Rescatux 0.30.2

Rescatux

0.30.2
  • Gratuito
  • 371,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Atualizado em 22/11/2012
  • Super Grub Disk
Clique para baixar Rescatux Clique para Baixar

Restaure a inicialização do GRUB ou do Windows com esta ótima ferramenta

Por Elaine Martins

Rescatux é uma ferramenta para salvar muito útil para quem tem dois sistemas operacionais instalados no computador e utilizar o GRUB para escolher por qual deles deseja iniciar. Com ela, você pode atualizar o menu de inicialização para as versões mais recentes ou, quando der algum problema, voltar às configurações originais.

Além disso, também é possível restaurar a senha do Windows e a tabela MBR do disco. Uma mão na roda para aqueles momentos de desespero quando o seu computador não quer mais iniciar. O legal do Rescatux é que ele possui uma interface gráfica para interação com o usuário. Ou seja, nada de tela preta com comandos complicados. É tudo no clique do mouse.

Um LiveCD salvador

O Rescatux funciona como um LiveCD do Linux, ou seja, você só precisa gravar a imagem ISO baixado em um CD e reiniciar a máquina com o disco dentro do leitor. Ao iniciar a máquina, o menu de opções da ferramenta será exibido automaticamente, você só precisa escolher o que deseja fazer.

IMPORTANTE: caso o processador do seu computador seja de 64 bits, fique atento para escolher a opção correta durante a inicialização do Rescatux.

Funcionalidades presentes

A principal diferença entre o Rescatux e as demais ferramentas do gênero é que ele possui uma interface gráfica para a interação com o usuário. Dessa forma, você não precisa ficar consultando arquivos de “Help” para saber os comandos e seus respectivos parâmetros. Tudo é feito por meio de cliques do mouse.

GRUB e MBR

Como citados, a ferramenta possui duas opções principais: GRUB e MBR. Em cada uma delas, é possível escolher entre a restauração da funcionalidade e a sua atualização. Ou seja, caso aconteça algum problema com a inicialização do GRUB ou a MBR tenha “perdido” a partição com o Windows, o Rescatux consegue de certa forma arrumar para que tudo volte ao seu estado original.

Apesar de perder todas as modificações feitas manualmente no GRUB, restaurar o menu de inicialização é bem melhor do que não conseguir iniciar nenhum dos sistemas operacionais instalados no disco rígido.

Verificando o disco

Além de salvar a vida de muitos usuários, o Rescatux também é preocupado com o estado do disco rígido presente na máquina. A ferramenta possui a opção “Filesystem”, a qual permite fazer uma varredura completa no HD a fim de encontrar setores defeituosos e tentar corrigi-los.

Caso não seja possível utilizar novamente alguma parte do disco, os arquivos ali gravados são transferidos para outro lugar, quando possível. Assim, mesmo que alguns setores sejam perdidos, os dados ficam intactos.

 

Navegador e aplicativos

Como nem todo mundo possui mais de um computador em casa, se acontecer alguma coisa a máquina, você não tem como se comunicar com seus amigos, certo? Errado! O Rescatux possui um navegador para você acessar a internet, além de alguns aplicativos. Dessa forma, mesmo que sua máquina não inicie de forma alguma, você não fica totalmente isolado do mundo virtual.



Importante

Antes de instalar o " Rescatux " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

ImportantePrós
  • Possui interface gráfica para interação com o usuário
  • Fácil de usar
  • Resolve problema com a inicialização do Linux e do Windows
  • Possui algumas ferramentas extras, como um navegador
ImportanteContras
  • Possui poucas opções de configuração
  • Não possui tradução para o português
  • Ajuda apenas em forma de texto, sem imagens para auxiliar

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)