Waterfox 30.0

Waterfox

30.0
  • Gratuito
  • 31,70 MB
  • Para Windows Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 7/7/2014
  • Waterfox
Clique para baixar Waterfox Clique para Baixar

Conheça uma versão alternativa veloz e descolada para o navegador da raposa

Por Fernando Daquino

Waterfox é uma versão modificada do Mozilla Firefox. Este aplicativo mantém todas as funcionalidades do famoso navegador da raposa, alterando apenas alguns aspectos visuais.

O browser alternativo promete ser a variação mais veloz do Firefox para plataformas de 64-bits. É válido ressaltar que ele não possui compatibilidade com sistemas operacionais de 32-bits.

Assim como o seu “irmão” popular, o Waterfox conta com suporte completo para as principais tecnologias usadas na criação de sites, serviços e aplicativos na internet, como HTML5, JavaScript, MathML e CSS. Com isso, o desempenho da sua navegação é garantido.

Em sua mais recente versão, o navegador corrigiu falhas de segurança e algumas instabilidades de operação.

Familiarização imediata

Basicamente, o Waterfox utiliza a mesma estrutura do Firefox. A sua interface, incluindo o botão que centraliza as ferramentas e recursos do browser, o estilo e a transição das abas são idênticos aos recursos do navegador da fundação Mozilla. Tal característica possibilita que você se adapte às suas funcionalidades com muita rapidez.

No Waterfox, você também conta com o modo “privado” de navegação (para explorar a web sem deixar rastros), o sistema “Panorama” (melhorando a organização das abas abertas) e o recurso de sincronização de dados (que utiliza o mecanismo Firefox Sync presente no navegador original).

Além disso, todos os menus de configuração permanecem nas mesmas posições e com funções  idênticas às apresentadas pelo browser da raposa. Em suma, você não estranhará qualquer ferramenta ou estilo de navegação ao usar este navegador alternativo.

Mudanças sutis

Todavia, nem tudo no Waterfox é igual ao Firefox. A primeira mudança notável é a reformulação na descrição e cor do botão principal (nesse caso, o botão “Waterfox”) – alterações de tonalidade em outros ícones também podem ser percebidas.

Contudo, a novidade mais interessante oferecida por esta variação do browser da Mozilla é a exibição do status de carregamentos das páginas diretamente nas abas, por meio de uma pequena barra. Com esse mecanismo, você pode saber quando o site que você abriu em uma seção secundária está completamente carregado sem precisar acessá-lo.

Extensões e complementos

Os navegadores deixaram de ser apenas ferramentas para a navegação. Hoje, eles são mecanismos que temos para ler documentos, compartilhar informações, escutar música e até mesmo jogar games sem ter que acessar sites ou serviços online. Tudo isso graças ao desenvolvimento de plugins.

O Waterfox possui suporte para a instalação de extensões, da mesma forma como ocorre no Firefox. Porém, nem todos os complementos disponíveis na loja virtual da Mozilla possuem compatibilidade com ele – o que pode ocasionar o erro de funcionamento de alguns de seus complementos.

Desempenho

Conforme mencionado anteriormente, o Waterfox promete ser a variação mais rápida do navegador da Mozilla para sistemas de 64-bits. Durante a navegação, o aplicativo realmente mostrou ser bem veloz, acompanhando o desempenho do software que o originou.

Por outro lado, o Waterfox apresentou um alto consumo de memória RAM (maior do que o Firefox) e uma leve queda no resultado do clássico teste Acid3, marcando 99 pontos dos 100 possíveis – marca máxima alcançada pelos principais navegadores do mercado, como Opera, Internet Explorer e Google Chrome.



Importante

Antes de instalar o " Waterfox " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Waterfox e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Se você espera por um navegador completamente inovador, o Waterfox não é uma opção que irá satisfazê-lo. Isso porque ele não oferece mudanças significativas em relação ao Firefox. Toda a sua estrutura, como interface, menus e funcionalidades, é exatamente a mesma do famoso browser da Mozilla.

Embora isso signifique que você não terá dificuldades para se acostumar à navegação com este aplicativo, depois de instalá-lo, e perceber que nada de novo existe, o único sentimento claro é o de frustração.

O único recurso que podemos apontar como ponto positivo do Waterfox é a exibição do status de carregamento das páginas diretamente nas abas – uma funcionalidade que até poderia ser adotada pelo Firefox.

