Spybot - Search & Destroy 2.4.40

Spybot - Search & Destroy

2.4.40 Em Português

Encontre e remova programas maliciosos escondidos no seu computador



Spybot – Search & Destroy é um programa que serve para verificar se o seu computador está contaminado por spywares e rootkits.

Com ele, você pode fazer uma análise completa na máquina em busca desse tipo de praga virtual e garantir o bom funcionamento do sistema.

Quem já utilizou alguma versão antiga do aplicativo logo percebe que a interface dele foi totalmente remodelada e conta com todas as opções na janela principal. Por isso, agora não é mais necessário navegar entre diferentes abas para acessá-las, facilitando o uso mesmo para iniciantes.

Proteção total

Muitos programas antivírus, principalmente os gratuitos, não apresentam uma proteção apropriada contra spywares. Diferentemente dos vírus, esses programas espiões servem para roubar informações do usuário, o que pode resultar em caixas de entrada cheias de spams, popups e barras de ferramentas indesejadas no navegador – quando não é algo muito pior, como o roubo e uso indevido do número do seu cartão de crédito.

Por isso, ferramentas como o Spybot – Search & Destroy podem ser uma ótima maneira de proteger o seu computador. Com ele, você pode procurar especificamente por spywares e rootkits, além de encontrar opções para gerenciar os itens que inicializam juntamente com o Windows e excluir arquivos de maneira definitiva.

Opções de instalação

Logo na instalação do programa, há algumas decisões a serem tomadas. Primeiramente, é preciso escolher uma forma de uso para o programa (basicamente, você vai decidir se a utilização será pessoal ou empresarial). Em seguida, você deve definir se deseja que o aplicativo já venha configurado para o uso ou se você mesmo quer configurá-lo.

Para a primeira opção, basta selecionar “I want to be protected without having to attend to it myself”. Isso faz com que o aplicativo já seja instalado pré-configurado de acordo com o que o programa julgar melhor para o uso. A segunda alternativa é feita selecionando “I want more control, more feedback and more responsibility”.

EScolhendo com o programa deve ser instalado

Mas não se preocupe: independente da opção escolhida, tudo pode ser configurado manualmente mais tarde.

Visão geral

Como já mencionado, todas as ferramentas estão disponibilizadas na forma de botão na tela central do programa. No entanto, ela possui dois modos de visualização: simples e avançado. Como padrão, a interface está na forma reduzida, exibindo apenas alguns ícones. Para visualizar todas as funcionalidades, basta marcar a opção “Advanced user mode”.

Interface do programa com o modo avançado ativo

Há várias ferramentas para uso sem qualquer tipo de restrição, mas existem algumas que requerem a aquisição de uma licença. Isso é informado no momento em que você tentar abrir uma dessas funções.

Verifique o seu computador

O programa oferece dois tipos de análise, sendo uma para a máquina toda e outra para verificar arquivos.  Para fazer uma busca por spywares no computador, o primeiro passo consiste em clicar no botão “System scan”, na tela central do programa, e escolher a opção “Start a scan” na nova janela aberta.

Feito isso, o aplicativo inicia imediatamente a análise e você pode acompanhar o andamento da operação por meio da barra de progresso exibida na tela. Ali, também há uma estimativa do tempo necessário para completar o procedimento, que pode ser maior do que uma hora, variando conforme o tamanho do seu disco rígido e a quantidade de arquivos presentes nele.

Caso você precise analisar somente um arquivo, pode optar por fazer a verificação apenas nele, clicando em “File Scan”. Em seguida, basta você indicar se a análise deve ser feita em um documento (escolhendo “Add file(s)”) ou em todo um diretório (selecionando “Add folder(s)”). Após adicionar o conteúdo desejado, o programa inicia a varredura e você pode acompanhar o andamento na tela.

Verificação por spywares concluída

Essa verificação é mais rápida do que a completa e pode ser um ótimo recurso para fazer uma “manutenção” (quando você adicionar itens novos). Sempre que o aplicativo encontrar algum problema, ele oferece uma solução e, em alguns casos, os itens suspeitos são mandados para a quarentena (que pode ser acessada para a visualização pelo botão “Quarantine”).

