LibreOffice 4.2.3

LibreOffice

4.2.3
  • Em Português
  • Gratuito
  • 211,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 10/4/2014
  • The Document Foundation
Clique para baixar LibreOffice Clique para Baixar

Com suporte a extensões, está no ar a atualização do grande concorrente do Office

Por Douglas Ciriaco

LibreOffice é a outra alternativa gratuita e open source ao tradicional pacote Microsoft Office. Surgido a partir de um fork do OpenOffice, o LibreOffice traz soluções completas para edição de texto, criação de planilhas, apresentações de slides, desenhos, base de dados e ainda fórmulas matemáticas.

O pacote chega à uma nova versão trazendo novidades tímidas, mas que podem ser significativas para quem usa os aplicativos além do casual. São dezenas de novidades no LibreOffice 4.1, incluindo aí correções, aprimoramentos e, é claro, novas funções.

Ainda melhor

A nova versão do programa não trouxe grandes novidades — não por acaso ela ainda permanece na versão 4.x. De qualquer modo, diversos recursos foram aprimorados para deixar os aplicativos do LibreOffice ainda mais robustos, marcando posição em um mercado quase todo dominado pelo Microsoft Office.

As principais aplicações da suíte, Writer, Calc, Draw e Impress, agora suporta fontes embutidas, tornando mais simples a utilização de novas famílias de fontes aos documentos que você cria.

LibreOffice

Mais compatível com o Microsoft Office

Outra novidade presente no LibreOffice é uma maior compatibilidade com detalhes de formatação presentes em documentos criados no Office da Microsoft. Agora, certos elementos configurados no Office não sofrerão alteração ao documento ser aberto no LibreOffice, dando menos problema para o usuário.

Extensões

Uma grande novidade da nova versão é o suporte para extensões, algo já existente no OpenOffice. Agora, acessando a central de complementos do LibreOffice, você vê uma série de opções e pode usar qualquer uma delas para aprimorar ainda mais alguma característica dos programas, bem como para adicionar novas funções.

Leia mais sobre cada aplicativo presente no pacote:

Writer

LibreOffice

Correspondente ao Microsoft Word, o Writer possui inúmeros recursos para a criação e edição de textos, não ficando atrás em quase nada de seu principal concorrente. O programa possui um visual simples, com as barras de ferramentas claras e intuitivas, facilitando a vida de qualquer pessoa.

Suas funções vão desde editar e criar um simples texto até a inserir imagens — com suporte para tabelas, gráficos, desenhos, filmes, sons e mais. Ele possibilita a criação de sumários, cabeçalhos, rodapés e notas, quadros, campos automáticos, paginação etc. Você também pode criar envelopes e etiquetas facilmente, apenas informando as dimensões desejadas.

O Writer do LibreOffice suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.

Calc

LibreOffice

Equivalente ao Microsoft Excel, o Calc também é uma ótima opção para quem quer algo simples porém eficiente e útil para criar planilhas e tabelas, inserir fórmulas, gráficos, somas, divisões, subtrações, multiplicações — enfim, fórmulas matemáticas em geral para poupar tempo e ganhar precisão na hora de gerenciar valores.

Com este utilitário, é possível também formatar células, e o programa possui alguns atalhos interessantes logo na barra de ferramentas para essa função. Como é comum em todos os programas desta suíte, o Calc é dono de um visual agradável, que fará com que quem já tenha usado qualquer outro pacote de aplicativos se sentir em casa.

O Calc suporta os seguintes formatos: ODS, OTS, SXC, STC, DIF, DBF, XLS (Excel), XLSX (Excel 2007), SLT, SDC, VOR, SLK, CSV, HTML, XML, PXL e UOS.

Impress

LibreOffice

Programa correspondente ao Microsoft PowerPoint, o Impress é simples e também dono de recursos avançados, que permitem a qualquer um adicionar plano de fundo, animações, imagens e tudo o que um bom editor de apresentações de slides deve ser capaz para possibilitar a criação de um material dinâmico e de qualidade.

O software possui diversos modelos de slides para serem editados e utilizados por quem necessita de algo rápido para organizar sua apresentação. Ele conta com ferramentas para alinhamento, para adicionar cor, link, gráficos e várias outras que o capacitam como um aplicativo completo.

O Impress suporta os seguintes formatos: ODP, OTP, SXI, STI, PPT (PowerPoint), PPTX (PowerPoint 2007), POT, SXD, DAS, SDD, VOR, UOP e ODG.

Base

LibreOffice

Semelhante ao Microsoft Access, o Base permite a criação e a manipulação de banco de dados de maneira simples e eficaz. Além da criação, com este aplicativo também será possível editar e alterar os dados, executar ordenações, visualizar subconjuntos, gerar relatórios de diversos formatos com um assistente existente dentro do programa apenas para isso. Suporta somente o formato ODB.

Draw

LibreOffice

Diferentemente do Microsoft Office, o LibreOffice possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw. No entanto, o Draw é gratuito e tem grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes e sons.

Ele oferece ainda recursos para incrementar suas criações com sombras, transparências, cores, degradês, hachuras e até mesmo texturas. Depois de concluída, sua criação pode ser exportada para diversos formatos de arquivos de imagem, bem como para SWF, formato de arquivos Flash.

O Draw programa suporta os seguintes formatos: ODG, OTG, SXD, STD, DAS, VOR, SDD e PDF.

Math

LibreOffice

Equivalente ao Microsoft Equation Editor, o Math serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira nada complicada, com um menu pelo qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada para então digitar o valor desejado para aquele fator. Ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para esse tipo de atividade.

