Opera 12.10 Build 1615 Beta

Opera 12.10

Build 1615 Beta Em Português

Nova versão do navegador chega com suporte a QRESYNC, maior estabilidade e tímidas melhorias para velocidade de navegação



Com a concorrência lançando versões mais novas de seus respectivos browsers, faltava apenas a Opera disponibilizar seu próximo navegador. A versão 12 RC do Opera apresenta melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes nas primeiras releases de teste.

Para facilitar ainda mais o manuseio das versões de teste, a empresa lançou o Opera Next, um canal de navegação alternativo que é atualizado automaticamente cada vez que um novo modelo prévio é lançado. Além disso, ele é instalado separadamente, impedindo que a versão estável e a em testes entrem em conflito.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a anterior, ela ainda pode apresentar erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser-padrão para navegação, nem acesse sites de banco ou compras por meio dele, por exemplo.

A página inicial do Opera Next.

O que mudou?

A novidade que mais afeta você é a reformulação do Speed Dial, funcionalidade mais famosa do navegador, que agora está mais flexível e permite que você adicione quantas miniaturas de páginas desejar, além de páginas da internet, como previsão do tempo, atualizações do Twitter e um feed de notícias, por exemplo.

O tamanho delas também pode ser alterado através do zoom da página, sem afetar a navegação em outros sites. Os desenvolvedores podem também acessar a documentação do browser, disponibilizada pela Opera Software. Dessa forma, é possível personalizar ainda mais as miniaturas.

O Speed Dial é uma das grandes estrelas.

Além das melhorias no Speed Dial, outras funcionalidades foram adicionadas, como o suporte ao novo formato de imagens do Google, o WebP, e ao CSS3. A instalação dos plugins ficou ainda mais rápida e simplificada.

O navegador em si

Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para o futuro Opera 12.

Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript e a possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também são duas características importantes que continuam presentes no browser, mesmo na versão de teste.

Empilhando abas e navegação por gestos

A possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar seus fãs, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a funcionalidade.

Navegação por gestos

Outra facilidade que se faz presente nesta versão é a navegação por gestos com o mouse, os quais ativam funções e realizam algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou fechar uma aba.

As novidades da versão 

As alterações foram mais na programação do que na interface do navegador. O suporte a HTML5 foi melhorado e, na parte de emails, foi adicionado suporte ao QRESYNC (uma extensão para IMAP que permite sincronização de metadados).

Não são todos os servidores IMAP que suportam QRESYNC, no entanto. Mas os servidores Fastmail e My Opera Mail estão entre os que podem fazer uso da nova função.

O cliente de email do navegador (o M2) também possui melhorias que permitem ao sistema criar arquivos menos fragmentados, permitindo leitura e gravação de dados mais rápidas.

Os usuários de internet lenta têm um bom motivo para comemorar esta versão, pois uma das alterações efetuadas na Alpha pode trazer um grande benefício para a navegação. Os ajustes efetuados na latência da Core Network – que apesar de não serem medidos normalmente por benchmarks e serem perceptíveis apenas no uso dia a dia – podem ter como consequência o carregamento das páginas em metade do tempo da versão anterior. Mas vale frisar: se você possui uma conexão rápida, provavelmente não vai reparar na diferença.

Imagens do Opera 12.10

O Opera 11.10 Navegação por gestos Opções do programa Mais miniaturas no Speed Dial
Prós
  • Interface organizada e agradável
  • Antigas funcionalidades mantidas
  • Maior personalização do Speed Dial
  • Novos mecanismos de segurança
  • Melhoria da latência da Core newtork
  • Suporte a QREYNC
Contras
  • Apresenta alguns erros durante a navegacao

Nossa opinião sobre o Opera 12.10:

Embora as novidades no Opera 12 RC não sejam facilmente percebidas pelos usuários, como na atualização anterior, não há como negar que a empresa responsável pelo navegador está preocupada com itens como a segurança na internet e a dinâmica de navegação, sem deixar para trás recursos que fazem o diferencial do software, como o cliente de email integrado.

O Speed Dial ganhou recursos interessantes e facilmente instaláveis, tornando a aba inicial do Opera uma das mais completas entre os concorrentes.

A interface não apresentou nenhuma modificação nesta primeira versão de testes, continuando com o visual elegante e organizado. A adequação aos novos padrões na internet, como HTML5, CSS3 e WebM, foi mantida (e melhorada), assim como as funcionalidades de navegação por gestos e empilhamento de abas, ambas aprovadas pelo público.

Enquanto a Opera não libera a versão final, vale a pena utilizar os modelos de teste e já se preparar para utilizar o navegador após seu lançamento.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • pm pm   em 5/5/2014 - versão: Build 1615 Beta

    Até que é bomzinho, mas, prefiro o Chrome.

  • Thiago Martins Thiago Martins   em 16/10/2013 - versão: Build 1615 Beta

    Usei o navegador por pouco tempo (Mas já havia baixado antes do debate em sala) usei, e percebi que o principal defeito é apenas a falta de oportunidade de uso do navegador com relação a grande parte dos usuários, confesso que se houvesse utilizado este navegador antes, seria meu navegador padrão, mas por questões próprias uso o Firefox, vale muito a pena os testes, baixe-o.

  • Lécio Charlles Lécio Charlles   em 10/3/2013 - versão: Build 1615 Beta

    Poucos erros para versão em desenvolvimento.

  • luiz eduardo luiz eduardo   em 3/3/2013 - versão: Build 1615 Beta

    Bom,porém comparado ao firefox a diferença é pouca não é tão rápido assim.Já vi internet explorer,péssimo,também vi o mozila quase o Opera,chorme é um pouco lento nos jogos e as vezes não carrega,então o melhor é o safari

  • apollo apollo   em 30/1/2013 - versão: Build 1615 Beta

    Cara vou dar uma opnição, é o mais completo nunca vi tão rapido ñ garra e nem trava e ai? ta esperando oque? baixemmmmmm

  • Kelvin Twister Kelvin Twister   em 4/10/2012 - versão: Build 1615 Beta

    Essa build está realmente muito boa, houve melhorias em relação a estabilidade, aumento da compatibilidade com páginas da WEB, rolagem de páginas. Candidata favorita a ser a build Final da versão 12.10. Recomendo que experimentem!

  • Pedro Henrique Pedro Henrique   em 3/10/2012 - versão: Build 1615 Beta

    Não vi diferenças muito significativas. Mozilla ever! \õ/

  • Fábio Pereira Fábio Pereira   em 3/10/2012 - versão: Build 1615 Beta

    o Opera é bom so que pode melhorar mais porque o opera turbo não resolve muito e então por ser beta merece 3 estrelas

  • Daniel Ramos Daniel Ramos   em 3/10/2012 - versão: Build 1615 Beta

    O opera é bom, mais poderia ser melhor, quando entro em alguns sites fica meio que "desconfigurada" a pagina....alguns itens nao carrega..por isso por enquanto prefiro ficar com o chrome, se nao fosse isso mudaria pro opera.

  • stéfano stéfano   em 14/6/2012 - versão: Build 1450 RC

    já usei todos os navegadores possiveis,nunca encontrei um mais rapido e eficiente como o opera!!!!parabéns aos criadores

Ver todos os comentários »