Violeiro 3.3.4

Violeiro

3.3.4
  • Em Português
  • Gratuito
  • 4,70 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 23/5/2014
  • Marco Avila
Clique para baixar Violeiro Clique para Baixar

Software gratuito para criação, edição e impressão de letras cifradas e tablaturas 100% brasileiro

Por Eduardo Vieira Karas

Violeiro, como o bom nome já diz, é um programa gratuito destinado a músicos e aprendizes de violão. No entanto, por trabalhar com visualização e criação de cifras, ele também pode se tornar útil para o estudo de guitarra, cavaquinho e teclado.

Ao iniciar o aplicativo, ele já pergunta ao usuário qual o próximo passo a ser tomado. Por padrão, há uma lista com um pouco mais de 50 músicas já disponíveis no banco de dados, além de opções para iniciar ou importar novas cifras (há suporte para TXT, TAB e BTAB).

Cifra dentro do Violeiro.

Para facilitar a vida de quem está trabalhando com a execução do instrumento aliada ao canto, o Violeiro apresenta um quadro principal e outro adjacente contendo os diagramas com acordes — dessa forma, mesmo que a barra de rolagem desça para o acompanhamento da canção, o músico pode acompanhar as posições no braço do instrumento logo ao lado.

Recursos adicionais

Fora a disposição das cifras, há também um sistema para combinar tablaturas às pautas. A edição é feita através de cliques nos trastes, o que permite que até iniciantes registrem ideias musicais. Junto ao sistema, há alternativas de ajuste para inserir notações técnicas, como ligaduras, harmônicos, bends, vibratos e demais firulas.

Tablatura de teste.

Da mesma maneira, consegue-se acrescentar a leitura rítmica das figuras musicais. Porém, a formulação de compassos não é automática, cabendo ao usuário definir como será a divisão.  As configurações incluem ainda compatibilidade com instrumentos de sete cordas, bandolins, baixo, cavaco, viola e banjo.

Através da tecnologia MIDI, tudo o que é escrito pode ter o áudio reproduzido (nas tablaturas apenas). Por fim, o Violeiro ainda permite transpor a afinação de músicas, definir o tom e as escalas usados no repertório e tocar músicas em MP3 através de um reprodutor integrado.



Importante

Antes de instalar o " Violeiro " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Violeiro e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Violeiro é um software que conta com uma série de recursos úteis — contudo, em geral, a interface não é assim tão amigável. Portanto, é preciso fuçar (o programa é em português) um pouco para descobrir o que as ferramentas são capazes de fazer.

O layout, apesar de conter cores um pouco extravagantes, permite uma boa visualização e diferenciação de letras e acordes, destacando-se pelo tamanho de exibição das fontes na tela — músicos que usam o computador em performances ao vivo ou apenas para praticar poderão se beneficiar com isso.

Na tela inicial, constatamos um probleminha: se você não escolhe nenhuma das opções disponiblizadas, o programa não fecha ou minimiza de maneira alguma. A promessa de um banco de cifras acabou caindo por água abaixo por ser bastante limitada em repertório (apenas MPB e repleto de composições intermediárias ou difíceis), mas isso pode ser compensado pela capacidade de se importarem outras cifas para dentro do programa.

Como destaque final, há o método de criação e edição de tablaturas, cujo funcionamento é bastante completo e intuitivo. Uma pena, no entanto, que não se pode exportar nenhum tipo de resultado para PDF.

ImportantePrós
  • Método de criação de tablaturas
  • Layout amigável
  • Importa outras cifras
  • Gratuito e em português
ImportanteContras
  • Interface truncada
  • Banco de cifras limitado
  • Faltou exportação para PDF

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Robert Ortiz Robert Ortiz
    em 10/5/2014 às 18:37h
    versão: 3.3.3 5

    Gostaria que alguém pudesse me ajudar, tenho 1388 músicas gravada na pasta de música violeiro, existem música que só tenho acesso quando estou usando o programa violeiro,caso eu abro a pasta ou faço cópia dela para usar no meu not book, só consigo transferir 1144 musicas, ou seja não consigo copiar todas as musicas da pasta, algum usuário poderia me ajudar

  • Airton Santana Airton Santana
    em 12/4/2014 às 12:00h
    versão: 3.3.3 5

    Não concordo com o Baixaki, a interface é boa e o banco de cifras não está relacionado com a quantidade de músicas cifradas que podem ser armazenadas. Eu uso e recomendo para todos o meus amigos. Agora só falta uma versão pra Android, ehehehe) pra dizer a verdade eu até pagaria se for um preço justo..Parabéns ao desenvolvedor um ótimo trabalho!!

