MiniTool Partition Wizard Free Edition 9.0

MiniTool Partition Wizard

Free Edition 9.0
  • Gratuito
  • 30,40 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 15/1/2015
  • Partition Wizard Team
  • Baixar
    Gratuito

Particione o HD e mantenha seu disco sempre em ordem com este aplicativo gratuito

Por Fabio Roberto Machado Jordão
Publicidade

MiniTool Partition Wizard é um programa que serve para você fazer uma administração completa das partições do seu disco rígido.

Ele permite criar, formatar, converter, agrupar e até mesmo excluir setores existentes na máquina, tornando possível organizar o seu espaço de maneira mais eficiente.

Assim, pode ser uma boa opção tanto para quem precisa criar uma nova partição quanto para quem tem várias delas montadas e não consegue modificá-las diretamente no sistema operacional. O programa oferece uma interface inteiramente gráfica e a possibilidade de executar os processos de maneira guiada, facilitando o seu uso mesmo para quem não tem muita experiência no assunto.

Organizando o espaço

Todos sabem que manter o computador bem organizado é essencial para o seu bom funcionamento. As partições representam uma alternativa para dividir o espaço do seu HD em porções, permitindo, por exemplo, separar sistemas operacionais de documentos. Criar uma unidade única para o Windows faz com que o computador acesse com maior velocidade os principais programas e os centraliza num mesmo setor do disco.

Tela principal do aplicativo

As partições também podem ser empregadas como setores para backup e para arquivos de recuperação, tornando uma possível recuperação do computador muito mais fácil. Entretanto, criar ou gerenciar um desses setores nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, é sempre interessante poder contar com um programa como o MiniTool Partition Wizard para ajudá-lo com a tarefa.

Com ele, você pode tanto montar novos setores quanto ajustar aqueles que já estão presentes no seu disco, algo que pode ser interessante para colocar um fim em itens com pouco espaço e fazer uma organização geral no disco rígido.

Começando as operações

Ainda que a interface do aplicativo possa parecer um pouco complexa, o seu uso em si é mais simples do que você imagina. Observe que ao abrir a tela central do aplicativo ele já faz imediatamente uma análise dos setores presentes no seu computador, os exibindo na lateral direita da tela, com as suas respectivas informações.

Uma série de operações disponíveis

No lado esquerdo estão as opções do aplicativo, separadas em categorias para facilitar o seu uso. Além disso, sempre que você selecionar um dos espaços do disco, as principais operações disponíveis para ele também são mostradas na forma de botão na parte superior da interface. Para montar uma nova partição, comece localizado o espaço que não esteja alocado.

Em seguida, basta clicar no botão “Create” e seguir os passos necessários para completar a tarefa. Com relação aos setores já existentes, estão disponíveis as opções de mover, redimensionar, agrupar, excluir, formatar, copiar, atribuir um nome e visualizar as suas informações, entre outras. Além disso, o aplicativo também traz a possibilidade de você recuperar uma partição corrompida.

Formatando uma partição

Outra função muito interessante, especialmente para quem deseja separar o sistema operacional dos demais arquivos, é a “Migrate OS to SSD/HD Wizard”. Essa opção realiza exatamente essa tarefa, porém, para aplicá-la, é preciso que você possua um segundo disco rígido ou SSD instalado na sua máquina.

Independente da opção escolhida, ao selecioná-la, um sistema passo a passo é inicializado para a execução em etapas do processo. A duração dos procedimentos varia conforme o item, e eles podem ocupar até um período longo de tempo, conforme as especificações indicadas.

Algumas considerações importantes

Quando você está montando partições, por mais que o programa procure fazer tudo de maneira segura, é importante ter em mente que nem sempre o processo pode sair conforme o esperado. Assim, é essencial fazer um backup dos seus arquivos, para que os seus dados não sejam perdidos no caso de haver algum problema.

Informações

Outro aviso básico é que a formatação de uma partição remove todo o conteúdo dela. Assim, certifique-se de que não há arquivos importantes no setor ou que tudo já esteja devidamente armazenado em outro dispositivo. Quando o programa concluir um processo, pode ser necessário reiniciar o seu computador para que a alteração passe a ter efeito.




Importante

Antes de instalar o " MiniTool Partition Wizard " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o MiniTool Partition Wizard e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

MiniTool Partition Wizard é uma ferramenta bem completa para quem está precisando fazer uma reforma geral no seu disco rígido, especialmente no que diz respeito às partições. Isso porque ele permite não somente criar novos setores, mas, também, realizar operações gerais com aqueles já existentes no seu HD.

Dessa forma, você pode resolver o problema de ter muitas partições vazias que já estavam no seu disco rígido ou até mesmo montar uma delas apenas para o seu sistema operacional. Inclusive, com relação a essa última tarefa, o programa busca facilitar ainda mais o processo, oferecendo uma função para fazer a transição dos arquivos do SO para um segundo HD ou SSD.

