Microsoft Office 2013 Home Premium Preview

Microsoft Office 2013

Home Premium Preview

Office 2013: nova geração da suíte da Microsoft chega repleta de novidades e melhorias



O Office é sem dúvida o pacote de ferramentas para escritório mais usado no mundo. Os recursos poderosos, a interface que enche os olhos de qualquer pessoa e a facilidade de uso fizeram desse produto da Microsoft um sucesso de vendas em diversas plataformas.

A nova geração desta suíte de programas acaba de ser anunciada durante um evento realizado em São Francisco, nos EUA.

Entre as novidades apresentadas pelo CEO da empresa de Redmond, estão a integração com o SkyDrive, o suporte completo para o Windows 8 e a compatibilidade com equipamentos que possuem tela sensível ao toque.

Além disso, a nova versão do Office conta com mecanismos que o tornam um verdadeiro serviço online, como a comunicação via Skype e a possibilidade de sincronizar documentos e informações de configuração na nuvem. Os softwares oferecidos continuam os mesmos: Word, PowerPoint, Excel, Outlook, OneNote, Access e Publisher.

Como baixar

Para baixar o Microsoft Office 2013, você precisa ter uma conta nos serviços da Microsoft. Ao clicar no botão “Clique para Baixar”, você é redirecionado para a página de divulgação da suíte. Nela, é preciso clicar em “Sign up” e selecionar a opção “Try now” no popup apresentado.

Feito isso, você visualiza duas opções: criar a sua conta ou realizar o login de um perfil já existente. Após informar os seus dados de acesso, uma nova página é exibida, oferecendo um botão chamado “Install” – o qual realiza o download do gerenciador de implementação do Office 2013.

A expectativa da Microsoft

Ao que parece, a  Microsoft está depositando uma grande expectativa na nova versão do Office. A suíte foi apresentada como uma ferramenta para todos os tipos de pessoas – desde aquelas que trabalham em casa, bem como estudantes e até grandes empresas.

O Office 2013 é a primeira edição a ser considerada como um serviço, e não um mero pacote de aplicativos. Steve Ballmer afirma que este é o Office mais ambicioso já lançado. Chegou a hora de você conhecer tudo o que ele tem a oferecer.

Interface com sutis mudanças

Como era de se esperar, as primeiras mudanças percebidas no Microsoft Office 2013 são alterações em sua interface – embora elas sejam mais sutis do que se imaginava. Toda a estrutura de menus e recursos é a mesma que foi apresentada pela Ribbon no Office 2010.

As alterações ficam por conta das letras em caixa alta e sem perspectivas de profundidade dos menus superiores, a coloração azul da Barra de Status no inferior da janela e a aplicação de planos de fundo (estão disponíveis seis modelos diferentes).

Além disso, os efeitos de seleção, redimensionamento e digitação e as transições de telas ganharam características que passam a sensação de que você está utilizando um aparelho com tela sensível ao toque, mesmo estando no PC – algo que mostra a intenção de aproximação com o visual do Windows 8.

No canto superior direito da tela, você tem a sua disposição um ícone com a foto do seu perfil nos serviços da Microsoft. Por meio desse botão, é possível acessar as configurações da sua conta.

Na nuvem

O maior destaque do Microsoft Office 2013, que foi extremamente enfatizado em sua apresentação, é a sua integração com o Windows Live SkyDrive – o serviço online da Microsoft para armazenar arquivos.

Isso significa que você é capaz de armazenar e compartilhar seus documentos, planilhas, apresentações e emails, por exemplo, diretamente na sua conta dessa ferramenta de computação na nuvem.

Mais do que isso, graças à integração do SkyDrive com o Microsoft Office Online, você pode editar esses conteúdos diretamente do seu navegador, sem precisar instalar nada.

Com toda essa integração é possível acessar os conteúdos enviados para o SkyDrive de outros computadores, tablets e até smartphones. O Office 2013 também é capaz de sincronizar suas configurações e personalizações. Isso resulta em maior praticidade e comodidade para você usar a suíte em diferentes lugares.

