Piano Chords 1.4.6.0

Piano Chords

1.4.6.0

Tire suas dúvidas sobre escalas e acordes de piano nesse pequeno dicionário musical



O Piano Chords é um software que tem como objetivo servir como um dicionário de escalas e acordes para o estudante de piano. Ele não possui uma biblioteca de sons, que pudesse permitir que os itens fossem ouvidos, mas mostra-os visualmente em um teclado virtual.

Tome cuidado, durante a instalação, pois o software oferece a opção de instalação de uma grande variedade de outros programas, que podem se mostrar bastante inúteis. Sempre que outro programa que não o Piano Chords for oferecido, clique em “Decline” para passar ao próximo passo da instalação.

Dicas de uso

Após instalar e executar o Piano Chords, tente familiarizar-se com a interface. Acima é mostrado o teclado virtual. Sempre quem uma escala ou acorde estiver sendo mostrada, as teclas pertencentes serão pintadas de uma outra cor, como vermelho ou verde.

Interface principal

Abaixo do teclado são exibidos os fatores para que você monte o acorde desejado. A primeira caixa se refere ao tom. Estão lá todos os 12 tons tradicionais. Os acidentes são mostrados em suas duas versões: bemol e sustenido.

Na caixa ao lado você escolhe o acorde que deverá ser mostrado. São vários opções, desde as mais comuns até as mais raras. Algumas delas são: maior, menor, com quinta, com sétima, com sexta, com décima primeira, sus 2, sus 4, com segunda aumentada e vários outros.

Você também pode optar por visualizar uma escala inteira. Na caixa “Scale”, desça pela barra de rolagem para visualizar todas as escalas registradas. Novamente, quando você clicar sobre uma delas as teclas que representam as notas pertencentes a ela serão iluminadas.

Caixas de funções

Para usar corretamente o Piano Chords, você deve sempre combinar um tom com um tipo de acorde ou escala. Você ainda pode clicar em “Invert chord” para visualizar as versões do acorde com as notas componentes invertidas ou marcar a caixa “Scale cover whole keyboard”, para visualizar a escala em toda a extensão do teclado.

Usando a caixa “Enter as Scale” você pode inserir sua própria escala. Basta colocar o valor dos intervalos entre cada nota, medido em semitons. Lembre-se de que a soma dos valores deve ser 12, para que a escala encaixe dentro do sistema de 7 notas e 5 acidentes.

Imagens do Piano Chords


Nossa opinião sobre o Piano Chords:

O Piano Chords é um programa interessante para estudantes de piano que precisem de um dicionário de acordes e escalas completo. No entanto, é necessário ressaltar que há vários programas que fazem a mesma coisa e ainda possuem funcionalidades adicionais, como execução sonora de escalas entre outras, como o próprio Guitar Pro.

O Piano Chords tem, ainda assim, a vantagem de ser totalmente gratuito e bastante didático, já que apresenta as informações bem identificadas com cores. Outra função que fez falta foi uma que permitisse salvar as escalas criadas pelo usuário.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Jwlhiow Jwlhiow   em 24/4/2012 - versão: 1.4.0

    O programa é bem básico e acredito que com uns ajustes na parte de áudio e no visual ele vai ficar legal... de qualquer forma ele está funcional.

Ver todos os comentários »