Otimize o desempenho do PC com os ajustes sugeridos pelo TuneUp e deixe-o voando

Por Roberto Hammerschmidt

O TuneUp Utilities, desenvolvido por uma empresa homônima recentemente adquirida pela AVG, é um tradicional programa que fornece ferramentas para o aumento de desempenho de computadores.

Para isso, o aplicativo oferece mecanismos capazes de efetuar vários ajustes na configuração do PC, eliminar arquivos idênticos que acabaram sendo duplicados e, para quem utiliza notebooks, prolongar a vida útil da bateria.

Em sua mais recente versão, o TuneUp Utilities ganhou cinco novas funções, totalizando agora 35 recursos especializados na manutenção e na otimização do Windows, deixando a sua máquina operando a pleno vapor novamente.

De roupa nova

A nova edição do TuneUp Utilities está com uma nova aparência, apresentando características mais modernas no seu visual. Contudo, essa não foi a única melhoria implementada. A interface deste programa sofreu uma restruturação para que você encontre e resolva os problemas do seu PC com maior facilidade.

Agora, a tela inicial do software consiste em um painel simplificado com um resumo da atual situação de desempenho do computador e o acesso imediato a diversas ferramentas que se iniciam com um único clique. O destaque dessa nova página é a barra de "Potencial de Otimização", a qual orienta você de forma clara e objetiva sobre o que deve ser feito para aperfeiçoar a performance do sistema operacional.

Perfis variados

Um dos grandes atrativos do TuneUp Utilities é a função conhecida como “Modo de PC”. Ela é basicamente uma pré-configuração do Windows que varia de acordo com o seu objetivo de uso. Por exemplo, o modo “Economy” aumenta a duração da bateria de equipamentos portáteis desligando dispositivos e programas que possuem um elevado consumo de energia.

Enquanto isso, na configuração “Turbo”, o TuneUp Utilities desliga recursos em segundo plano para dar ao programa ou jogo desejado um aumento instantâneo de desempenho. Se você quiser você ficar no meio termo e não mudar as preferências do SO, basta acionar o modo “Normal”.

É hora de voar

O recurso “Flight Mode” é uma das novidades mais recentes do TuneUp Utilities. Esse mecanismo, que também visa a aumentar a vida útil da bateria, reproduz uma função muito popular entre os smartphones: o chamado “Modo avião”.

Assim como acontece nos gadgets portáteis, por meio dessa nova funcionalidade este aplicativo desativa as conexões Bluetooth e WiFi (as quais possuem um alto consumo de energia). De acordo com a desenvolvedora, combinado com o modo “Economy”, o Flight Mode aumenta a duração da bateria em até 49% quando se assiste a filmes em um tablet com Windows 8.

Encontrando arquivos e pastas duplicadas

É comum que com o passar do tempo acabemos acumulando arquivos duplicados e desnecessários no disco de armazenamento. Para evitar que o seu HD fique cheio dessas tranqueiras, o TuneUp Utilities tem algumas cartas na manga.

Uma delas é o Duplicate Finder, um mecanismo que tem como finalidade a identificação de dados redundantes no computador — incluindo documentos, imagens, vídeos, músicas, executáveis, arquivos compactos, entre outros tipos de conteúdo.

O mais bacana dessa funcionalidade é que, antes de apagar qualquer coisa, você pode visualizar o local de armazenamento e, dependendo do item em questão, até obter uma pré-visualização dele sem abrir outro software.

O Duplicate Finder ganhou uma interface mais simples em sua mais recente atualização, além de algumas melhorias: a partir de agora, os usuários poderão definir exceções, dependendo do tipo de arquivo (como xls, doc, entre outros). O programa também passa a detectar pastas duplicadas para que você possa eliminá-las.

Limpeza profunda

Como se isso não bastasse, o TuneUp Utilities ainda efetua por meio do Disk Cleaner uma análise completa na máquina atrás de arquivos que podem ser eliminados entre 155 aplicativos — como cookies de navegação, relatórios de falhas obsoletos, backups antigos e desatualizados, atalhos corrompidos e muito mais. No final, basta pressionar um botão para liberar mais espaço no disco de armazenamento.

A mais recente atualização de TuneUp Utilities inclui novos programas para a lista de aplicativos que podem ser limpos. São eles: Malwarebytes Anti-Malware 1.75, Adobe Photoshop CS6, Adobe Lightroom, o Nero 12 e avast! Pro Antivirus. 

Gerenciando programas e processos

Outra peculiaridade do TuneUp Utilities é que ele também disponibiliza recursos para o gerenciamento dos conteúdos e processos mantidos pelo sistema operacional. No tocante à velocidade de boot e menor exigência dos componentes de hardware, o aplicativo permite que softwares ou processos em execução sejam desativados e que se faça a remoção de programas iniciados com o Windows (influenciando diretamente no seu tempo de inicialização).

Para aquilo que já está sendo armazenado, o TuneUp Utilities é capaz de desinstalar softwares sem deixar rastros, limpar as entradas do registro do SO, verificar erros do disco de armazenamento — bem como desfragmentá-lo — e até tentar restaurar arquivos excluídos acidentalmente.

E tem mais...

Por fim, o TuneUp Utilities ainda conta com mecanismos para a personalização do Windows, permitindo a alteração das preferências da Barra de Tarefas, das animações e efeitos do Windows Explorer, das opções de pastas, do sistema de arquivos, da aparência de ícones, entre outros elementos do sistema operacional.