Além das verificações propriamente ditas, há uma função para imunização do computador. Ela é ativada pela alternativa “Immunization” e, nela, basta marcar quais navegadores você deseja proteger e os aspectos de proteção que você deseja aplicar. Há também uma alternativa para quem deseja incluir o Windows como um todo, no processo (no final da lista).

Lista de exceções

O programa possui uma função na qual você pode inserir itens que não necessitam de verificação, pois é conhecido que são confiáveis. Essa alternativa é acessada pela função “Whitelist Preparation”. Para começar a montar essa lista, você deve clicar em “Create whitelist” e escolher a unidade para o rastreio pelos aplicativos.

Montando uma lista de exceções

Feito isso, o programa começa a analisar o disco rígido selecionado e, ao final do procedimento, exibe os itens na tela. Para aceitar os resultados e criar a lista, basta clicar em “Create whitelist” na janela da análise.

Outras ferramentas

A despeito de a função central do programa ser a verificação por spywares, ele apresenta outras ferramentas úteis. Entre elas estão a análise do computador em busca de rootkits, gerenciador de inicialização, função para criar scripts, montagem de relatórios, obter um CD de Boot, excluir arquivos de forma definitiva, além de outras.

Ferramenta para gerenciar a inicialização

Na maioria dos casos, basta escolher o local ou arquivo específico para a realização da função e clicar no botão apropriado para ativá-la (presente na janela na qual a ferramenta é aberta).

Imagens do Spybot - Search & Destroy

Interface do programa com o modo avançado ativo Montando uma lista de exceções Verificação por spywares concluída Ferramenta para gerenciar a inicialização Interface do programa no modo simples Tela de verificação em arquivos Imunização Verificação por rootkit Verificação por spywares no computador Verificação por spywares no computador
Prós
  • Interface amigável
  • Instalação fácil
  • Imunização de arquivos a ameaças obtidas pelo navegador
  • Backup automático de alterações feitas pelo aplicativo
  • Funciona sem travamentos
Contras
  • Inteiramente em inglês

Nossa opinião sobre o Spybot - Search & Destroy:

Spybot – Search & Destroy traz mais uma alternativa para quem precisa de soluções de segurança que nem sempre estão incluídas nos antivírus. Uma vantagem do programa é que, além da análise em busca de spywares, há também uma função para verificar se existem rootkits no computador, o que garante uma navegação na internet mais tranquila (sem o medo dos seus dados serem roubados).

A interface é bem moderna e agradável, além de exibir as suas funções na forma de ícones, facilitando na hora de procurar os recursos disponíveis no programa. A análise do computador em busca de spywares agora conta com a opção de você fazê-la em toda a máquina ou apenas em determinado arquivo ou pasta.

Esse é um ótimo recurso, pois, se você fez uma análise completa recentemente, pode ser mais interessante apenas verificar um setor novo ou documento, economizando tempo. Outro ponto positivo é que você pode utilizar o computador normalmente enquanto uma verificação estiver em andamento, uma vez que ele não fica extremamente lento ou travando.

Da mesma forma, embora não seja recomendado, é possível ativar mais do que uma função no programa ao mesmo tempo sem travamentos. O fato de as proteções em tempo real estarem ativadas também não interfere no funcionamento da máquina, o que evita ser necessário fazer desativações para o uso de um programa mais pesado.

Os processos de análise são relativamente rápidos, tomando apenas o tempo necessário e não mais do que o esperado para serem concluídas. O que talvez pudesse ser considerado um ponto negativo é que o aplicativo possui uma série de configurações que podem parecer um pouco intimidadoras em um primeiro momento, especialmente pela quantidade delas disponível.

Ainda assim, você pode optar, ao menos em um primeiro momento, por fazer a instalação no modo em que o programa já faça uma pré-configuração para o uso. Assim, ele já vem pronto para você utilizar e, posteriormente, à medida que você julgue apropriado, você pode alterar as alternativas presentes em cada um dos setores de segurança.

