Spark 2.6.3

Spark

2.6.3

Mensageiro instantâneo que oferece muitos recursos sem abrir mão do ótimo desempenho



Spark é um mensageiro instantâneo que utiliza o protocolo Jabber e funciona conectando-se a um servidor Openfire, que por sua vez oferece serviços de troca de mensagens de texto, conversas por voz, troca de arquivos e muito mais.

Instalação

O Spark é fácil de instalar e basta que o usuário execute o arquivo baixado e siga as instruções para concluir o processo. Depois é só rodar o programa.

Visual e desempenho

O visual do Spark é atraente e incrivelmente leve. Apesar dos gráficos simples, a interface é bem elaborada e oferece um ótimo desempenho. Aliás, pode-se dizer que o equilíbrio entre desempenho, visual e recursos é o que mais chama a atenção na ferramenta.

A interface é amigável e não decepciona no visual!

Recursos

Conectando-se a um servidor Openfire, os usuários do Spark podem trocar mensagens de texto, conversar por voz, enviar e receber arquivos e até enviar screenshots (imagens da tela/desktop) uns aos outros.

Vale a pena destacar também que o Spark suporta abas nas janelas de conversação e ainda permite que os usuários realizem conferências. Resumindo, são diversos recursos unidos ao ótimo desempenho e ao visual agradável.

Jabber

Jabber é uma tecnologia para troca de mensagens instantâneas. Trata-se de um protocolo gratuito que permite ao usuário possuir o seu próprio servidor, além de outros benefícios que o software de código-fonte aberto oferece.

Um exemplo de software famoso que utiliza o protocolo Jabber é o GTalk, da gigante Google. A grande sacada da tecnologia é não centralizar o serviço em um servidor proprietário (como acontece nos protocolos do MSN, Yahoo, AOL, etc.), oferecendo, assim, liberdade aos usuários.


O servidor Openfire

Para utilizar o Spark é necessário conectar o cliente a um servidor Openfire. Para mais informações sobre o Openfire e acerca de como criar um servidor (sim, com o Openfire é possível criar o seu próprio servidor de mensagens instantâneas e administrá-lo) clique aqui.

Os chats suportam abas e oferecem acesso a vários recursos.

Imagens do Spark


Nossa opinião sobre o Spark:

O cliente de mensagens instantâneas Spark é leve, fácil de instalar e fácil de usar. Além disso, oferece muitos recursos e não fica devendo nada aos softwares proprietários do gênero. A combinação Openfire + Spark é recomendada a todos que desejam um servidor de mensagens instantâneas próprio, com qualidade de recursos e estável. Experimente.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • carlos roberto carlos roberto   em 19/2/2014 - versão: 2.6.3

    Bom

  • Claudiney Marques Claudiney Marques   em 27/3/2013 - versão: 2.6.0

    Realmente é uma excelente opção FREE para empresas que querem ter o controle sobre as conversas dos seus colaboradores. Utilizo essa combinação a mais de 4 anos aqui na empresa e nunca tive problemas. Tanto é que estamos implantando nas filiais. Assim teremos a comunicação fluindo entre as filiais, diminuindo custos com ligações e suporte de TI com MSN, SKYPE entre outros. Recomendo.

  • josenordarocha josenordarocha   em 17/4/2012 - versão: 2.6.0

    Na empresa onde Trabalho Usamos o Spark,Será que existe uma versãopara Android.

  • André de Castro André de Castro   em 16/6/2011 - versão: 2.6.0

    É mesmo uma ótima ferramenta, na empresa temos mais de 20 maquinas e ele trabalhar perfeitamente, já tive um caso contra. Uma vez ele ficou demorando em receber e enviar mi, dai reinstalei e resolveu,tal vez foi a maquina mesmo sei lá. Não cheguei a analisar o "erro". E para quem quer saber onde fica o histórico e downloads basta acessar a pasta AppData\Roaming\Spark\user no meu caso o caminho é esse C:\Users\Administrador\AppData\Roaming\Spark\user. Obs.: A pasta AppData é uma pasta do sistema ela estará oculta.

  • Ronney Ronney   em 31/1/2011 - versão: 2.5.8

    Otimo mensageiro, principalmente para impresas. Leve de rodar so tive um problema pra configurar o Openfire, mas nada que o google nao resolvesse. Da pra salvar a conversa de todos e gerenciar quem pode adicionar quem, mandar mensagens em massa e inclusive acessar o msn e o skype por ele. Recomendo.

  • Gleyk Roger Gleyk Roger   em 31/12/2010 - versão: 2.5.8

    O pessoal que tá com dúvida sobre se as conversas são salvas na empresa. Se a empresa quiser ela salva sim e não tem forma alguma de voce apagar por meio desse comunicador. Só como o pessoal do CPD q pode ser feito esse procedimento. Espero ter ajudado. Valeu!

  • Mik Coelho Mik Coelho   em 9/7/2010 - versão: 2.5.8

    eu uso ele no meu trabalho, é muito bom para empresas

  • Heitor Costa Heitor Costa   em 23/2/2010 - versão: 2.5.8

    Usamos esse tipo de programa em uma empresa, gostaria de saber se todas as conversas ficam realmente salvas no servido, e se tem alguma forma de excluilas! Obg!

  • Thiago Lopes Matos Thiago Lopes Matos   em 23/8/2009 - versão: 2.5.8

    Gostei podem baixar pois é muito bom.

  • Carlos Carlos   em 24/6/2009 - versão: 2.5.8

    Na verdade, eu gostaria de tirar uma dúvida, gostaria de saber como faço para pegar os historicos das conversas, pois não ativei o historico no spark, mas sei que tem como pegar com algum programa...este programa esta disponivel no baixaki???...desde já agradeço.

Ver todos os comentários »