Picasa 3.9.138 Build 151

Picasa

3.9.138 Build 151

Com a integração do Picnik e do Face Movies, agora você pode editar suas fotos e criar pequenos clipes



Acaba de ser lançada a nova versão do Picasa, repleta de novidades e melhorias em praticamente todos os aspectos. Há novas ferramentas, opções para gerenciamento e edição e melhorias sensíveis no compartilhamento das imagens pela internet.

Com todas as inovações e novas características, o software pode ser considerado um dos melhores e mais completos organizadores de imagens. Ele é prático, dinâmico, funcional e totalmente gratuito, tornando-se quase obrigatório para quem gerencia muitas fotos e imagens no computador.

Use as tags de rosto para criar pequenos filmes

Com a atualização do Picasa para a versão 3.8 várias novidades foram adicionadas, umas bastante visíveis e outras pouco perceptíveis ao usuário. O principal destaque desta versão é o “Face Movie”, com o qual você seleciona fotos de uma mesma pessoa, ajusta no centro do vídeo, insere música de fundo e efeitos de transição entre as imagens – possibilitando criar clipes cronológicos emocionantes ou brincalhões (confira o vídeo abaixo).

No início do ano a Google comprou os direitos do serviço online de edição de imagens chamado Picnik e decidiu incorporá-lo à versão desktop do Picasa 3.8. Graças a ele, o programa conta agora com uma excelente ferramenta de edição de imagens. O fato de ela ser feita em Flash dispensa atualizações constantes do Picasa inteiro somente para algumas melhorias no Picnik, pois por requerer conexão com a internet, mantém-se sempre atualizada.

Outra novidade vinda com a atualização é uma melhor integração com o Picasa Web Albums: faça o upload de vários álbuns ao mesmo tempo e gerencie todo seu conteúdo online por meio da versão desktop do Picasa – ou seja, ações como remoção de álbuns, alteração de privacidade e sincronização de fotos.

Busca de imagens no Picasa

Houve também atualizações na metadata das imagens, o que possibilita uma melhor exibição delas na tela de seu monitor. Além disso, alterações não visíveis ao usuário incluem: maior eficiência no uso de CPU, suporte melhorado para drives externos e configurações funcionais de compartilhamento de com grupos de contatos do Gmail.

Organizando

A principal função do Picasa é facilitar a organização de arquivos de imagem e fotos no seu computador. O aplicativo realiza essa tarefa com maestria, permitindo ao usuário realizar todo tipo de personalização de álbuns, pastas e arquivos dentro do disco rígido, sem complicações.

Através da guia “Arquivo”, é possível criar novos álbuns, adicionar novas pastas ou arquivos ao programa, importar fotos de câmeras, CDs ou de seus álbuns online no Picasa, abrir arquivos para edição e realizar diversas outras tarefas comuns para gerenciamento de arquivos.

Seus álbuns são classificados por tipos de arquivos, nomes de pastas e data em que foram inseridos no computador. É possível arrastar fotos de um álbum a outro facilmente, copiando-os em novos locais de um modo muito intuitivo.

Busca por palavras-chave

Para criar um novo álbum rapidamente, basta clicar sobre o ícone referente à função, que é semelhante a um sinal de soma ao lado de um álbum azul. Depois, estipule um nome para ele, como “Férias” ou “Família”, adicionando fotos pertinentes a eles.

Ao criar um álbum, é possível configurar diversas características em relação à exibição. Você pode estipular a data de criação manualmente ou permitir que o aplicativo faça isso, editar a ordem de criação e descrição individual, além da interessante função para adicionar músicas em apresentações realizadas com ele.

Clicando com o botão direito sobre qualquer pasta ou álbum, é possível abrir seu menu de contexto. A partir dele, é possível realizar novamente diversas funções fundamentais para os arquivos, como selecionar suas figuras, apagá-las ou até mesmo publicar seu álbum na web.

Filtros

Há cinco filtros principais para separar suas fotos das demais existentes nos álbuns e pastas de imagens. A primeira delas é referente àquelas que foram marcadas por você com estrelas, o que pode ser facilmente realizado ao visualizar qualquer imagem.

Filtros de busca

O segundo botão é referente às imagens que já foram enviadas para o seu álbum online no Picasa, permitindo a você editar rapidamente somente as imagens que estão na rede. O terceiro botão localiza  apenas fotos com rostos, enquanto o quarto localiza os filmes e slideshows feitos com o programa, e a última função mostra apenas fotos com geotags.

Somente pessoas!

Uma das funções mais interessantes e inovadoras na nova versão do Picasa é o novo filtro que identifica somente imagens com faces em seus álbuns. Clicando na opção “Mostrar somente fotos com rosto", o Picasa filtra apenas aquelas que exibirem o rosto de alguém, facilitando as pesquisas.

Somente pessoas

O software encontra até mesmo fotos difíceis de identificar, com rostos muito pequenos ou em ângulos inusitados, permitindo a você, de um modo muito dinâmico, separar aquelas em que está com amigos, familiares ou demais pessoas através de um único clique!

