Trimble SketchUp Free 15.1.105

Trimble SketchUp Free

15.1.105
  • Em Português
  • Gratuito
  • 114,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 21/11/2014
  • Trimble
  • Baixar
    Gratuito

Ex-projeto da Google, SketchUp agora tem nova desenvolvedora e traz funções aprimoradas para modelagem

Por Fernando Daquino

Trimble SketchUp é o antigo Google SketchUp, que agora passa a ser desenvolvido por uma nova companhia, mas se mantém com os mesmos propósitos. Ele é capaz de realizar modelagens em 3D e já chega à oitava versão.

Aqui, você encontra ferramentas para criar faces e arestas de forma simples, recursos para trazer elementos para 3D ou 2D de forma rápida, tirar medidas de modo preciso com uma trena digital, criar formas curvas, erguer modelos inteligentes, adicionar sombras e muito mais.

Enfim, aqui está uma ferramenta absolutamente completa para a criação de modelos em duas ou três dimensões. O programa pode ser útil para a criação de plantas de casa ou de maquetes, por exemplo, tudo de forma relativamente simples e com uma série de recursos à sua disposição.

Monte cidades inteiras com este poderoso software.

Criando modelos com ajuda

Uma ajuda fácil é a caixa de diálogo do instrutor, a qual você habilita e desabilita a qualquer momento. Apesar de não ser mais da Google, o SketchUp ainda continua com grande capacidade de interação com outros serviços da companhia, como o Google Earth e o YouTube. Você pode, por exemplo, modelar sua cidade para o Google Earth, criar uma animação e publicá-la no YouTube.

Surpreenda-se com o que você é capaz de criar.

Você também pode modelar ambientes internos como quartos e salas. Não há limite nenhum neste sentido. Os modelos podem ser feitos do zero ou então a partir de criações de outros usuários, que podem ser baixadas através do Google 3D Warehouse – um enorme banco de modelos.

Suas ferramentas

Todo modelo criado pelo SketchUp é feito basicamente de dois elementos primordiais: cantos e faces. Os primeiros são linhas retas e os segundos são os formatos bidimensionais criados quando vários cantos formam uma figura.

Qualquer superfície lisa pode ser transformada em uma forma tridimensional com uma ferramenta simples. Basta “puxar e empurrar” a figura com o mouse. Por exemplo, um retângulo pode virar uma caixa em poucos cliques.

O resultado do programa é incrível!

A ferramenta "Follow Me" apresenta um conceito inovador para criar formas tridimensionais de superfícies bidimensionais através de caminhos determinados. Por exemplo: faça uma linha em "L" e depois crie um círculo para modelar um cano. Essa ferramenta também pode ser utilizada para arredondar cantos em modelos como corrimãos, mobílias etc.

As partes geométricas dos modelos criados podem ser agrupadas, o que facilita a movimentação, cópia e colagem dentro do trabalho. Há também os componentes, grupos de objetos nos quais uma modificação atinge todos eles.

Caso sua criação tenha muitos objetos, organize-os através de anotações que podem conter informações como dimensões e outros detalhes. Para criações ainda mais complexas, é possível visualizá-las em seu contexto diretamente no Google Earth.

Mais recursos

Outra ferramenta de destaque no SketchUp é a possibilidade de olhar dentro do seu modelo, cortando temporariamente partes do design para isso. Há também outras ferramentas de navegação que  permitem visualizar o modelo de uma perspectiva em primeira pessoa. Você se coloca em qualquer lugar diante do modelo com uma cabeça virtual ou então anda para explorar a criação, sendo possível até subir e descer escadas e rampas.

Criar terrenos é fácil com a ajuda de ferramentas especiais. Gere paisagens a partir de linhas importadas, adicione linhas e vales para então criar uma estrada altamente fiel. As dimensões são precisas e é possível imprimir seus objetos em tamanho real.

Trimble SketchUp

Importando e exportando

Você pode importar arquivos do tipo 3DS, DXF e DWG diretamente para os seus modelos. Também é possível trabalhar com imagens nos formatos JPG, PDF, PNG e TIFF. Elas podem ser usadas individualmente ou como parte de superfícies para a criação de modelos realísticos.