Entenda um pouco da história do LibreOffice

O OpenOffice.org era um projeto fundado e mantido pela Sun Microsystems. Depois de 10 anos de muito sucesso, a comunidade da suíte de aplicativos resolveu criar uma fundação independente para mantê-lo. A justificativa é que, desde que a Oracle adquiriu a Sun — e consequentemente o OpenOffice —, o projeto foi deixado de lado.

Assim é criada a The Documento Foundation, uma organização independente e que conta com o apoio de grandes empresas do ramo de tecnologia da informação e desenvolvimento de software livre, como Canonical (responsável pelo Ubuntu), Red Hat, Google, Novell e Open Source Initiative.

A nova organização apoia o ODF (Open Document Format), o formato aberto de documentos que já era trabalhado com o OpenOffice e com outras várias suítes de aplicativos para escritório. A mudança de nome para LibreOffice se deu devido ao fato de que a Oracle detém os direitos sobre o nome OpenOffice.org.

Os usuários do BrOffice.org, uma suíte brasileira baseada no OpenOffice, não precisam se preocupar quanto ao nome, pois a BrOffice.org — Projeto Brasil é independente da Oracle/Sun e já faz parte da The Document Foundation. Isso significa que o nome da suíte permanecerá o mesmo.

No mundo do software livre chama-se esta nova fundação de fork (bifurcação, ou seja, quando um grupo deixa um projeto para criar outro baseado no antigo). A The Document Foundation espera que a Oracle ceda os direitos sobre o nome “OpenOffice.org” para que possa ser usado no novo projeto que, na verdade, segue a mesma linha.

Você encontra mais informações no comunicado oficial do BrOffice sobre o LibreOffice.


Importante

Antes de instalar o " LibreOffice " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o LibreOffice e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A cada nova atualização o LibreOffice está se mostrando mais capaz de concorrer com os outros grandes nomes do mercado, como o Microsoft Office e o próprio OpenOffice. As novidades dessa nova versão são poucas, o que pode frustrar um pouco os usuários, mas garantem ferramentas em melhor funcionamento, algo sempre positivo.

Na interface não há qualquer novidade, nem mesmo na quantidade de aplicativos. Assim sendo, a avaliação fica por conta da estabilidade dos programas, que continua boa e não deve apresentar falhas durante a sua utilização.

A manipulação de cada recurso oferecido por este pacote também não é algo complicado, especialmente pelo fato de ele estar totalmente traduzido para português. Assim, basta navegar por seus vários menus e usar os inúmeros botões espalhados por suas barras de ferramentas para descobrir tudo o que pode ser feito por aqui.

Sem a menor sombra de dúvidas, quem procura uma alternativa gratuita e de qualidade ao Microsoft Office tem no LibreOffice uma das melhores opções disponíveis atualmente.

ImportantePrós
  • Variedade de aplicativos
  • Gratuito
  • Recursos avançados
ImportanteContras
  • Nada encontrado

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Jose Flavio Souza Jose Flavio Souza
    em 14/4/2014 às 17:59h
    versão: 4.2.3 5

    excelente.

  • reginaldown reginaldown
    em 3/4/2014 às 17:04h
    versão: 4.2.3.1 5

    muito bom esse programa rapido e fácil de usar, ainda é melhor que meu office oficial pelo menos não trava!

  • Jonas Jonas
    em 20/3/2014 às 20:05h
    versão: 4.2.3.1 4

    Excelente programa, é uma pena que exista Microsoft Office... Por suas funções poderia ser facilmente o office padrão de qualquer empresa e ainda é gratuito.

  • versão: 4.2.3.1 5

    Ótimo, tudo d bm, o melhor do mercado.

  • JHORGHEUS JHORGHEUS
    em 20/3/2014 às 15:06h
    versão: 4.2.3.1 5

    Já uso o libreoffice a mais d ano, não troco, melhor q o da ms, ótimo.

  • Eliedson Cabral Eliedson Cabral
    em 29/1/2014 às 01:29h
    versão: 4.1.4 4

    o libre Office e um ótimo programa um dos melhores que ja vi porem tem uma erro que acredito que eles irao resolver quando inserimos uma figura em seu editor de texto as vezes a figura desaparece e não aparece no texto

  • Gaspar Oliveto Gaspar Oliveto
    em 26/1/2014 às 17:50h
    versão: 4.1.4 5

    Prefiro o Libre ao Open, mas ambos são melhores que o Word, o editor ortográfico e gramatical, está ao mesmo nível do corrente pago, sem contar que muito antes dele o CoGrOO já esta equipado com as regras do Novo Acordo Ortográfico. O concorrente, oferece uma organização de menus, digamos, mais bonitinha, mas na prática não é pratico, a forma mais tradicional do Libre tem melhor organização de assuntos, o mesmo com as caixas de ferramentas.

  • Pablo Soares Pablo Soares
    em 22/1/2014 às 01:24h
    versão: 4.1.4 4

    O programa é bom, mas o da Microsoft é mais bonito e mais leve, além de ser mais descomplicado usar suas ferramentas e ser mais intuitivo, fora isso, é muito bom e faz mais de 1 ano que o uso.

  • Pâmella Serafim Pâmella Serafim
    em 20/1/2014 às 15:08h
    versão: 4.1.4 5

    ótimo programa, super rápido e sem dificuldades, recomendo a todos do Baixaki!!!

  • *emy* *emy*
    em 17/1/2014 às 20:21h
    versão: 4.1.4 5

    tava enrolada procurando, um programa pra fazer alguns trabalhos, vi as opiniões e resolvi ariscar resultado não me arrependi,total indico super fácil de usar :D

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(11.152 segundos)