Anti-Pishing Zé

Anti-Pishing Zé

  • Em Português
  • Gratuito
  • Para Web98/Me/2000/XP/2003/Vista/7/8
  • Adicionado em 8/10/2007
  • CUPS

Aprenda com o sapo Zé e seu pai a como evitar fraudes online. Um projeto da Universidade de Carnegie Mellon.

Por Lucas Sfair
Na perigosa lagoa Internet, vive um simpático sapo chamado Zé. Hoje, o pai do Zé decidiu que já está na hora do filho aprender a se virar sozinho, e vai instruí-lo a encontrar comida evitando os perigos da lagoa.

A história de Anti-Pishing Zé, desenvolvida inicialmente pelo CUPS (Carnegie Mellon University Usable Privacy and Security Laboratory com fundos da US National Science Foundation e ARD/Cylab), mais tarde adaptada ao português, foi a melhor forma encontrada para você aprender brincando a se previnir contra fraudes na internet, enriquecendo seu conhecimento sobre Pishing.

Definindo Pishing

Usuários assíduos da internet diversas vezes já se defrontaram com URLs falsas, porém muito parecidas com as originais. Ao acessar o conteúdo dessas páginas, seja por falta de atenção ou por falta de conhecimento, o usuário é ainda mais fácil de ser convencido por causa das interfaces impecáveis apresentadas, imitando a página de serviços online que exigem login e senha. Tal falcatrua bombardeia sites como o Orkut, serviços de e-mail, chats e messengers.

A questão é que, ao preencher as lacunas com os seus dados de login e senha, e confirmar a operação, tais informações serão enviadas diretamente ao e-mail de alguém que poderá usá-las para o que bem entender, sem você nem desconfiar. Pense bem.

Aprenda brincando

Anti-Pishing Zé não é um jogo emocionante, não passa adrenalina, nem tenta. Ele é educativo, e mexe com um tema bastante sensível de segurança online.

Apesar de não haver cavaleiros e espadas, a lagoa Internet é um lugar habitado por inimigos traiçoeiros, dos quais o amigo sapo Zé precisa aprender a se esquivar, e não a enfrentar — não há luta justa entre um jacaré e um sapo, ou uma cobra e um sapo. Aqui, morrer com honra é apenas pura burrice.

Sim, senhor

Numa educada relação de respeito entre pai e filho, pelo menos desta vez, em Anti-Pishing Zé, nenhum regra foi feita para ser quebrada. Para aprender, o sapinho sabe que é preciso dar total atenção às instruções de seu mentor, mais experiente do que ele, provavelmente mais sábio, seu pai.

Ao total, o jogo possui 4 etapas que devem ser superadas a partir das explicações iniciais do pai do Zé e suas dicas durante a partida. Cada nova fase diz respeito a mais um passo dado na explicação, portanto é necessário acumular os conhecimentos obtidos durante todo o jogo.

Mosca: experimentar ou recusar?

Depois das lições do sapo pai, você terá de ajudar o Zé a saber se as moscas da lagoa estão ou não infectadas. Ao descansar o mouse sobre as moscas, um endereço de URL será emitido, e você tem que decidir se ele deve ser experimentado ou recusado. A cada acerto, você acumulará pontos.

Você terá 3 vidas para responder todas as perguntas sem deixar os jacarés nem as cobras picarem o sapo Zé. Se ficar em dúvida, é só chamar a ajuda do pai.

Comandos:

  • Tecla A: ajuda do sapo pai

  • Tecla E: experimentar

  • Tecla R: recusar


  • Para ler o endereço contido em cada mosca, arraste o mouse e repouse-o sobre elas.


    Nossa Opinião

    Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Anti-Pishing Zé e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele É melhor previnir. Anti-Pishing Zé ensina informações básicas, porém valiosíssimas sobre segurança na internet. Você aprenderá brincando a diferenciar sites verdadeiros de sites falsos.

    A música que toca no fundo é extremamente relaxante. Um jogo tranqüilo, com fim educativo e em português (de Portugal, mas extremamente simples).

    Comentários (0)

    Ver todos os comentários »
    • Dyego Bustorff Dyego Bustorff
      em 23/1/2008 às 23:36h
      versão: 4

      Prós: o site ensina a vc com se defender de pessoas que querem roubar senhas, etc e vc aprende jogando, pq é melhor jogando do que ter que passar horas e horas lendo aqueles avisos que parece na tela.

      Contras: nada

    Ver todos os comentários »

    Requerimentos


    Shopping Baixaki




    (0.125 segundos)