Avalie o desempenho de discos rígidos em tempo real com este aplicativo gratuito e fácil de usar

Por Equipe Baixaki

O HD Tune é um pequeno utilitário capaz de avaliar o desempenho de discos rígidos em tempo real. Diversos itens são avaliados, com dados ilustrados por gráficos em uma interface de fácil compreensão, permitindo o uso a qualquer usuário. Além dos dados e informações, o programa traz de quebra uma ferramenta para detectar clusters defeituosos no disco.

ANÁLISE COMPLETA

Avaliando o desempenho

Na primeira tela do programa, Benchmark, é onde são realizados os testes de desempenho. Basta selecionar qual o disco que será analisado, no alto da tela, e clicar sobre o botão Start para começar. Enquanto o programa avalia o seu HD, utilize o computador normalmente. Se preferir, minimize o HD Tune para a systray, barra de sistema ao lado do relógio, através do botão roxo, com uma seta para baixo no topo da janela.

Concluídos os testes, os dados obtidos são registrados na lateral direita do programa. Entre eles, você poderá conferir qual a velocidade máxima e mínima de transferência do seu HD. Muito útil para comparar dois discos rígidos e descobrir qual é o mais rápido.

Informações

A aba seguinte, Info, traz uma série de informações relevantes à compatibilidade e características do disco selecionado. A primeira delas é a respeito das estruturas de dados utilizadas, exibindo partições e sistemas de arquivos existentes. Logo abaixo, há uma lista de recursos, sendo aqueles que estiverem marcados, os suportados pelo seu disco rígido. Já na parte inferior, você pode conferir a todas as especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, tais como versão da firmware e capacidade real de armazenamento.

Confira se o seu HD está em forma!

Em Health você fica a par de como anda a saúde do HD. Assim como outros componentes do computador, diversos fatores, inclusive físicos, podem interferir no bom funcionamento do equipamento. Temperatura e taxa de erros de gravação são alguns dos itens que irá encontrar nesta aba.

Detectando erros

Esta ferramenta do HD Tune, localizada na aba Error Scan, assemelha-se ao famoso ScanDisk do Windows. Ele efetua um exame de superfície no disco em busca de clusters defeituosos. Caso algum seja encontrado, ele será sinalizado por um ponto vermelho e é altamente recomendado que você realize cópias de segurança dos seus arquivos. Se você ainda não possui um software para backups, clique aqui.

Pequeno e funcional

Enquanto ele é executado em segundo plano, a temperatura real do HD é exibida na systray, em graus Celsius, e caso atinja níveis críticos, alertas são emitidos imediatamente. O HD Tune é perfeito para quem quer analisar discos rígidos de maneira rápida e eficiente.



Importante

Antes de instalar o " HD Tune " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Renato Souza Lima Renato Souza Lima
    em 25/10/2011 às 07:28h
    versão: Pro 4.61 2

    HDD Regenerator - Recuperar Bad Block 17:20 Jeancjm Nenhum comentário É um excelente sistema de recuperação de HD(Hard Disk), com é possível recuperar setores defeituosos do HD de maneira simples mas não tão rápida. Se seu computador estiver muito lento, travando constantemente, um dos motivos pode ser Bad Block(Setores danificados do HD). Para saber se seu HD possui ou não BB(Bad Block) o mercado disponibiliza inúmeros softwares de análise, na minha opinião o melhor é o HD Tune que analisa e exibe setores defeituosos do HD. Caso após a análise seja confirmada a existência de BB recomendo utilizar o HDD Regenerator como já disse ele ira recuperar estes setores. HDD Regenerator ira fazer uma análise em seu HD e caso encontre BB ira corrigir estes setores, ele faz tudo sem perder os dados contidos em seu HD, não precisa formatar o HD e nem mesmo fazer Backup(cópia de Segurança) de seus arquivos. O HD Regeneretor trabalha com todos os formatos de arquivos, NTFS FAT32 e outros. Então fica a dica, caso tenha problemas com seu HD utilize este aplicativo e melhore significativamente o desempenho de seu computador. Infelizmente o HDD Regenerator não é um software free, podemos adquirir uma versão de teste gratuitamente no site do fabricante, ou até mesmo comprar a versão completa por $39.95

  • João Paulo Luciano Pereira João Paulo Luciano Pereira
    em 23/7/2011 às 09:57h
    versão: Pro 4.61 1

    Tenho 3 Hds Externos ( Sansung ) (250GB), (320GB), e (1000GB), Todos eles o programa acusa " Calibration Retry Count (warning) ", também este programa foi testado em dois modelos diferentes de notebooks ( SANSUNG ), lembrando que os dois notebooks são zerados e estão na caixa, ai na mesma loja que é de um amigo meu, testamos em um outro note que é da marca (HP) e não apresentou nenhuma falha, e que anteriormente testei no meu note também ( HP ) e não apareceram falhas, lembrando que os HDS da sansung e hp são do próprio note ou seja, nativo do note, por isso achei estranho e estou postando aqui o meu conhecimento e experiência. (Alguem sabe de outro programa para fazer diagnóstico de HD) se souberem comentem ai Obrigado a todos pela atêncão. até breve.

