WinDirStat 1.1.2

WinDirStat

1.1.2

Veja graficamente como o seu HD está ocupado, observando os arquivos, jogos, imagens ou MP3s por cores



Você sabe qual é o espaço que cada arquivo ou tipo de programa está ocupando no seu PC? Saberia dizer quanto isso representa em percentual?

Se você respondeu não a qualquer uma das duas perguntas, é porque provavelmente não tem instalado no computador o WinDirStats.

Este pequeno programa é capaz de responder, de maneira rápida e didática, a essas e outras questões relativas ao armazenamento de informações no seu HD e, ainda por cima, possibilita o gerenciamento e a exclusão de arquivos.

Análise diferente

A função do WinDirStats é apresentar as estatísticas referentes aos arquivos salvos no seu PC. Assim, além de verificar qual o tamanho total do arquivo, é possível visualizar o quanto cada pasta ou aplicativo ocupa em percentual no seu HD.

A instalação do programa é simples, bastando apenas executar o arquivo baixado após o download. Seu visual e funcionamento são similares aos do Windows Explorer e, por isso, o usuário não terá maiores problemas em se adaptar ao novo programa.

Seu HD em cores

Você pode verificar as estatísticas no geral ou em drives e diretórios específicos. Ao final da varredura, além dos tamanhos e dos percentuais relativos, o programa apresenta de maneira gráfica todos os tipos de arquivo que estão no seu HD. Cada cor representa uma extensão.

Faça faxina no HD

Além de ser uma maneira curiosa e interessante de visualizar as pastas e arquivos do seu computador, o programa se mostra uma ferramenta útil. Com ele você percebe, por exemplo, que metade do seu HD está sendo ocupado por músicas ou vídeos. Por que não removê-los dali e copiá-los para outro lugar?

Muitas vezes, na hora da faxina no PC, os arquivos deletados são tão pequenos que acabam não fazendo diferença no final das contas. Sabendo quanto cada um representa, fica muito mais fácil entender em que lugar está o problema.

Imagens do WinDirStat

Seu HD em cores Configurações Configurações Arquivos Arquivos Arquivos
Prós
  • Extremamente leve
  • Rápida execução
  • A disposição dos espaços em percentuais é bastante útil
  • Fácil gerenciamento entre pastas e arquivos

Nossa opinião sobre o WinDirStat:

Embora à primeira vista o WinDirStats pareça ser apenas um programa curioso ou interessante, o fato de ele apresentar os conteúdos de pastas e diretórios em percentuais relativos facilita muito na hora de escolher quais arquivos excluir numa limpeza. Afinal, isso permite descobrir quais são os mais pesados e que devem ser apagados se já não tiverem mais utilidade.

O WinDirStats é principalmente útil quando você precisa liberar urgentemente espaço no disco rígido: por meio de dos gráficos, você facilmente identifica quais os maiores arquivos e descobre, ao clicar sobre eles, se é possível apagá-los ou não (se nada estiver na pasta Windows ou Arquivos de Programa, provavelmente é possível apagar sem problemas).

O programa também possibilita fazer todo o gerenciamento do conteúdo das pastas por meio de sua interface, tornando simples a exclusão de arquivos desnecessários. A velocidade de análise no WinDirStats é razoável e não demora muito tempo se você não estiver com o HD cheio, algo excelente para quem deseja resultados rápidos. Ao apagar arquivos, evite excluir qualquer item do qual você desconheça a função: afinal, se você deletar algo importante do sistema operacional, sofrerá graves consequências – problemas ao ligar o PC, por exemplo.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Andrei Andrei   em 12/4/2013 - versão: 1.1.2

    Realmente, ele pode ser confuso pra quem nao sabe bem o que pode ser feito, eh leve e facil de usar... Mas como ja foi dito aqui por um usuario, temos o programa glary utilities que faz tudo isso e mais um pouco! So alerto para quem usa HD SSD: Nao desfragmentar o SSD.

  • Karina Castro Karina Castro   em 11/4/2013 - versão: 1.1.2

    muito bom o programa.. consigo visualizar os aplicativos e pastas que estao ocupando espaço..o tamanho deles..

  • Lécio Alves Lécio Alves   em 19/2/2013 - versão: 1.1.2

    Apresenta muito detalhadamente ao contrário de como vocês disseram no "contra"...

  • Jorge Jorge   em 17/10/2012 - versão: 1.1.2

    Discordo que a apresentação gráfica seja confusa, pelo contrário, dificilmente seria mais clara. Nada de gráficos embaixo de gráficos, tudo é mostrado em uma só tela e fica fácil organizar o espaço. Se tivesse um modo de exportar o relatório seria perfeito.

  • Jose Roberto Jose Roberto   em 28/5/2012 - versão: 1.1.2

    Amigos do baixaki, esses dias "sumiram" cerca de 40 GB do meu HD...sabia que tinha a ver com um video descomunal que gravei, mas eu tinha certeza que tinha salvo no HD externo..em suma este programinha leve está recuperando meus espaços perdidos !!! Muito obrigado ! Só não apaguem qualquer coisa , ok ? Abraços para a equipe !

  • G7X G7X   em 2/5/2012 - versão: 1.1.2

    Excelente programa faz uma analise detalhada e mostra onde estão os ficheiros que ocupam mais Ganhei 19gb de espaço no disco valew baixaki

  • walmir walmir   em 27/8/2011 - versão: 1.1.2

    pode a baixar sem medo que programa muito bom ,conseguir tirar um arquivo que estava com virus, a dias estava,meu anti virus não removeu,valeu baixaki

  • Ryan Gustav Ryan Gustav   em 26/8/2011 - versão: 1.1.2

    Bem,este programa ao meu ver é bom,mas existe aqui no baixaki mesmo,o glary utilities que além de possuir essa função,ainda traz outras boas ferramentas e é super leve,mas pra quem quer apenas esta função...Esse é um bom aplicativo

  • Marcelo Ribeiro Marcelo Ribeiro   em 26/8/2011 - versão: 1.1.2

    É um bom programa para vasculhar por coisas inuteis no HD, mas ao mesmo tempo é realmente confuso de se compreender, aparecem muitas cores, arquivos confusos que podem ser confundidos com arquivos que nao podem ser apagados, sómente mesmo um expert para entender a diferença. Use com cautela!

  • Bob Sacamano Bob Sacamano   em 26/8/2011 - versão: 1.1.2

    Excelente maneira de visualisar todo o conteúdo do seu hd/partição, localizar e depois deletar o que não é mais útil. Recomendo.

Ver todos os comentários »