 

O que veio com a versão 8

O SketchUp chegou à versão 8 com várias novidades e melhorias. O programa ficou ainda mais fácil de usar e com novas ferramentas para usuários avançados, entre muitas outras modificações. Os objetos respondem com melhor eficiência quando o usuário interage com eles. Por exemplo, linhas que se cruzam são separadas automaticamente no ponto de encontro.

Uma ferramenta especial de interação pode gerar animações, rotacionar, mover, redimensionar e alterar a cor de componentes dinâmicos. As dicas de desenho tornaram-se mais claras e consistentes. Um exemplo é a caixa de diálogo com opções para componente, que pode ser utilizada para configurar diferentes objetos.

Reproduza edifícios com realismo.

A partir desta versão o usuário pode procurar por modelos no Google 3D Warehouse diretamente da área de navegação, além de levar créditos por contribuições e poder acompanhar colaboradores. Qualquer objeto encontrado no Warehouse pode ser salvo no seu PC para uso posterior.

Os seus templates podem ser customizados com estilos, marcas-d’água e componentes específicos com mais facilidade. Essas são ferramentas que organizam melhor o feedback que você pode ter ao participar da comunidade do SketchUp.

As novidades saídas do forno

A chamada modelagem em contexto proporcionada pelo SketchUp é reforçada pelo Google Building Maker. Nele você constrói seu desenho diretamente em uma imagem capturada do Google Earth. Tal modelagem elaborada sobre localizações geográficas reais possibilita ao projetista criar estruturas fidedignas às originais e visualizar o resultado final do seu trabalho com mais realismo, amenizando a probabilidade de instituírem-se equívocos.

Ainda nesta ferramenta, a nova versão do programa apresenta maior detalhamento da área trabalhada ao implementar mais camadas a sua estruturação lógica computacional e consegue reproduzir imagens coloridas à contextualização – diferentemente do seu antecessor. Com o recurso do Match Photo o usuário dá um toque de maior veracidade ao esquema, transpondo fotografias do Google Earth para o desenho.

Outro ponto que recebeu aperfeiçoamentos na última atualização do software foi a inserção de objetos sólidos. Nos moldes atuais, o usuário tem a sua disposição as opções de unir, intersecionar, abrir fendas, definir recortes de até três níveis e calcular o volume para cada elemento solidificado em seus projetos.

Tutoriais

Com o anúncio do suporte do SketchUp para o português, muitos usuários animaram-se em experimentar a ferramenta de desenho tridimensional da gigante tecnológica. A compatibilidade com o nosso idioma também abriu uma série de canais de ajuda facilitada, como um fórum de discussão.

Preparado para explorar sua criatividade?

Você também conta com vídeos tutoriais para aprender como utilizar o programa. Atualmente estão disponíveis 61 gravações divididas em cinco seções:

A versão PRO

Os usuários da versão Pro do SketchUp contam com a ferramenta LayOut 2, que deixou de ser Beta e está mais rápida, estável e conta com renderização de vetores e melhor manipulação de textos. A versão Pro do SketchUp ainda dispõe de ferramentas para a criação de componentes dinâmicos que incluem modelos animados, escalados e replicados.

Qualquer componente pode ser transformado em dinâmico na versão paga. Todos os modelos feitos no SketchUp podem ter tags com informações e explicações para torná-los mais úteis e fáceis de trabalhar.

Clique aqui para saber mais e baixar a versão PRO do SketchUp.




Importante

Antes de instalar o " Trimble SketchUp Free " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Trimble SketchUp Free e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Para começar, esta ferramenta é gratuita, o que já é merecedor de muitos elogios. A interface é realmente intuitiva e flexível se comparada a outros programas do gênero, os quais são muito mais complexos. A curva de aprendizado é praticamente nula, uma vez que é possível começar a criar assim que você executa o programa.

Os modelos criados podem ser salvos em diversos formatos e integrados com outros aplicativos do Google, como o YouTube. Todos os objetos são codificados geograficamente para serem usados no Google Earth, o que proporciona a criação de projetos o mais próximo possível da realidade.

