Monografando 1.0

Monografando

1.0 Em Português

Deixe a sua monografia ou TCC dentro das normas da ABNT de modo muito mais rápido e prático



Monografando é um software criado para facilitar a vida de quem está fazendo o seu trabalho de conclusão de curso ou a sua monografia. Ele divide o projeto e coloca todas as páginas nas normas da ABNT.

A interface é semelhante às usadas nos programas Windows e você pode escolher entre várias opções de trabalho. O programa é separado em cinco áreas, e as páginas que necessitam de um complemento apresentam instrução, dicas e conselhos.

Como Funciona?

Quando o Monografando é iniciado, a primeira área é a “Arquivo”. Nela, você precisa colocar os dados sobre o seu trabalho, como o título, orientador e o nome dos integrantes do grupo. Essa área vai formar a capa e a folha de rosto da monografia.

Em seguida, você encontra a divisão chamada de “Capítulos”. Como o próprio nome já diz, você vai colocar todo o desenvolvimento do seu projeto nessa parte do programa. É possível incluir subtítulos, citações, imagens e tabelas. Também há como negritar ou colocar o texto em itálico.

Há uma parte reservada para escrever o seu resumo. Nela, há um limite de caracteres e você já pode colocar as palavras-chave do trabalho. Embora haja um campo para o resumo em um segundo idioma, o programa não traduz o que você escreveu.

Na área “Outros”, você pode escrever a sua dedicatória, os seus agradecimento e a epígrafe. Além disso, as suas referências são feitas pelo próprio programa, basta preencher todas as áreas solicitadas.

Quando o seu projeto estiver terminado, basta ir à área “Arquivos” e clicar na opção “Gerar”. O trabalho vai ser montado na ordem certa e pode ser gerado em dois tipos de arquivo: DOC e PDF.

Imagens do Monografando

Prós
  • Interface limpa
  • Conteúdo bem organizado
  • Fácil de usar
  • Opções de trabalho eficientes
Contras
  • Ausência da divisão de páginas

Nossa opinião sobre o Monografando:

Sem sombra de dúvidas, o Monografando é um programa que vai agilizar o trabalho de quem está prestes a se formar, independente de qual a graduação. As suas diversas opções de trabalho tornam o processo de escrita bem mais rápido e simples.

Além disso, ele formata tudo o que foi escrito dentro das normas da ABNT e na ordem correta (da introdução à conclusão), sem precisar de qualquer tipo de indicação. Isso torna o programa muito fácil de ser usado, pois só é preciso preencher os campos em branco.

A sua interface é limpa e bem organizada, parecida com as que são usadas pela Windows. As cinco áreas — que acabam por dividir o projeto também — orientam de maneira eficiente o estudante, de modo que ele não se perca e possa pensar em uma parte de cada vez.

Contudo, na parte em que o desenvolvimento é escrito, não há divisões de página, o que pode confundir a pessoa. Mesmo assim, esse é um defeito muito pequeno, se comparado com toda a facilidade proporcionada pelo software.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • FinalizartABNT FinalizartABNT   em 4/8/2014 - versão: 1.0

    Utilizar esse programa certamente é mais trabalhoso e não substitui uma boa revisão/formatação. A dica é sempre contar com um profissional qualificado para fazer a última revisão e a formatação do texto. Não se trata apenas de espaçamento, fonte, paginação, ordem de citações, trata-se da revisão final de um trabalho que irá traduzir o conhecimento adquirido durante o Curso inteiro, por isso vale a pena investir um pouco para garantir a qualidade.

  • Eduardo Vinícius Eduardo Vinícius   em 1/8/2014 - versão: 1.0

    Eu utilizei para a produção do meu TCC, ele separa por conteúdo, oferece campos para cadastrar as referências bibliográficas, enfim, o programa facilita fazer os ajuste da ABNT, é excelente para poupar seu tempo, mas comigo ao gerar um documento de texto para impressão ele travava e parava de funcionar, então eu tive que retirar todas as imagens,e eram várias, exportar para arquivo de texto e depois inserir as imagens. Minha dica é: Use-o, mas sempre tenha back-ups, se possível salve o conteúdo do trabalho em outros softweres e teste com frequência é possível exportar e imprimir sem problemas. Se eu tivesse pago eu diria que é produto falho, mas como é gratuito, digo que ele é excelente, mas tenha cuidado ao usar!

  • Marcos Viana Marcos Viana   em 5/10/2013 - versão: 1.0

    Pra quem faz várias citações ao longo do tempo o programa se torna inviável

  • Eliedson Cabral Eliedson Cabral   em 30/4/2013 - versão: 1.0

    olha o programa e muito bom porem tem algumas coisas que precisa ser melhorada como na parte de tabelas. se você precisar modificar a capa e contracapa não pode. alem de só gera o arquivo se você colocar o resumo. o que impede de você mostra ao seu orientador o como a primeira avaliação de muitas faculdades que exigem parte da monografia. A credito que por ser beta eles iram corrigir estes problemas

  • Helo Cor Guer Helo Cor Guer   em 30/3/2013 - versão: 1.0

    Já tinha normalizado a parte que está pronta do meu TCC e pensei em usar o programa para continuar o restante. Mas ao passar o que já tinha feito, senti algumas dificuldade em relação a referências: 1 - o programa não permite adição de capítulos 2- os campos exigidos para legislação são incompatíveis Como faço várias citações ao longo do texto, ficou inviável utilizar o programa (por causa das referências)

  • Rodrigo Francisco Sacht Rodrigo Francisco Sacht   em 21/9/2012 - versão: 1.0

    A idéia não é ruim, porém digitei meu TCC e perdi tudo. Disse que o arquivo .mom estava corrompido. Aconteceu igual com meu amigo. Fiz no word mesmo.

  • EWERTON SIQUEIRA MEDEIROS EWERTON SIQUEIRA MEDEIROS   em 21/6/2012 - versão: 1.0

    Programa excelente, agiliza muito a vida dos universitários e o melhor, mantém tudo nos padrões exigidos pelas instituições de ensino. Parabéns aos desenvolvedores.

  • Laercio Laercio   em 17/6/2012 - versão: 1.0

    O programa é muito bom - RECOMENDO. Para melhorar e ajudar o desenvolvedor, tenho algumas sugestões, sendo: - Criar um link dentro do programa para formatar o texto (centralizar,justificar,etc). - O espaço do abstrat deveria ser automático, conforme você colocasse o resumo, automaticamente já traduziria na linguagem escolhida, isso deveria servir também para as palavras chaves. - Também deveria ter um sistema de correção de texto automático, conforme o dicionário escolhido (mesmo esquema do word). - Criar um sistema de auto completar palavras, adjetivos, etc., dessa forma poderíamos iniciar a monografia diretamente no programa, e não usar as ferramentas do word por exemplo.

  • cfm cfm   em 15/6/2012 - versão: 1.0

    Acabei de fazer meu tcc1, mas será útil para o tcc2, vlw baixaki!

  • William Freire William Freire   em 15/6/2012 - versão: 1.0

    Ajudou muito no meu trabalho. Estava esperando por este programa! Na última versão o texto já sai justificado.

Ver todos os comentários »