumas novidades, que normalmente tornam o uso do programa ainda mais fácil. Vamos a elas.

Aprenda a tocar suas músicas preferidas

Para quem tem ouvido bom, não é difícil aprender a tocar uma música e depois transcrevê-la no GuitarPro. Existem vários sites especializados no compartilhamento destas tabs (como são chamadas). Normalmente elas vêm com uma faixa (Track) separada para cada instrumento, facilitando assim a vida de guitarristas, baixistas e bateristas.

Para navegar entre as faixas da música, após abrir o arquivo, clique no nome do instrumento desejado no canto inferior esquerdo do programa.

Barra de instrumentos.

Ao lado do nome do instrumento, há vários botões – que simulam os de um amplificador de verdade – que regulam as configurações daquele instrumento, como volume e frequência. Deixe o mouse sobre eles para saber o que cada um faz. Para alterar clique com o botão esquerdo, segure e arraste o cursor para cima e para baixo.

Trecho sendo tocado.

Após escolher o instrumento, aperte a barra de espaço para dar "play". Observe que o programa exibe tanto a notação Standard (a partitura) quanto a Tab, para pessoas com menos formação musical.

Uma linha vertical azul se move ao longo das notas indicando exatamente qual nota está sendo tocada em cada momento e o tempo de duração. Aí é só pegar a guitarra e começar a tocar.

Escreva aquela sua ideia genial antes que ela escape

Assim como todas as versões anteriores, esta também conta com a ferramenta de edição de tablaturas. Com ela você arruma aqueles errinhos que encontrou nas tabs baixadas e ainda escreve suas próprias músicas para nunca mais esquecê-las.

Para começar clique no ícone com uma folha branca e um sinal de "+" ou em File > New > Empty, a fim de abrir um arquivo em branco. Para usar algum dos modelos siga o caminho File > New e escolha o modelo desejado.

Comece a escrever sua música lembrando-se da correspondência entre casa e cordas do instrumento com linhas e números na tablatura. Em cada um dos ícones na barra à esquerda você configura algum aspecto do instrumento usado.

Barra de tarefas do lado esquerdo.

Desses ícones, os mais importantes são os três primeiros. No primeiro e no segundo, você controla as opções mais básicas como duração de nota, altura, técnica, etc. E no terceiro é possível alterar o timbre dos instrumentos escolhendo entre vários equipamentos que o software consegue simular.

Por fim, o GuitarPro ainda possui um sistema de abas (que lembra o de navegadores de internet) o qual permite ao usuário trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Assim como no Word (usando Ctrl +C e Ctrl + V), é possível pegar um pedaço de uma música e colocar em outra.

Sistema de abas.

Imagens do Guitar Pro

Prós
  • Criação de partituras e tablaturas profissionais
  • O mais completo em seu segmento
Contras
  • Não conta com a função RSE em sua versão para testes

Nossa opinião sobre o Guitar Pro:

O GuitarPro é uma ferramenta excelente para o aprendizado musical e para composição e edição de músicas. É importante ressaltar, no entanto, que ele é, em grande escala, voltada para o público apreciador de música pop e rock e, mais especificamente, para guitarristas (como já diz o nome do programa).

Outro fator importante é que a versão demo disponibilizada no site não permite que o usuário abra arquivos, use mais de seis instrumentos numa mesma música, salve ou importe projetos, o que pode se tornar deveras chato.

Mesmo assim, o GuitarPro ainda é, provavelmente, a melhor ferramenta nesse estilo e mais uma vez se superou tornando o trabalho para os músicos ainda mais fácil e intuitivo, graças a uma boa localização das ferramentas e um design bonito. É perfeito para se tornar uma lenda do rock.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Leandro the newest Leandro the newest   em 3/4/2014 - versão: 6.1.3

    É simplesmente fantástico, é como o Word pra editor de textos, as funções do Guitar Pro são infinitas. Recomendo que se compre o original, pessoal do Brasil atende muito bem, é como se comprar em uma loja ao vivo Também é bom comprar os bancos de sons, mas só com os que vem na primeira compra já dá pra aproveitar o máximo do programa. Não acreditem em que diz que não vale a pena, coisa de quem não soube utilizar e não entende nada de música. O programa é complexo, exige conhecimento pra poder usá-lo em sua totalidade. Quem não entende nada, tem que fuçar muito, aí vai ver o que é aprender música. Recomendo muito.

  • Alessandro Magno Alessandro Magno   em 10/10/2012 - versão: 6.1.3

    O guitar pro 6.1 é um programa exepcional... já fiz varias composições de musicas nele e salve em audio e transcrito pára os meus amigos musicos que leêm partituras. pois ele permite a criação musical em varios instrumentos como os precussivos, de sopro, de teclas de cordas etc... sem contar que o audio pode ser editado tanto individualmente cada instrumento como também geral na musica inteira. é o mais completo da categoria. até mesmo de todos os gps. sem duvidas é o melhor instrumento de trabalho para os musicos arranjadores e que tem grandes ídeias musicais

  • Sérgio Sérgio   em 14/3/2012 - versão: 6.1

    So instalar os soundbaks q fica perfeito

  • edson jevete dos santos edson jevete dos santos   em 26/10/2011 - versão: 6.1

    excelente programa para proficionais e iniciantes da música.

  • Farley Farley   em 26/8/2011 - versão: 6.0.1 R7840

    Quem estiver pensando em comprar a versão 6, vai passar um pouco de raiva, ela ficou muito complexa e com muitas inutilidades em relação a versão 5.

  • Fabiano Fabiano   em 23/7/2011 - versão: 6.0.1 R7840

    Comprei o programa direto do site e fiz o download. Quando abro e entrei com a licença, ele pediu pra atualizar. 2gb + ou -. Já atualizei várias vezes e ele sempre diz que houve erro na instalação das atualizações. Agora faz um mês que comprei e ainda não consegui usar. Fiquem longe dessa porcaria, já perdi muito tempo e dinheiro com esse lixo aí.

  • riqueled riqueled   em 26/1/2011 - versão: 6.0.1 R7840

    Esee guitar pro e muito bom mais prefiro o 5 pois é mais leve tem mais idiomas e o 5 todo mundo usa

  • wesley wesley   em 16/12/2010 - versão: 6.0.1 R7840

    cara nao sei o q falar é muito show

  • Victor Lopes Victor Lopes   em 1/12/2010 - versão: 6.0.1 R7840

    Incrível!! Tem um som totalmente reformulado e uma interface linda. Enquanto ao peso, marca 29Mb, mas depois de atualizado, passa pra 1.7Gb, enquanto na versão 5.2 era apenas 11Mb. Mas vale muito apena, para que está aprendendo a tocar violão, guitarra, esse é o melhor programa... Respondendo a pergunta do meu amigo, na versão completa tem sim bateria, não sei na DEMO, mas na completa tem...

  • Ruler Ruler   em 7/10/2010 - versão: 6.0.1 R7840

    Em todas as outras versões sempre teve bateria, essa eu ainda não testei, mas é quase certo pois ele executa arquivos midi, e midi tem bateria, mas claro que o sintetizador dele supera em muito o que vc conhece por midi, rs.

Ver todos os comentários »