PChord 1.0

PChord

1.0
  • Gratuito
  • 588 KB
  • Para Windows 98/Me/2000/XP
  • Adicionado em 13/9/2006
  • Rick Eesley
  • Baixar
    Gratuito
    alterar
    Com instalador (recomendado)
    Sem instalador
    32 bits com instalador

Aprenda inúmeras maneiras de tocar um mesmo acorde no violão

Por Equipe Baixaki

Crie acordes para violões, guitarras e outros instrumentos de corda e aprenda a tocá-los com este programa completinho. Diferentemente de programas que apenas mostram acordes de uma base de dados, o PChord cria todas as versões possíveis de um acorde, classifica-os de acordo com critérios do usuário e então as exibe de acordo com esta classificação. Você pode decodificar dedilhados que você aplica no braço do violão e salvar o acorde com o nome que desejar. O programa também executa tons para que você afine seu instrumento.

A técnica para geração de acordes permite que você obtenha interessantes variações para tocar a mesma nota. Além disso, esta técnica é excelente para ser utilizada com afinações diferentes.

Como complemento, o PChord também tem lições para aprimoramento de técnicas para tocar. Algumas estão disponíveis no programa, outras você pode baixar e inserir no programa. Se você tem mais idéias para lições, pode enviar um e-mail para o criador do software (reesley@reesley.com).

Como funciona o PChord

Dado o nome de um acorde, o programa gera todas as maneiras possíveis de tocá-lo em um violão e o avalia baseado em características como espaçamento de dedos, nota fundamental e nota de baixo, número de cordas soltas, etc. O programa gera uns acordes cabulosos e até alguns acordes nunca ou raramente vistos. É muito útil para descobrir inversões e acordes em afinações específicas, etc.

Limitações

Esta ferramenta assume que as afinações vão de notas baixas para altas. Em outras palavras, quando você fornece uma afinação como "E A D G B E", o PChord considera E como a corda do baixo, A é a segunda e assim por diante. Este lembrete é importante para duas situações: quando tocar o acorde e quando você tentar determinar a nota fundamental do acorde.

Operação do programa:

O PChord possui diversas guias, dispostas na parte superior da tela. São elas: Chords (Acordes), Reverse (Reverso - para dedilhados), Scales (Escalas), Favorites (Favoritos), Tuning (Afinação), Settings (Configurações), Lessons (Lições) e Help (Ajuda).

Guia Chords (Acordes)

Esta guia é a principal do programa. Você pode tanto digitar o nome de um acorde na caixa de texto "Chord" quanto acessar o menu "Wizard", clicando no botão que fica no canto superior direito da tela. Depois de criar um acorde, clique no botão "Calc" e o programa lhe exibe uma série de dedilhados diferentes para tocar a nota. O programa lhe indica a posição do dedo para cada uma das seis cordas do violão.

O Botão "Wizard" mostra uma caixa de diálogo que ajuda a construir passo por passo um acorde.

Clique no botão "Play" para ouvir o som produzido no seu computador. Para isso, o PChord utiliza a interface MIDI de seu computador. Dependendo dos seus componentes, pode soar como um violão, um piano ou pode não fazer som algum.

Salve suas notas prediletas clicando no botão "Favorite". Depois é só acessar a guia Favorite e tocar seus acordes favoritos.

Ainda na guia Chord, você pode utilizar um capo na casa onde desejar.

Finalmente, no canto inferior direito, há uma caixa onde você pode escolher uma afinação específica para o violão. Por padrão, são disponibilizadas duas afinações (Standard e Dropped D - Padrão e D), mas você pode adicionar outras afinações através da guia Settings.

Guia Reverse (Reverso)

A guia Reverse funciona para visualizar uma nota dedilhada com seu respectivo nome. Para criar um dedilhado, clique nas cordas do braço do violão, facilmente visualizado na tela. Para tocar uma corda solta, clique na parte da ponte do violão correspondente à nota. Para não tocar uma corda, clique na letra corresponde à corda, um pouco acima da ponte.

