Sibelius 7.1.3 Build 78

Sibelius

7.1.3 Build 78
  • Gratuito para testar
  • 264,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8
  • Atualizado em 8/1/2013
  • Avid Technology
  • Baixar
    Gratuito para testar

Pensou em uma ideia genial para uma música e precisa de uma ferramenta para anotá-la? Conheça o Sibelius

Por Eduardo Godarth

O Sibelius é um programa de notação musical, muito parecido com o famoso Guitar Pro e outros programas, como o Finale. Nele você pode escrever suas composições musicais de forma a poder consultá-las mais tarde e até ouvi-las em tempo real.

Pode-se dizer que o software tem uma orientação mais clássica, já que a maior parte da sua biblioteca de instrumentos pode ser encontrada em uma orquestra. Ainda assim, você não terá dificuldades em encontrar instrumentos mais contemporâneos, como guitarras e baixos elétricos, baterias e teclados.

Na versão demo você não tem a possibilidade de salvar, mas ainda pode visualizar composições já prontas, bem como alterá-las e criar as suas próprias, para ver como elas soam além do papel. Para adquirir a versão completa você deverá comprá-la no site do desenvolvedor.

Dicas de uso

Obviamente é necessário estar pelo menos um pouco familiarizado com a terminologia e com os símbolos do mundo da música para utilizar o Sibelius com mais eficiência. Algum conhecimento dos termos em inglês também podem ser útil, já que o programa ainda não tem tradução para o português.

Controle de execução

Procure pela caixa acima, pois ela é uma das mais importantes, já que permite que você ouça a música exibida na notação sempre que for necessário. Se você não encontrá-la, procure na barra de ferramentas no topo da interface pelo botão com um símbolo de “Play”. Ele traz a janela acima à tona.

Agora tudo depende do que você deseja fazer. Para ouvir a música mostrada na partitura, use a caixa mostrada acima. Para editar as notas da tela, use o mouse. Caso a notação usada seja a tradicional – de partitura – você pode arrastar as notas usando o cursor. Para alterar a duração das notas, bem como adicionar efeitos, como tremolo e vibrato, use a caixa “Keypad” no canto inferior direito.

Para começar uma composição do zero, clique em File > New (Ctrl + N). Você será então guiado por algumas etapas que definirão o estilo da sua composição. A primeira delas é a escolha do tipo de música. Clique sobre as várias opções e observe a miniatura ao lado direito da janela para se decidir. Repare que cada um dos tipos já vem com seus próprios instrumentos. Escolha “Blank” para começar totalmente do zero e escolher os que você quiser.

A janela de instrumentos funciona de forma bastante prática. Na caixa “Choose from” você limita quais instrumentos serão mostrados. Abaixo, na seção “Family”, você escolhe a qual família pertence o que você está procurando. Finalmente, na lista “Instruments”, selecione os desejados e clique “Add to Score” para adicioná-los.

Escolha de instrumentos

O próximo passo se refere à estilização da partitura. Escolha a opção desejada em clique em “Next”. Agora, escolha o compasso da sua composição e o andamento. Clique em “Next” novamente, e siga para a escolha do tom. Dê o nome da sua música, o nome do compositor e outras informações adicionais e clique em “Finish.

Compondo

Na hora da escolha dos instrumentos você deve prestar atenção à informação que estiver entre parênteses. A não ser que outra que a palavra “tab” esteja escrita, você deverá compor usando a partitura tradicional. Caso contrário, poderá usar o sistema de tablaturas, em que cada linha representa uma corda e, cada número, uma casa.

Exemplo de composição

Como foi dito antes, para inserir notas, clique primeiro sobre o símbolo que representa a duração que ela deve ter. Em seguida, clique sobre o local na partitura em que ela deve ser colocada. Você também pode usar o seu teclado, como se fosse um piano, basta descobrir qual tecla corresponde a qual nota.

O Sibelius também dá suporte para que você transmita músicas usando um microfone, ou um teclado com MIDI. Basta que você conecte o aparelho ao computador, grave a linha desejada, e transfira-a para o programa.




ObservaçõesObservações
  • Gratuito para testar
Importante

Antes de instalar o " Sibelius " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Sibelius e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Sibelius é um programa de notação musical bastante interessante para quem precisa anotar suas ideias de composição, mas que não é tão fácil de usar, por exemplo, como o Guitar Pro. Além disso, a restrição de salvar progresso na versão demo torna altamente recomendável que você procure por outro programa.

Deve ser ressaltado também que o timbre de instrumentos mais modernos, como guitarras elétricas e baixos, não é muito eficiente e acaba soando falso demais. Nos instrumentos mais tradicionais, no entanto, a verossimilhança é relativamente alta.

Por fim, o Sibelius tem um sistema de autocorreção de layout que ajuda a tornar as partituras mais fáceis de compreender, o que pode ser útil para quem deseja usar o software para fins didáticos. Se esse não é o seu caso, procure por outros programas do gênero no próprio Baixaki.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Charles Charles
    em 25/11/2013 às 14:00h
    versão: 7.1.3 Build 78 5

    Ótimo programa de edição de partituras, tem uma boa integração com o PhotoScore...

  • Giuliano Braga Giuliano Braga
    em 1/10/2012 às 17:30h
    versão: 7.1.3 Build 77 3

    É o melhor que já baixei. pena que apenas trial.

  • Anderson Berci Anderson Berci
    em 25/5/2011 às 15:47h
    versão: 6.1.0 5

    É o editor de partituras usado por profissionais da Música. Quando se adapta a ele não quer mais trocar...

  • Gilmar Gilmar
    em 26/2/2011 às 23:13h
    versão: 6.1.0 5

    O Sibelius, assim como o Encore e o Finale, são as "estrelas" do mundo da edição de partituras; é uma pena que não se disponibilizem versões free e em português (exceção: o Musescore, que também é muito legal); como já foi dito acima, não existe a função salvar na versão demo, mas existe um truque para "burlar" isso: terminada a partitura, se não quiser imprimir na hora, pode-se salvar em pdf, usando o programa Pdf Creator (Pdf Forge); clique em `print` e escolha o Pdf Creator como impressora, ele vai salvar em pdf; depois, não dá para ouvir, nem para rearranjar a partitura, mas já é alguma coisa...

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.344 segundos)