No que concerne o desempenho de navegação, esta variação do navegador da raposa foi bem, carregando os seis sites da NZN com rapidez. Contudo, não percebemos uma diferença de velocidade que justifique a sua instalação. Hoje, as discrepâncias entre os browsers nesse quesito giram em décimos de segundo, algo que não fará tanta diferença na sua experiência ao navegar pela web.

Em contrapartida, o consumo de memória RAM do Waterfox foi elevado, chegando a atingir picos de mais de 330 MB ao abrir as páginas citadas acima. Além disso, este navegador alternativo teve um resultado levemente mais baixo que os demais no teste Acid3, marcando 99 pontos.

O fato de não ter suporte para o português é outro motivo que acaba com qualquer necessidade de você utilizar o Waterfox.

ImportantePrós
  • Interface semelhante a do Firefox
  • Funcionalidade prática e intuitiva
  • Navegação rápida
ImportanteContras
  • Alto consumo de memória
  • Leve queda de desempenho no teste Acid3
  • Falta de suporte para o português

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Rodrigo Henrique Rodrigo Henrique
    em 20/4/2013 às 14:48h
    versão: 18.0.1 5

    Pra quem tem o sistema operacional de 64 bits esse navegador é muito bom!!! Tem muita, muita mesmo, bastante diferença... Eu recomendo a todos que usem o sistema operacional de 64 bits.

  • Herbert Teodózio Herbert Teodózio
    em 12/2/2013 às 15:31h
    versão: 18.0.1 1

    O auto consumo de memória faz bastante diferença se comparado ao Chrome e Maxthon.

  • Marçal Ramos Marçal Ramos
    em 26/1/2013 às 16:49h
    versão: 18.0.1 5

    Em se tratando de usuários de sistemas x64, o Waterfox é melhor do que o ``irmão`` Firefox! A navegação é mais leve, os complementos do Firefox estão todos disponíveis, o gerenciador de downloads é estavél. O carregamento de páginas é mais rápido do que o Firefox e conta com a opção de importação de dados e a sincronização também! Enfim, ele trás para o consumidor o que o Firefox não conseguiu ainda, uma versão x64! Aos usuários que têm sistema x64, recomendo o uso do Waterfox ao invés do Firefox, tem diferença!

  • IgOr IgOr
    em 21/1/2013 às 17:08h
    versão: 18.0.1 5

    Pra quem tem o OS x64 vale muito a pena.pra mim Ram não tem problema,8Gb de Ram o bom é que ele é a copia perfeita do Firefox e funcionou muito bem.Recomendo!

  • Nícolas Nícolas
    em 7/10/2012 às 23:10h
    versão: 15.0 4

    Pros: Ótimo desempenho para reproduzir videos online Contras: Maior consumo de memoria do que os outros navegadores

  • franciscomoacir marques franciscomoacir marques
    em 14/9/2012 às 10:49h
    versão: 15.0 5

    queria deixar meus elogios para esse navegador muito bom melhor que os concorrentes que tem porair vlw equipe baixaki

  • Ivan Freitas Ivan Freitas
    em 5/9/2012 às 16:21h
    versão: 15.0 5

    Navegador excelente inclusive com diferencial ao Firefox com relação ao carregamento das paginas aproveitando bem o S.O com 64 bits.

  • Marcio Marcio
    em 16/8/2012 às 20:37h
    versão: 14.0.2 4

    Ótima opção pra quem prefere o navegador da Raposa e não se acostuma com o Chrome ou outro navegador qualquer.Muito bom mesmo,rápido e sem travamentos. Tive dificuldades em mudar o idioma, mas resolvi o problema instalando a extensão Locale Switcher 3 (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/locale-switcher/?src=userprofile) e a extensão com o pt-br (http://br.mozdev.org/firefox/idiomas)

  • Matheus Matheus
    em 6/8/2012 às 14:46h
    versão: 14.0.2 4

    Muito bom esse waterfox, otima alternativa pra x64, e também pode ser traduzido pra portugues

  • Igor Lemos Igor Lemos
    em 30/7/2012 às 09:51h
    versão: 14.0.1 5

    Tudo o que eu queria um navegador bom como o FireFox X64 Eu acho que tudo o que lança hoje em dia deveria sair a versão X64, afinal não estamos mais na era dos 2GB de RAM no pc.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Windows Vista ou 7 de 64 bits

Shopping Baixaki





(0.172 segundos)