Na onda do touchscreen e do Windows 8

Outra característica que era muito aguardada – e praticamente certa – é a compatibilidade do Office 2013 com aparelhos que têm tela sensível ao toque, seguindo os esforços da Microsoft em dominar o mercado de tablets.

Todos os aplicativos oferecidos no pacote possuem funcionalidades que otimizam a sua interação com o simples contato dos seus dedos no display. Por exemplo, a aproximação e a ampliação do zoom podem ser feitas com movimentos de “pinças” e um toque na tela pode expandir as opções do menu de configuração.

O Office 2013 também oferece total suporte para o Windows 8 (incluindo a versão RT e o Windows Phone 8). Prova disso são os inúmeros aspectos da interface Metro presentes nas suas janelas e ferramentas e a disponibilização do modo de tela cheia.

Conversando enquanto digita

A integração do Microsoft Office 2013 com o Skype é mais uma função bem interessante. Isso porque enquanto você está editando um documento pode facilmente entrar em contato com alguém que possa ajudá-lo a tirar alguma dúvida. Os seus contatos no mensageiro instantâneo ficam sempre ao seu alcance para que sejam realizadas ligações, bate-papos, videochamadas, entre outros.

Mais novidades

As novidades do Office 2013 não acabam aí. A suíte ainda apresenta alterações no visual e interatividade das anotações realizadas nos arquivos editados por seus programas, novos modelos (também conhecidos como templates) e um mecanismo para o gerenciamento de versões dos seus documentos – permitindo que você recupere o conteúdo de um arquivo que já teve modificações salvas.

Quando o assunto é segurança, a nova edição do pacote da Microsoft traz recursos para a proteção de documentos por meio de criptografia e adição de assinatura digital e a inspeção de conteúdos para verificar se existe alguma informação pessoal e se o arquivo é compatível com outras versões da suíte.

Office 365

O Microsoft Office 2013 possui edições que atendem as necessidades de usuários comuns e até de grandes empresas. Para complementar essas versões, a suíte também funcionará em uma plataforma chamada Office 365.

Essa modalidade de uso consiste basicamente em uma assinatura da edição que mais atende às suas necessidades, efetuando pagamentos mensais em vez da compra de uma licença única e vitalícia.

Em teoria, os programas terão um preço mais acessível, já que você pagaria uma mensalidade que varia de acordo com a versão escolhida. Com isso, a empresa espera combater a pirataria de seus produtos. O Office 365 deverá ter quatro edições: Home Premium, Small Business Premium, Pro Plus e Enterprise.

Imagens do Microsoft Office 2013

Prós
  • Interface organizada e atraente
  • Integração com o SkyDrive
  • Suporte para comunicação via Skype
  • Funcionalidade intuitiva
  • Novos mecanismos de segurança

Nossa opinião sobre o Microsoft Office 2013:

O Microsoft Office 2013 trouxe melhorias interessantes, embora elas não sejam surpreendentes. Muitas das novidades apresentadas eram mais do que esperadas, já que a empresa de Redmond não esconde a sua intenção de convergir todos os seus produtos para o Windows 8 e aparelhos com telas sensíveis ao toque.

A interface dos programas oferecidos não teve alterações significativas em sua estrutura, tendo somente sutis modificações em sua aparência – com muitos elementos que claramente fazem menção à interface Metro.

Contudo, ela continua sendo bastante organizada e atraente. Quem já utiliza o Office 2010, com certeza, não terá dificuldade para se adaptar aos recursos oferecidos por esta nova edição. Assim, a funcionalidade dos softwares presentes na suíte é bastante intuitiva.

Sem dúvida, a integração do Office 2013 com o SkyDrive é o maior destaque deste pacote da Microsoft. A possibilidade de sincronizar documentos, configurações e preferências é algo essencial em um mundo em que cada vez mais acessamos conteúdos de diferentes lugares.

Com essa novidade, você será capaz de acessar planilhas, apresentações e documentos tanto do seu PC de casa como do seu computador no trabalho ou do seu tablet. Tudo de uma forma bastante simples e prática. Finalmente, o Office fornecerá ferramentas que concorrem com a dupla Google Drive e Docs.