Dedilhar para descobrir o nome de um acorde pode parecer difícil, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. Para quase todas as notas, sempre há mais de um jeito diferente para tocá-la. Veja como o programa processa os dedilhados:

1) O programa assume que a nota fundamental é a mais básica. Todas as notas subseqüentes são examinadas em relação a principal.

2) Checa por acordes diminutos (dim) e aumentados (aug).

3) Procura pela terça e checa se é maior ou menor. Se não for encontrada a terça, então procura por uma segunda ou uma quarta (sus2 ou sus4). Se ainda não for encontrada, um aviso será exibido.

4) Procura por uma quinta, seja ela comum, com bemóis ou sustenidos. Se não for encontrada, um aviso é exibido. Existem acordes sem uma quinta (por exemplo, para tocar uma décima-terceira em um violão, você deve soltar uma nota, abaixando assim a quinta), mas eles são raros.

5) Procura por uma sexta (igual a décima-terceira, porém sem a sétima, nona e décima-primeira).

6) Procura por acordes com sétima maior.

7) Agora são testadas décima-terceira, décima-primeira, nona e sétima. Elas devem ser executadas em ordem inversa, uma vez que uma décima-terceira inclui uma décima-primeira e sétima.

8) Finalmente, depois de todos os passos anteriores executados, qualquer nota restante vira uma nota adicional.

Guia Favorites (Favoritos)

Esta guia lhe permite visualizar os acordes que você salvou como favoritos. É possível visualizá-los e tocá-los.

Guia Scales (Escalas)

Esta guia lhe permite visualizar e tocar escalas. Você seleciona uma escala por intervalo. Há algumas escalas previamente selecionadas. Você pode selecionar a nota principal e a escala, e elas são exibidas no braço do violão. As notas principais aparecem em pontos azuis. Você pode tocar a escala clicando no botão "Play".

Você pode selecionar a afinação usada pelo violão para executar a escala, e pode mudar algumas configurações enquanto a escala é executada.

Adicione uma nova escala digitando um novo nome e um novo conjunto de intervalos e clicando em "Add". Com o botão "Delete", você apaga uma escala.

A Guia Tuning (Afinação)

Esta guia serve para ouvir as notas das cordas tocadas. Escolha uma afinação no menu no canto inferior direito da tela, e clique em cada nota para ouvi-la afinada.

Guia Lessons (Lições)

Esta guia é didática e exibe lições em formato de texto. Selecione uma lição disponível no menu bem visível na tela.

Nesta tela há o botão "Find More", que acessa a Internet e baixa mais lições da página do criador do PChord.

Não pense que com essas lições você vai aprender a tocar o violão. Esta parte do programa é destinada ao aprimoramento de técnicas para tocar. Presume-se que o usuário já tenha a mínima prática com o instrumento.

Guia Settings (Configurações)

A guia de configurações é usada principalmente para dois fins: para adicionar afinações e para mudar como são calculados os acordes. Todos os valores dos acordes variam entre 0 e 1000.

Uma afinação é uma lista de notas separadas por espaços. A afinação padrão é "E A D G B E", a mesma de um violão padrão. Para uma afinação em D, digite "D A D G B E". Se você quer uma afinação para um violão de sete cordas, você deve digitar "B E A D G B E". É possível até fazer um cavaquinho, digitando "D G B E". Esta ferramenta suporta instrumentos com três até sete cordas.

O Scoring (ou pontuação) controla quais tipos de acordes você verá nos resultados de um cálculo, na guia Chord. Experimente diferentes scores a seu gosto. Para voltar aos valores padrão do programa, clique no botão "Reset".

Guia Help (Ajuda)

Como todo programa, há um arquivo de ajuda. Infelizmente, é inglês. Mas todo o conteúdo do arquivo está traduzido aqui!



Importante

Antes de instalar o " PChord " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos


Shopping Baixaki





(2.840 segundos)