De fato, o SketchUp é mais fácil que outros programas, mas isso não significa que qualquer usuário vai conseguir desenvolver tudo o que vier a sua mente com tanta facilidade. Conhecimentos prévios em desenhos vetoriais são muito bem-vindos e devem fazer toda a diferença na velocidade de aprendizado e familiarização do projetista.

ImportantePrós
  • Ótima interface
  • Para qualquer usuário
ImportanteContras
  • Sem tradução para português

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Leonardo Alberto Campiol Leonardo Alberto Campiol
    em 1/4/2014 às 15:49h
    versão: 13.0.4124 5

    Para quem não quer perder tempoooooooo se matando com CAD, Inventor, e outros softwares, ferramentas engessadas esse é o soft que vc vai usar muito bom. porem agora as novas versões são pagas, trial para 450 horas

  • Sanderson B H Sanderson B H
    em 25/2/2014 às 12:19h
    versão: 13.0.4124 5

    Simplesmente é o melhor que ja ví!! É o mais facil de usar, que até recebeu críticas, frente a outros programas tido como "TOPs", como sendo muito "superficial", "só para arquitetos", "bom pra desenho quadrado"...rsrs. Não conhecem o verdadeiro potencial deste CAD! Instale plugins como: Curviloft, BZ_Toolbar, ferramenta nativa de camadas e Extrusion Tools. dedique uns meses para entende-los e domina-los. Só isso me colocou à fazer os mais belos trabalhos detalhados e profissicionais, como nunca fiz...Este CAD Passou do Google para Timble. Dói na espinha só de pensar numa possivel retrição da versão free. Não ouvi boatos, mas cada empresa enxerga de um jeito...quero estar errado.

  • Vander Marques Vander Marques
    em 1/1/2014 às 10:02h
    versão: 13.0.4124 4

    Gostei muito da nova versão e desta vez em Português, o que facilita muito.

  • joeyfrango joeyfrango
    em 13/8/2013 às 20:49h
    versão: 13.0.4124 4

    Ele é realmente muito simples e pratico mas quando você aprende a mecher nele completamente percebe o quanto limitado ele é. Quem quer fazer edições 3D de verdade tem que aprender a usar o Blender. De qualquer forma, recomendo para passar o tempo e fazer obras simples.

  • ANTÔNIO DAS GRAÇAS AMARAL NETO ANTÔNIO DAS GRAÇAS AMARAL NETO
    em 18/6/2013 às 21:49h
    versão: 8.0.16846 5

    Mais uma vez parabéns ao baixaki. O que tenho a dizer, fácil de manusear, efeitos realisticos, criação de terrenos, e tudo isto em 3D, baixem, concerteza irão amar. Esse software é tão bom quanto o autocad.

  • Simonal W. P. Monteiro Simonal W. P. Monteiro
    em 13/6/2013 às 13:02h
    versão: 8.0.16846 4

    É um programa fácil de manusear, com muitas opções de mobiliário, rápido em fazer das plantas 3d recomendo.

  • Layne Layne
    em 22/5/2013 às 16:08h
    versão: 8.0.16846 5

    Aconselho que todos que se interessarem no programa baixem.

  • joaopedro joaopedro
    em 25/3/2013 às 21:44h
    versão: 8.0.16846 5

    Muito bom esse jogo recomendo vcs vao gostar muito fica a dica :D ;D

  • gabriel gabriel
    em 24/2/2013 às 22:52h
    versão: 8.0.16846 5

    Realmente Muito e Bom Facil de Usar.

  • jonathan jonathan
    em 11/2/2013 às 15:05h
    versão: 8.0.16846 5

    Sketcjup e muito bom.Vale a pena!

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • CPU 600MHz
  • 128MB de memória RAM
  • 80MB de espaço em disco
  • Placa de vídeo 3D com suporte a OpenGL
  • Internet Explorer 6.0 ou superior e Windows Media Player ou Quicktime 5.0 ou superior para tutorial multimídia.

Shopping Baixaki





(0.078 segundos)