É possível, ainda, filtrar os arquivos pela data em que foram inseridos no computador, através da barra que se encontra logo ao lado dos botões principais. Arraste-a e observe a distância no tempo estipulada por você para a filtragem das fotos, o que pode variar de anos a horas atrás.

Retoques profissionais

Outra característica reformulada na nova versão do Picasa é a função para editar e retocar as imagens. Ele possibilita ao usuário alterar diversos aspectos de suas fotos, retocando-as de forma profissional, sem necessidade de conhecimentos aprofundados em edição. Todas as funções contidas apresentam explicações do seu uso, além de configurações manuais simples e intuitivas.

Básico

Como o próprio nome sugere, a função serve para fazer correções mais simples nas imagens, dando aquele ajuste que ficou faltando ou consertando algum aspecto que ficou ruim na captura original. Além dessas funções, há boas opções para corrigir olhos vermelhos, recortar as imagens e arrumar o constraste.

Edições básicas

Como características inovadoras dessa categoria, podem ser apontadas as ferramentas “Retocar”, que serve para corrigir pequenos erros dentro das imagens – até mesmo cicatrizes ou espinhas no rosto de alguma pessoa –, além da novíssima ferramenta para incluir textos nas fotos, que podem ser facilmente digitados e inseridos de forma personalizável nas imagens.

Ajuste

Esta aba apresenta as funções comuns para mudar aspectos de luz e sombra nas imagens. É possível alterar todos os parâmetros através de três barras principais referentes a elas. Caso queira que o aplicativo corrija os valores automaticamente, utilize o botão semelhante a uma varinha de condão, localizado logo à direita das opções.

Efeitos

A última guia para edição de fotos refere-se aos efeitos que podem ser aplicados a elas. São 12 efeitos totalmente personalizáveis, deixando suas fotos com um ótimo acabamento. Aqueles que possuem uma etiqueta azul no canto da opção são aplicados automaticamente às imagens, como retirar a cor ou deixá-las com aspecto de envelhecidas.

Aplicação de efeitos

Já os seis últimos podem ser manipulados pelo usuário. Basta clicar sobre eles e começar a aplicá-los sobre a imagem. Em alguns é possível estipular áreas limitadas para embaçar a foto ou colorir algum ponto específico dela, tudo através das guias localizadas à esquerda da janela principal. Todas as edições podem ser facilmente desfeitas através do botão “Desfazer”, permitindo a você abusar livremente das opções de edição do programa.

Integração online

Além de utilizar todas as funções presentes no aplicativo, também é possível ter total controle de sua conta online no Picasa através dele. Você pode realizar todas as tarefas do site diretamente no programa, sem precisar abrir o navegador.

Ao examinar ou editar cada foto, você encontra diversas opções para torná-las atualizadas na internet, realizar upload de novas imagens, pasta inteiras ou quaisquer álbuns encontrados, além de diversas outras funções para a web.

Integração com álbuns online

O aplicativo também permite publicar as fotos selecionadas no seu blog do Blogger e enviá-las por email a qualquer momento. Os vídeos ou slideshows criados também podem ser colocados automaticamente no Youtube, permitindo que amigos os visualizem em qualquer local.

Da mesma forma, é possível importar fotos e álbuns do Picasa na internet, fazendo o download de todas as imagens possíveis diretamente para o programa. Após isso, é possível editá-las e realizar todas as tarefas comuns às imagens já existentes no PC.

Criação

As possibilidades para criar diferentes projetos com as imagens gerenciadas no Picasa é uma de suas melhores características. Você pode realizar diversos projetos artísticos muito belos e bem trabalhados, dando um toque especial a eles.

Através da opção “Criar”, encontrada na barra de tarefas superior do aplicativo, é possível encontrar as principais formas para elaborar projetos com suas imagens. A primeira opção é para colocar a imagem exibida na tela como seu papel de parede.

Criação de colagens

A alternativa “Criar um pôster” pega a imagem selecionada e a amplia em diversos tamanhos, que podem ser livremente escolhidos por você. Caso o tamanho do papel selecionado seja menor que a imagem formada, ela será dividida em várias partes, para você imprimir e unir posteriormente.

No guia “Colagem de imagens”, é possível agrupar as fotos livremente em uma espécie de mural virtual. Você pode colocar diversas imagens espalhadas sobre ele, aumentando ou diminuindo o tamanho de cada uma e girando-as livremente, deixando um aspecto livre ao projeto.

Caso queira criar um protetor de tela com suas imagens preferidas, basta escolher as fotos e clicar na opção “Adicionar ao protetor de tela”. Logo em seguida, a janela de configuração dos screensaver do Windows aparecerá, permitindo a você visualizá-lo em seguida.

Criação de slides

A última opção desse contexto é para criar filmes ou slideshows com suas imagens e álbuns. O processo de criação dos projetos é muito completo e intuitivo, permitindo ao usuário adicionar diversas imagens ao clipe, inserir músicas e configurar diversas opções referentes à transição das fotos, tempo de exposição de cada uma, efeito utilizado na transição e resolução máxima dos arquivos na apresentação.