Todos os procedimentos são efetuados a partir de uma interface gráfica e em processos inteiramente guiados. Assim, o operador precisa apenas escolher os parâmetros que ele deseja entre as opções disponíveis em cada processo. Ainda assim, como você está mexendo com alocação de espaço, é sempre interessante ter certo conhecimento sobre o assunto para evitar problemas posteriores.

Como mencionado, fazer um backup completo de todos os documentos presentes no computador é necessário, para evitar o risco de perder algum item caso nem tudo saia conforme o esperado. Da mesma forma, lembre-se que uma formatação ou uma exclusão de partições também gera a perda do conteúdo.

Processos rápidos

As operações são relativamente rápidas, com exceção da criação de uma nova partição, que toma um pouco mais de tempo. No entanto, essa característica pode variar um pouco conforme o tamanho do seu disco rígido e do setor no qual as alterações serão realizadas. Da mesma forma, será necessário reiniciar o seu computador após completar algum procedimento.

Devido ao fato de o programa ser de uso relativamente simples e estar recheado de recursos, certamente ele é uma ótima opção para gerenciar partições no Windows.

ImportantePrós
  • Permite redimensionar partição sem perder dados
  • Fornece informações precisas
  • Rápido e intuitivo
  • Interface elegante e organizada
ImportanteContras
  • Modo de explorar partições não permite alterar o conteúdo
  • Para alterar algumas opções é necessário reiniciar o computador

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • jkbyte jkbyte
    em 15/1/2015 às 19:17h
    versão: Free Edition 9.0 5

    Programa completo para gerenciar partições e recuperar partições e HDs com bads usando a opção de zerar HDs até 7 vezes. De todos que testei, este é o melhor.

  • Max_Downloader Max_Downloader
    em 13/11/2014 às 11:15h
    versão: 8.1.1 4

    Este programa me recuperou um pendrive de 32 GB da Sandisk, cuja partição estava no temido formato RAW. Através da opção "partition recovery", ele recuperou a partição perdida, em FAT32, com 100% dos meus arquivos.

  • Renato Ounishi de Medeiros Renato Ounishi de Medeiros
    em 30/7/2013 às 19:37h
    versão: 8.0 5

    Muito bom esse programa! Antes pensava que só utilizava o Partition Magic, quando usei esse programa, adotei como número 1!

  • Alessandro M Boncsidai Alessandro M Boncsidai
    em 18/11/2012 às 10:42h
    versão: 7.6.1 5

    Eu tenho 12 partições nos 4 teras de HD (4 de 1T). Fiz redimensionamento em 5 dessas partições, inclusive o do diretório principal, com 5 aplicativos rodando tudo ao mesmo tempo. Em 10 min. ele resolveu tudo, não deletou nada, nenhum dos 5 programas foi fechado ou sofreu algo e nenhum programa foi danificado... ou seja, programinha danado de bom! :-)

  • GEAN CARLOS BEZERRA ALVES GEAN CARLOS BEZERRA ALVES
    em 25/9/2012 às 10:06h
    versão: 7.6 5

    Testei vários outros, e Nada. Esse cumpriu com precisão o que prometeu e o melhor, é free.

  • Reizen Endler Reizen Endler
    em 15/9/2012 às 17:56h
    versão: 7.6 5

    Eu tenho um HD de 80GB estava com duas partições de aproximadamente 40GB com esse programa espetacular consegui passar 5 GB da partição D: para a C: sem a necessidade de formatar simplesmente perfeito XD

  • kleber kleber
    em 3/7/2012 às 00:21h
    versão: 7.5 5

    muito 10, programa simples, leve e de muita serventia galera, podem baixar tranquilo, vale a pena

  • lupicinio Castro lupicinio Castro
    em 3/4/2012 às 12:01h
    versão: 7.1 1

    Esse softwre está prometendo fazer alterações na partição de Sistemas de Seridores mais não faz nada.

  • mailson mailson
    em 28/3/2012 às 10:13h
    versão: 7.1 5

    Excelente programa do gênero, se não for o melhor. Sua interface é muito simples, o que torna fácil a manipulação ate mesmo para usuários leigos, mas tome cuidado ao mexer com partições pois tal operação requer sempre uma atenção e conhecimentos prévios, para que depois você não venha colocar a culpa no software.

  • Julio Julio
    em 4/3/2012 às 18:04h
    versão: 7.1 1

    pra quem vai executar tarefas básicas com o computador, tudo bem, mas qualquer manobra que seja um pouquinho mais complexa, o software fique solicitando que você compre a versão profissional!!! pura perca de tempo!!! quem procura um particionador gratuíto que rode em winXP e win7 e que realize tarefas avanças, baixe aqui no baixaki mesmo o EASEUS Partition Master Home Edition 9.1.0.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)