  • gilberto flores souto gilberto flores souto
    em 5/3/2014 às 11:42h
    versão: 3.1 5

    O Violeiro é muito bom,ao contrario do ditado popular, melhorar nunca estraga. Que tal se as letras na rolagem pudessem ser configuradas individualmente nas suas velocidades para não ter que dar espaços maiores entre linhas? E se a tela da rolagem tivessem a tela cheia ou configuráveis para os formatos de paisagem também. Eu explico. Eu tenho 60 anos e canto na noite e uso o netbook no lugar de not, e sempre carregamos outros equipamentos e a estante fica cheia e dificulta a visualização mesmo com a fonte aumentada o campo pequeno pois a tela é 10" e a pagina de rolagem é quase a metade do monitor ou display. É meu caso. Mas Marcos vc está de parabens.

  • Marco Avila Marco Avila
    em 20/1/2014 às 09:20h
    versão: 3.0 3

    Sou o desenvolvedor do Violeiro. Acho que houve falta de entendimento, por "banco de cifras", eu quero dizer banco de acordes com suas digitações, e não "banco de músicas", e, de fato o programa vem com mais de 2.500 acordes. A versão 3.x exporta também para PDF.

  • Joab Joab
    em 1/9/2013 às 14:53h
    versão: 3.0 5

    O desenvolvedor está de parabéns! O programa é ótimo e as limitações são sanadas pela praticidade e dinâmica do programa em facilitar a vida de quem utiliza e edita músicas cifradas. Seja para quem dá aula ou para quem só pratica, é uma verdadeira "mão na roda"! Segue uma dica para exportar pra PDF: Exporte para "HTML", depois abra por qualquer navegador e mande imprimir como PDF. Se sacar alguma coisa de "HTML" pode até dar uma "turbinada" na formatação. Mais uma vez deixo meus parabéns ao desenvolvedor!

  • Antonio de Jesus Antonio de Jesus
    em 13/7/2013 às 22:14h
    versão: 3.0 5

    Para salvar em PDF, eu exporto para imagem e depois converto utilizando o PDFIL. O violeiro tem facilitado consideravelmente nos meus estudos. Gostaria, se possivel, que pudessem criar cifras para viola de 10 cordas. É o meu instrumento. Eu também sou VIOLEIRO.

  • HELON HELON
    em 5/3/2013 às 01:16h
    versão: 3.0 5

    Depois que vc começa a trabalhar com este programa, ele um daqueles programa essencias quando formata o PC... Eu mesmo já tenho mais de 1.000 Música no formato deste programa (.vio) Parabéns, Marcos Ávila!! Quando vc inventou este programa DEUS estava do seu lado ti orientando... rsrsr

  • Silvano Silvano
    em 17/2/2012 às 13:07h
    versão: 2.2.5 4

    O melhor programa free para cifras. Transporta,deixa as cifras grandes para uma ótima visualização,ao contrario do que o site fala ,tem um enorme banco de dados de acordes. Unica coisa que peca no programa é o não redimensionamento correto no Windows 7 e a falta de um recurso de formatação de pagina pois dependendo das musicas que voce exporta no word ele não aceita a formatação de pagina. O que acaba misturando cifras e letras juntos mas no geral é perfeito !

  • Christian de Andrade Christian de Andrade
    em 28/12/2011 às 10:35h
    versão: 2.2.5 4

    O programa é muito bom. Tenho usado bastante e indicado para os amigos, mas tenho uma dúvida: Não consigo configurar para exibir os acordes de cavaquinho. A opção só aparece quando vou inserir um novo acorde, mas quero que ao abrir a música sejam exibidos os acordes de cavaco. alguém pode me ajudar? Ou essa opção não existe? Obrigado.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)