Outra interessante característica implementada é o suporte para o comunicação via Skype, permitindo que você tire dúvidas, consiga sugestões e dicas diretamente com seus contatos do mensageiro. É mais um esforço da Microsoft em facilitar a sua interação pela internet.

Além disso, a adoção de novos mecanismos de segurança possibilita que você compartilhe e armazene seus documentos na nuvem com maior tranquilidade, assegurando que suas informações não serão perdidas ou não caíam em mãos de pessoas mal-intencionadas.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • ERICK ERICK   em 18/4/2014 - versão: Home Premium Preview

    Para mim é o melhor de todos os tempos. Ficou muito mais simples, rápido e eficiente. Se você tem um pc bom, não deixe de te-lô a mão.

  • Arthur Vasconcelos Arthur Vasconcelos   em 14/2/2014 - versão: Home Premium Preview

    Comprei o Office porque as atrações são fantásticas e quando funciona cumpre o prometido, tirando o bug de carregamento no skydrive. O problema é justamente esse: quando funciona. Pode ou não funcionar. E os técnicos vão te enrolar até a morte, educadamente, claro. Simplesmente eu comprei pra instalar em dois computadores, posso instalar até em cinco, instalei em um e funcionou, quando fui instalar em outro, não instala de jeito nenhum. E não encontrei ninguém pra resolver. Já estou nisso a há um mÊs e nada. Nem sei o que fazer. Se, você comprar e funcionar que sorte!

  • Thiago Thiago   em 17/11/2013 - versão: Home Premium Preview

    Adorei o Office 2013! Não precisa nem dizer que o visual ficou muito mais agradável, mais limpo e enxuto. Com relação ao desempenho, acreditem ou não, comparada ao anterior 2010, a atual é bem mais leve, pelo menos na minha máquina. Porém, parece que o povo insiste em reclamar, mas, como crianças, só ligam para o visual e não procuram se adaptar! Infelizmente é um indício da "Síndrome de Gabriela".

  • thiago thiago   em 3/10/2013 - versão: Home Premium Preview

    a Microsoft está acertando (Denovo) a interface é simples e mais moderna, nao cansa a vista, tanto pra touchscreen ou para mouse, ele funciona bem melhor que o office 2010, pq a versão anterior era um pouco lento, ja essa está estavel, nao tem atrasso na letras e está perfeitamente bem :)

  • Marcos Manoel Alves da Silva Marcos Manoel Alves da Silva   em 27/9/2013 - versão: Home Premium Preview

    Essas interfaces novas dos softwares da Microsoft estão cada piores!!

  • David David   em 23/8/2013 - versão: Home Premium Preview

    Alguém pode me informar qual é o preço deste pacote office?

  • Adejane Adejane   em 28/7/2013 - versão: Home Premium Preview

    Muito perfeito meu deus !!!!

  • Ednan Ednan   em 19/7/2013 - versão: Home Premium Preview

    Apesar de eu ter voltado para o Windows 7 por não estar contente com algumas coisas do Windows 8, estarei usando esse Office (que tem o novo visual do Windows) O que importa mesmo são as novidades dele :)

  • Álcio Britto Álcio Britto   em 9/7/2013 - versão: Home Premium Preview

    O Microsoft 2013 é um ótimo programa, manteve a qualidade da versão 2010 e criou aprimoramentos que devem ser festejados. Porém é inequívoco que seu visual esbranquiçado causa cansaço visual, lacrimejamento em pessoas com percepção óptica mais sensível. A versão 2010 é mais agradável principalmente com tema azul e por possuir contraste melhor de menus e caixas de ferramentas. A Microsoft deveria priorizar a disponibilização de novos temas que agradem a todos.

  • Gean Gean   em 22/5/2013 - versão: Home Premium Preview

    Nossa parece que estou escrevendo no leite BRANCO HORRIVEL,meus olhos ate lacrimejavam de ficar olhando pra tela.

Ver todos os comentários »