  • Nato Soares Nato Soares
    em 4/8/2010 às 18:30h
    versão: Pro 4.50 4

    Realmente faz manutenção de hard-disk "sim" e poderia ser free na minha opinião... Recomendo!

  • alex alex
    em 5/6/2010 às 16:22h
    versão: Pro 4.50 5

    e muinto bom bom mesmo em !!!

  • André Luís André Luís
    em 15/3/2010 às 16:26h
    versão: Pro 3.50 4

    Meu Check Disk do Windows tava da seguinte forma,ligava o PC e começava a verificação,quando chegava no quinto procedimento travava nos 63%,então fiquei super preocupado,então baixei o HD Tune e fiquei mais aliviado por na aba "Health" dizer que tudo estava OK no meu Disco,pois nessa aba mostra se tem algum problema no Hardware,então se tava tudo OK fiquei mais tranquilo. Aproveitei claro e verifiquei erros já que no Check Disk tava com problema,e foi o que eu esperava,achou 31 erros no Disco,pena que o programa apenas mostra os erros e não os corrige,mas como vi que tinha 31 erros resolvi usar o Check Disk mais uma vez e dessa oportunidade eu deixei até que saisse dos 63%,depois de uns 45 minutos passou dos 63% e finalizou numa boa a verificação,e claro corrigiu os 31 erros. O HD Tune é bom pelo fato de mostrar a saúde do Disco,mostrar se há erros,etc,seria muito melhor se além de mostrar os erros,ele corrigisse os mesmos assim como faz o Check Disk do Windows. É um bom programa,não merece nota máxima pelo justo fato de mostrar problemas mas não os corrigir (no caso de erros no disco),já a aba Health se ele mostrar algum problema aí não tem como o programa fazer nada por que ai seria problemas de Hardware,ate ai eu entendo,mas erros no Disco ele deveria corrigir e não apenas mostra-los.

  • ALEX NICOL ALEX NICOL
    em 6/3/2010 às 09:10h
    versão: Pro 3.50 5

    O programa realmente é mto bom.... Mas provavelmente muita gente está baixando ele pelo fato de seu HD SATA estar Muito Lento e com o audio Engasgando. Se o problema for este, antes de Usar o programa façam o seguinte... Basta Entrar no "Gerenciador de Dispositivos", "Controladores IDE ATA/ATAPI" e deletar "Canal IDE primário e secundário" e "Controlador de canal duplo padrão PIC-IDE", e tudo que tiver de contole IDE ATA/ATAPI. Reinicie, quando o windows iniciar, os drivers serão re-instalados e pedirá para reiniciar novamente, reinicie e pronto, ele estará normal, rápido que nem uma bala. Obs: Este problema geralmente Aparece e reaparece quando instalamos um segundo HD na mesma máquina. Mas com esta dica fik tranquilo.

  • julio cesar julio cesar
    em 1/11/2009 às 15:13h
    versão: Pro 3.50 5

    eu só queria saber como usar todas suas ferramentas

  • Kaká_Duailibe Kaká_Duailibe
    em 7/10/2009 às 23:46h
    versão: Pro 3.50 5

    esta ferramenta recuperou um hd que eu ia mandara para o lixo, usando a opção zero fill. é bom lembrar que tem que ir mais profundo para mexer com uma ferramentas dessas. parabens aos desenvolvedores.

  • Prisa Prisa
    em 8/3/2009 às 11:12h
    versão: Pro 3.50 5

    Recomendo Muito bom mesmo

  • Rick Sagashi Rick Sagashi
    em 14/6/2008 às 22:35h
    versão: 2.55 4

    Prós: A parte visual é ótima; reconhece também o FAT32 ao contrário de outro programa que saiu informando erro na partição toda... E outro programa que disse estar ótimo o HD que até o windows viu que tinha setor defeituoso!! Testa a superfície e demais mecanismos do HD! Muito bom!

    Contras: Não marca para o sistema os setores defeituosos que encontra, apenas mostra para o usuário! Não diferencia as partições do HD, considerando o tamanho total como uma partição, mas isto apenas para efeito de relatório! Poderia ser melhor se consertasse ou prevenisse alguma coisa, serve apenas como diagnóstico!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.219 segundos)