Music Player

Music Player

Gerenciador semelhante ao iTunes possibilita a inserção de diversas músicas e a criação de playlists



O Music Player é um programa que oferece a interface de um tocador de músicas semelhante à do iTunes, contando com botões de comando e estilo de tela extremamente parecidos. Com este programa, o usuário pode adicionar arquivos de áudio já existentes no computador ou em algum disco removível e também comprar novas faixas por meio da 7Digital, loja virtual especializada em música, que vem integrada ao aplicativo.

Faixas oorganizadas por ordem de reprodução

Entenda a interface do programa

Após instalar e executar o programa, o usuário se depara com a tela principal do Music Player, que lembra em muitos aspectos o estilo do gerenciador do iTunes. A distribuição das funcionalidades existentes, bem como a forma como os itens são organizados, segue à risca a forma utilizada pelo programa da Apple. Os usuários que estão acostumados a utilizá-lo provavelmente acharão fácil o funcionamento do Music Player.

Tela principal do Music Player

Essa interface mostra uma barra lateral contendo os itens “Music”, “Podcasts” e a categoria “Now Playing”; uma barra funcional localizada na parte superior, com os comandos musicais, o botão de volume e um campo de busca; e um conjunto de botões, situados na parte inferior da janela, com os quais é possível criar uma nova playlist, acessar as configurações, comprar novas faixas e expandir a tela para o modo fullscreen.

Crie listas de reprodução

Na parte inferior da janela principal, existem quatro botões agrupados no canto esquerdo. O primeiro deles é representado por um símbolo de adição. Clique sobre ele para acessar a tela de criação de playlists.

Digite um nome e salve a playlist

Digite o nome da lista de reprodução no campo que aparecer em seguida e clique no botão “Save” para confirmar a criação. Você pode acompanhar as listas criadas por meio da barra lateral da janela do Music Player. Elas são mostradas após o item “Podcasts”. Clique sobre o nome da playlist para que o conteúdo dela seja exibido.

Insira novas músicas às playlists

Assim que o usuário cria uma playlist, ele é redirecionado automaticamente para uma tela na qual é exibida a relação completa das músicas carregadas no Music Player. Para adicionar essas faixas à sua lista de reprodução recém-criada, basta clicar no símbolo “+”, localizado no final da linha pertencente a cada música mostrada.

Clique em adicionar para selecionar músicas

No momento em que você clicar sobre esse botão, a faixa correspondente a ele é inserida na playlist atual. Quando você terminar a adição de canções à relação musical, clique na função “Done” para fechar essa janela. Você pode ver e reproduzir as músicas adicionadas às listas de reprodução por meio do painel principal do Music Player.

Compre novas faixas

Caso o usuário não esteja contente com a quantidade nem com a variedade de canções que possui em seus diretórios pessoais, pode aproveitar a integração com a loja de músicas virtual 7digital. O Music Player possui uma tela específica para que você busque e compre novas faixas na própria interface do programa.

Compre novas faixas!

O botão que permite o acesso a essa funcionalidade também está localizado na parte inferior esquerda da tela do aplicativo. Clique sobre a terceira função dessa barra, a que aparece representada por uma sacola de compras, para acessar as músicas disponíveis na loja. Se você quiser voltar para a janela principal do aplicativo, basta apertar “F2”.

Imagens do Music Player

Tela principal do Music Player Digite um nome e salve a playlist Clique em adicionar para selecionar músicas Compre novas faixas! Faixas oorganizadas por ordem de reprodução Álbum da música reproduzida Modo de visualização por álbum Tela de configurações do Music Player Clique sobre a playlist para conferir as músicas
Prós
  • Interface semelhante a do iTunes
  • Funções bem organizadas
  • Som limpo e claro
Contras
  • Travamentos nas mudanças de tela
  • Falta de lógica na inserção de músicas

Nossa opinião sobre o Music Player:

O fato de a interface do Music Player ser inspirada na do iTunes facilita a utilização do programa para os usuários que já utilizam ou utilizaram alguma vez o gerenciador de músicas da Apple. As telas do aplicativo são organizadas a ponto de o usuário detectar a posição e a serventia das funções logo na primeira visualização.

A criação de playlists, a inserção de arquivos de áudio e a adição de faixas às listas de reprodução existentes no Music Player são as atividades básicas do programa, e são muito simples de serem desempenhadas.

Entretanto, o momento de selecionar músicas do computador para o aplicativo não é muito intuitivo. Em vez de existir um botão com essa função na tela principal, o usuário precisa acessar a página de configurações, a fim de escolher as faixas que farão parte da coleção musical do software. Essa característica acaba com a praticidade de uma das tarefas mais básicas de um gerenciador: adicionar arquivos à biblioteca de músicas.

Sobre o funcionamento em si, o programa peca um pouco em relação à rapidez quando é preciso alternar a tela exibida. Os travamentos são constantes, levando a uma lentidão desnecessária e irritante depois de certo tempo de utilização. A reprodução das faixas, por outro lado, é realizada de forma satisfatória e instantânea.

Um dos quesitos mais importantes a ser analisado em um player de áudio é a qualidade sonora. Esse item ficou para o final desta opinião, pois não apresentou nenhuma característica que chamasse realmente a atenção. O som reproduzido pelo Music Player é limpo, não apresentou travamentos e foi tocado de forma uniforme. Em relação a isso, o programa está de parabéns.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • giovanni giovanni   em 30/5/2011 - versão:

    ele e bom ums grafico dele e bem menhor que eu ja vim ganha do real player então baixaem isso voc não vai ser arrepender e nois 2011

Ver todos os comentários »