Depois de realizadas todas as configurações e edições do filme, clique no botão “Filme” para salvá-lo. Ainda é possível fazer upload do clipe diretamente no Youtube, divulgando-o para toda a comunidade do site.

Imagens do Picasa

Visualize seus álbuns com facilidade São cinco filtros principais para as fotos. São varios efeitos para aplicar nas imagens. Faça upload das imagens através de um clique Faça colagens, filmes e outros projetos Obrigatório para quem tem fotos no computador. Busca de imagens no Picasa Busca por palavras-chave Filtros de busca Somente pessoas

Nossa opinião sobre o Picasa:

Não há dúvidas de que a nova versão do Picasa veio para emplacá-lo como um dos melhores programas para gerenciar, editar e publicar imagens no mercado. O software é impecável em quase todos os sentidos e com certeza terá um grande número de adeptos. Tudo com a aprovação da Google, empresa responsável pelo software.

Tudo nele é permitido através de uma interface extremamente bem elaborada, reunindo requinte e leveza na medida certa. Os efeitos de esmaecimento e transparência são constantes entre as trocas de funções e álbuns, sem pesar muito para o sistema.

As principais funções do aplicativo são muito bem distribuídas em sua janela principal. Os menus de contexto permitem encurtar processos e tarefas, ideal para muitos casos. É possível arrastar livremente qualquer imagem pelas janelas do programa, o que facilita o seu uso.

Para visualizar em tamanho real e editar qualquer imagem, basta clicar duas vezes sobre ela. As opções de edição também são intuitivas e bem localizadas, permitindo a usuários menos familiarizados com softwares do gênero alterar rapidamente aspectos de suas imagens.

Além de tudo, basta ter uma conta no Google para poder transcender as possibilidades do Picasa para a internet. Fazer o upload ou o download dos seus arquivos de imagem do serviço online é simples e rápido, podendo ser realizado através de um único clique.

Sua instalação é muito simples e requer poucos recursos do computador, tornando o software utilizável por máquinas com configurações de hardware moderadas. Ele é leve e funcional, com as melhores funções para editar livremente suas imagens.

O novo Picasa é a melhor indicação para quem tem várias fotos no computador, por apresentar características de ótima qualidade em um aplicativo totalmente gratuito. Se você quer organizar, editar e publicar as suas fotos, o Picasa é altamente recomendado para a tarefa. Baixe já o programa e confira todas as suas novidades e melhorias!


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • samuel de frança rodrigues samuel de frança rodrigues   em 30/3/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.118

    O "picasa" é ótimo! me divirto muito com ele em parceria com o "photoscape".

  • geyson geyson   em 22/2/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    meu pc tinha um erro que o wallpaper ficava preto dps usei o picasa e o pretume saiu recomendo pra geral esse programa

  • William Tael William Tael   em 12/2/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    Resolveram o problema da ordem alfabética errada no Windows 8.1! Agora o Picasa está excelente! Para quem estiver vendo imagens de cores CMYK de forma errada, corrija essa problema indo em configurações do visualizador do Picasa e ative a função "ativar gerenciamento de cores" na terceira aba da janela de configurações. Feche o visualizador para manter a configuração.

  • Willian Willian   em 11/2/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    Bom.

  • Virgilio Fagundes Virgilio Fagundes   em 4/2/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    ótimo programa.. gosto muito de mecher nas minhas fotos e o picasa é muito facil.

  • Rafael Pereira Rafael Pereira   em 2/2/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    Gosto de usar ele pq fica mais facil de axar as imagens armazenadas no pc, uma otima ferramenta pra qm trabalha com muitas imagens, tipo eu!

  • Juninho Silva Juninho Silva   em 27/1/2014 - versão: 3.9.0 Build 137.80

    Nunca tinha baixado o Picasa no meu Not , e baixei e ele é muito bom! O visualizador de fotos é maravilhoso! Ótimo programa, parabéns a Google! O editor de fotos é básico mais extremamente útil ainda mais pra quem tem dificuldades com Photoshop, O Picasa tem bons efeitos de edição de fotos. Resumindo : recomendadíssimo mesmo ! baixem que não vão se arrepender! Uso e abuso do Picasa. Agradeço ao Baixaki por disponibilizar o Software !

  • joscimaria cardoso joscimaria cardoso   em 28/9/2013 - versão: 3.9.0 Build 136.20

    muito bom

  • Márcio Diego Márcio Diego   em 25/9/2013 - versão: 3.9.0 Build 136.20

    Pra mim ele é perfeito bem simples. Se vc quer algo mais complexo e com mais recursos va de photoshop, pra quem só quer alterar brilho contraste ele ta bom d+.

  • Gabrielle Gabrielle   em 25/9/2013 - versão: 3.9.0 Build 136.20

    O Picasa é muito bom!

Ver todos os comentários »