ObservaçõesObservações
  • 15 dias de uso.
Importante

Antes de instalar o " TuneUp Utilities 2014 " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o TuneUp Utilities 2014 e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O TuneUp Utilities é com certeza uma das opções mais completas para quem deseja otimizar o desempenho do Windows. Somente pela apresentação do programa já se tem uma ideia de como ele é completo e abrangente, capaz de realizar dezenas de tarefas diferentes, o que o coloca em uma posição privilegiada em relação aos seus concorrentes.

Além da enorme quantidade de recursos, outro aspecto positivo do programa é sua organização. Isso porque essa grande gama de opções pode tornar a exploração do software um pouco confusa, contudo, a nova interface gráfica do TuneUp Utilities torna a sua interação bastante descomplicada.

Outra coisa que colabora para o entendimento daqueles que resolveram adotar este aplicativo para melhorar a performance do computador é o fato de ele ser completamente traduzido para o português. Com isso, você não deve levar mais do que alguns minutos para assimilar e conhecer todas as ferramentas oferecidas.

Adicionalmente, caso você não goste da divisão em abas, pode optar por ver todas as funções em apenas uma página. Essa alternativa pode ser muito interessante para quem já conhece todos os recursos do programa e gostaria de ativar alguns deles de maneira mais direta.

A diferença de desempenho, conforme o grau de dano encontrado no sistema pode ser realmente muito grande. Já a de inicialização só é mais facilmente percebida naqueles casos em que a pessoa possui uma quantidade realmente alta de aplicativos que costumavam ser carregados juntamente com o Windows.

As ferramentas de limpeza do TuneUp Utilities trabalham bem. O programa realmente identifica uma grande quantidade de arquivos sem utilidade no PC, realizando o trabalho de escaneamento e eliminação de forma dinâmica e muito precisa.

Nesse sentido, o que desagrada é o fato de ele apresentar algumas mensagens para o usuário em forma de páginas carregadas no navegador web. Isso acontece, por exemplo, ao cancelar a instalação do software. No entanto, isso não passa de um mero detalhe, que certamente não ofusca o brilho do software.

As novidades da sua mais recente versão mostram que o programa vem se tornando cada vez mais abrangente, trazendo melhorias em várias frentes, como a capacidade de limpar resíduos de centenas de programas ou, então, de executar a desfragmentação do sistema operacional.

ImportantePrós
  • Inúmeros recursos
  • Interface bem organizada
  • Menus em português
  • Limpeza rápida e muito eficiente
ImportanteContras
  • Mensagens apresentadas em forma de páginas na internet

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • pedro pedro
    em 20/7/2014 às 22:37h
    versão: 14.0.1000.324 5

    Uso esse progama a mais de 1 ano e nunca tive Problema com ele. Ele deixa meu PC voando. Ele e um dos únicos que não estraga o Registro do Windows. Uso e recomendo

  • Matheus Souza Matheus Souza
    em 19/7/2014 às 22:59h
    versão: 14.0.1000.324 5

    Cumpre o que promete, realmente o Tuneup é o melhor programa para otimizar o sistema. A AVG fez e ainda faz um trabalho perfeito neste programa. Sempre instalo nos PC`s dos meu clientes e sempre recebo elogios com o desempenho que o computador deles ficam. Recomendo o download.

  • Aurélio Aurélio
    em 11/7/2014 às 12:14h
    versão: 14.0.1000.324 5

    Muito bom! O pc vai mais rápido e tem muitas funções para melhorar a segurança. Gosto principalmente do duplicate finder porque libera muito espaço na memoria.

  • Summer Summer
    em 26/6/2014 às 06:44h
    versão: 14.0.1000.324 5

    Este programa é supimpa! Me economiza horas de stress com o computador, é o meu melhor amigo contra problemas de sistema.

  • Tchello Tchello
    em 26/5/2014 às 13:07h
    versão: 14.0.1000.296 5

    Tá cheio de imitações e tentativas por aí, mas o verdadeiro tuneador é o TuneUp Utilites, esqueçam os outros!

  • JorgeVelez JorgeVelez
    em 20/5/2014 às 08:34h
    versão: 14.0.1000.296 5

    Não tem como não dar 5 estrelas para a suite mais completa e útil já desenvolvida! PC voando é com o TuneUp o resto é balela. O único que não bagunça os registros do PC.

  • Zepiqueno Zepiqueno
    em 25/4/2014 às 07:50h
    versão: 14.0.1000.221 5

    Este é meu melhor companheiro de trabalho, confio nele! Meu computador fica limpo e rápido pra mandá bala.

  • Drsheldomcooper Drsheldomcooper
    em 22/4/2014 às 08:37h
    versão: 14.0.1000.221 5

    Gosto muito do TuneUp. Uso ele desde a versão 2011 e eles sempre melhoram as atualizações. Destaque para as novas funções: Duplicate Finder para buscar dados duplicados e Flight Mode que ajuda a economizar um monte a bateria.

  • Viladrau Viladrau
    em 18/3/2014 às 09:54h
    versão: 14.0.1000.221 5

    Adorei esse programa. Muitas opções, mas tudo muito fácil e o melhor pra mim é que dá para personalizar a manutenção automática do jeito que quiser.

  • João Manoel João Manoel
    em 9/3/2014 às 21:44h
    versão: 14.0.1000.221 5

    Não conhecia o TuneUp e, ao ver nos programas relacionados daqui do Baixaki, baixei e me surpreendi. O leque de opções que ele fornece é simplesmente incomparável a qualquer programa do gênero. Ele realmente deixa o PC limpo e permite que o usuário escolha e configure o que irá limpar ou otimizar "ao vivo" para não ocorrerem contratempos.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.171 segundos)