Safari 5.1.7

Safari

5.1.7

Lista de leitura, novos recursos de privacidade e segurança, além de mais velocidade Esses são os atrativos do novo Safari



O Safari — navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows — é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web, como HTML 5, Flash e Silverlight, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.

Um dos primeiros a oferecer modos de navegação discreta, em que as passagens por sites que armazenam informações do internauta não é registrada, o Safari também apresenta uma série de facilidades em relação à maneira como se usa a rede mundial.

Nova arquitetura de processo

O Safari divide seu funcionamento em dois processos. Enquanto um cuida dos dados relativos à navegação (“tudo o que entra e sai da web”, nas palavras da Apple), outro gerencia as interações com a interface do navegador. Na prática, isso quer dizer que um site mais lento não vai interferir no browser.

Lista de leitura

Um recurso para quem encontra muitas páginas na internet, mas nem sempre tem tempo para lê-las na hora. Trata-se de uma lista com as páginas que você pretende ler mais tarde, mostrando o nome de cada uma delas, o site em que ela aparece e uma amostra das primeiras. Ela é exibida através de um ícone com um par de óculos que fica na barra de favoritos.

Lista de leitura, novo recurso do Safari.

Resumo

No Windows, o Safari pode restaurar automaticamente as suas janelas, desde que você configure a opção nas preferências do navegador.

Painel Privacidade

O novo painel Pricavidade do Safari mostra que tipo de dados os sites estão armazenando, dando a opção para que você os remova. Também é possível personalizar as configurações dos cookies e decidir se os sites têm permissão para solicitar informações sobre a sua localização.

Preenchimento automático e privativo

Sempre que você acessar uma página com formulário, o Safari o detecta automaticamente, e então você tem a opção de utilizar ou não o preenchimento automático das informações (armazenadas na "Agenda"). O preenchimento automático só é feito com a autorização do usuário.

Busca aprimorada

Há duas opções de busca presentes no navegador. “Contém” para procurar texto que contenha a palavra-chave e “Começa com” para pesquisar texto que comece com os termos desejados. Basta clicar na lupa ao lado do campo de busca para alternar as opções.

Mais rapidez e velocidade

O navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar o site exato que você quer abrir fica mais rápido e fácil.

Quando você for ler algum texto, pode-se eliminar durante a leitura elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.

Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines — códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site — transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.

A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.

Extensões

Safari passa a contar com suporte para extensões

Desde a versão 5, o navegador da Apple suporta aplicativos complementares, a exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome. As extensões estão disponíveis em uma espécie de App Store.

O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial, na barra de endereços, que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.

Estendendo a caça

Um dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores, inclusive o Safari, sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.

Desde a versão 5, existe o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript. O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo de que precisam em um único lugar.

Imagens do Safari

Nova versão mantém o Barra de endereços inteligente do novo Safari O Safari 5 remove as distrações do texto Microsoft Bing na busca padrão do Safari 5 Microsoft Bing na barra de pesquisa do Safari 5 Safari Developer Program Safari passa a contar com suporte para extensões Lista de leitura, novo recurso do Safari.
Prós
  • Visual simples
  • Diversos recursos e funções
  • Compatibilidade com padrões da web
Contras
  • Ainda não está no mesmo nível dos concorrentes

Nossa opinião sobre o Safari:

Já poderoso no mercado Windows há algum tempo, o Safari, navegador da Apple, vem conquistando cada vez mais usuários. Isso não se dá apenas por conta de um visual minimalista e limpo, mas também devido a diversos recursos e funções presentes no navegador.

Visualmente, o Safari 5.1 difere pouco das versões anteriores. A interface não sofreu grandes alterações, e as principais vantagens da atualização estão “escondidas” no código e no funcionamento do navegador.

As novas maneiras com que o Safari trata JavaScript e outros padrões da web, inclusive o HTML 5, transformaram o navegador em um caçador extremamente ágil. E os novos recursos, como a lista de leitura, as configurações de privacidade e as opções de segurança complementam a boa transformação que começou no Safari 5.

Aplicativos na nuvem, como o Google Docs, respondem a qualquer interação quase instantaneamente, e o prazer de navegar pela maior fonte de conteúdo existente torna-se muito maior.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Aprígio Aprígio   em 19/4/2014 - versão: 5.1.7

    Coloquei uma internet de 15 megas e todos os navegadores são um foguete, menos um: o Safari. Esse navegador consegue ser lento mesmo com uma net muito rápida. Não recomendo pra ninguém.

  • Francisco Ribeiro Reis Francisco Ribeiro Reis   em 6/4/2014 - versão: 5.1.7

    Deve ser muito bom!!!

  • Luiza Alves Luiza Alves   em 21/3/2014 - versão: 5.1.7

    Ele tem um visual ótimo. Fácil de se adaptar e engenhoso... Recomendo

  • ViniOsbourne ViniOsbourne   em 1/2/2014 - versão: 5.1.7

    Navegador com visual muito bonito, mais o desempenho deixa a desejar ..

  • Joilson Michell Joilson Michell   em 15/1/2014 - versão: 5.1.7

    Entre varios navegadores que eu ja usei, esse é o melhor. O grande dilema é que existem usuarios que só navegam na net pra atualizar rede social, bate papo e ver sites de noticias, e usuarios que (como eu) assistem videos no you tube com resoluçao maxima, assitem filmes on-line, baixem inumeras coisas da net...e no meu caso o safari me surpreendeu.Coloquei os 3 lado a lado( Internet Explorer, Crome e Safari) rodando um video do you tube A 720p, e o safari foi o unico que desde os anuncios nao engasgou nenhuma vez.Produto realmente excelente e esse ano eu compro um IMAC pra mim. Parabens.

  • WolfCastleWith WolfCastleWith   em 2/12/2013 - versão: 5.1.7

    Ele e bom mais meu navegaador oficial e o Opera olhe o meu top 1-Opera 2-Safari 3-Firefox 4-Chorme 5-Internet Explore

  • Haruyuki Asada Haruyuki Asada   em 11/10/2013 - versão: 5.1.7

    Boa Noite! Olha, eu gosto MUITO do SAFARI desde que comecei a usar. Me adaptei rapidamente e ele simplesmente é um excelente browser que não quebra de jeito nenhum. Meu único problema é a incompatibilidade com o Java, pois não consigo instalar o Guardião 30 horas do ITAÙ Bankline nele, pois exige um Java novo.

  • lord3ron lord3ron   em 19/9/2013 - versão: 5.1.7

    A apple abandonou a versão do safari para windows. Faz tempo que o navegador não é atualizado e o meu não quer nem funcionar mais ¬¬ Acho uma pena, pois é um bom navegador, ou pelo menos era =/

  • Moises felipe Moises felipe   em 8/9/2013 - versão: 5.1.7

    recomendo o comodo Dragon.

  • Roberto Guerreiro Roberto Guerreiro   em 20/8/2013 - versão: 5.1.7

    Bom navegador

Ver todos os comentários »