Se você busca um programa completo para a verificação por spywares no seu computador, certamente o Spybot – Search & Destroy é uma ferramenta indicada para a função.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Mauricio Saramago Mauricio Saramago   em 15/8/2014 - versão: 2.4.40

    Infelizmente baixei o 32 e meu pc e 64bits. Esta em ingles e nao tem opção para portuguesbr. Eu ja conhecia, mas tinha em portugues

  • Leandro Leandro   em 4/8/2014 - versão: 2.4.40

    "Spybot - Search & Destroy" já foi o melhor para detectar spywares, era leve e super prático mas hoje não é o mesmo, até travar as vezes trava e por isso parei de usar já faz um tempo.

  • José Guimarães José Guimarães   em 25/1/2014 - versão: 2.2.25.0

    O Spybot faz limpeza no computador em pouco tempo. Deixa a máquina leve e sem arquivos maliciosos. É bom passar também o CCleaner. Os dois fazem limpeza no computador, mesmo que o antivírus deixe passar alguma ameaça.

  • Valéria Almeida Valéria Almeida   em 19/11/2013 - versão: 2.2.25.0

    Excelente Spyware, antes eu baixava antivírus e meu pc continuava dando problema até que pesquisei no google e me recomendaram baixar um antispy, problema resolvido. Muito bom!

  • swodahS fo gniK swodahS fo gniK   em 26/9/2013 - versão: 2.0.12.0

    O único que conseguiu remover o maldito vírus na rede, 404 not found nginx/1.2.6 que causa erro de carregamento do YouTube, e de quase todos os sites do Google. Usei Avast! usei Spyware Doctor, usei Spyware Terminator, Usei Norton 360, nenhum deles pegou, minha última tentativa: Spybot, se esse não pegar, desisto! Instalei, atualizei, escaneei, PÁ, pegou na hora! Não é a primeira vez que o Spybot me livra de uma dessas. É sempre a minha última solução pra tudo. Pena ser meio pesado.

  • Luiz Luiz   em 14/9/2013 - versão: 2.0.12.0

    Como tem gente leigo aqui! Quem disse que Spyboot é antivírus ??

  • Edson Almeida Edson Almeida   em 4/9/2013 - versão: 2.0.12.0

    Ele é um ótimo Anti Spyware e tals. Mais não me venha dizer que ele é um antivírus. Ele complementa sim a segurança do PC, mais é essencial ter um bom antivírus, que realmente tem uns bastantes pesados como Avast, mais tem uns pequenos como Bit Defender. É essencial ter um, com mais este para complementar a segurança do PC.

  • Fabio Marques Fabio Marques   em 19/8/2013 - versão: 2.0.12.0

    Uso a bastante tempo, porem hoje fiz a opção Immunization, meu PC ficou uma tartaruga, impossivel de usar. Tive de restaurar o sistema para voltar ao normal. Recomendo o Spyware Terminator, scanner mais preciso.

  • didibeirro didibeirro   em 9/8/2013 - versão: 2.0.12.0

    O spybot não é muito bom, mas remove alguns vírus. É pena que ainda não esta disponível em português.

  • DJ X leitinho DJ X leitinho   em 20/7/2013 - versão: 2.0.12.0

    Meu notebook tava lento, tava dando ódio.. até foto jpeg tava demorando pra abrir, eu tava quase desistindo e já tava com o CD do Windows 7 na mão pra formatar, foi quando lembrei que eu tava com a ultrapassada versão 1 do Spybot... depois de uns 400 programas instalados, trocentos antivirus testados, varios limpadores de registro, e instala coisa e desinstala coisa e verifica erro de disco e nada... Resolvi instalar essa versão 2 do Spybot como ultima esperança, e pra minha surpresa, o note ficou ZERADO, parece que acabei de comprar, tá ótimo. Como eu disse, testei um monte de programas e quando passei essa nova versão do Spybot, pegou 62, isso mesmo, sessenta e duas pragas.. quando removi e reiniciei e fui usar, até videos do Youtube simultâneos abri e não travou. Resolveu o meu problema. Recomendo! A única coisa mais embaçada eh que essa versão exige muito conhecimento, é pra usuários avançados e vc deve entender o que precisa e quais ferramentas usar. Manjando disso, é o melhor anti spyware gratuito que existe, não tenho dúvida. Relatórios completos em todas as funções, proteção e imunização e escaneamento completo. Perfeito. Nota 10! _X_

Ver todos os comentários »