Aulete Digital

Aulete Digital

  • Em Português
  • Gratuito
  • 26,80 MB
  • Para Windows XP/Vista/7
  • Adicionado em 2/10/2007
  • Lexikon
  • Baixar
    Gratuito
    alterar
    Com instalador (recomendado)
    Sem instalador
    32 bits com instalador

Dicionário gratuito, repleto de recursos e adaptado às regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa

Por Danilo Amoroso

O Aulete Digital é a versão para computadores do dicionário Caldas Aulete, criado no final do século XIX e que teve sua última versão impressa na década de 80. O projeto conta com mais de 200 mil verbetes da versão impressa e 86 mil verbetes contemporâneos. Esta última seção do projeto conta com a participação do usuário, que pode corrigir, ampliar e acrescentar novos verbetes e significados diferentes.

Assim, este dicionário foi disponibilizado em fase de revisão final, e os usuários são convidados a participar e a colaborar com ela. O objetivo dessa interação é aumentar o crescimento do projeto até um patamar ilimitado, atualizando-o constantemente para isso. Além disso, possibilita divulgar as adaptações da língua, conforme seu uso diário.

O novo acordo ortográfico

A supracitada interação permitiu um feito interessante: o Aulete Digital é o primeiro dicionário online adaptado às novas regras impostas pelo acordo ortográfico da língua portuguesa. Isso agrega muito valor ao programa, já que a maioria dos brasileiros ainda está perdida em meio a tantas modificações.

Praticidade

Com este dicionário, é possível consultar uma palavra com grupos de letras que estejam no começo,  meio ou fim delas. Também é possível conjugar verbos, pesquisar sinônimos, por verbete original ou vice-versa. Porém, o recurso mais interessante e inovador do Aulete Digital é a pronúncia das palavras. Quase todas podem ser ouvidas em sua pronúncia correta.

Mesmo assim, há de ser feita uma crítica: a ausência de uma ferramenta de definição instantânea (tal qual o esquema de highlighting do Lingoes) o torna menos prático do que poderia ser (apesar de existir o modo “Barrinha”).

Começando a usar

Para usar o Aulete Digital, é necessário criar uma conta. Clique em "não sou cadastrado" na tela que se abrir assim que você executar o programa e forneça um endereço de email, por onde você receberá sua senha de acesso. Com ela, você pode usar o programa livremente.

Este é, na verdade, um conjunto de dois dicionários simultâneos. Um deles é a versão completa do Caldas Aulete original, com mais de 200 mil verbetes. O outro é a versão contemporânea, com 86 mil verbetes (por enquanto). Esses verbetes podem ser atualizados constantemente e complementam os originais.

Ao consultar uma palavra, o programa exibe preferencialmente o verbete atualizado, caso ele exista. A partir dele, é possível consultar o original.

Procurando os verbetes

Há diversas maneiras para se buscar um verbete. Você pode navegar pelo índice, dividido em letras, através da barra de rolagem. Também é possível pesquisar digitando toda a palavra (ou somente parte dela) no campo disponível no menu à esquerda do programa. Em seguida, escolha o modo que você quer:

Índice: dicionário padrão, com o verbete e seus significados;

Semelhantes: pesquisa por palavras semelhantes, em pronúncia e em escrita (total ou parcial);

Máscara: são palavras pesquisadas com base em um parâmetro definido por você. Use letras intercaladas com os sinais * (que substitui quaisquer letras) e ? (que substitui um caractere específico);

Pesquisa: aqui é possível encontrar palavras que aparecem nas definições do verbete procurado. Por exemplo: digitando medo e altura, chega-se a acrofobia. Para usar o recurso de pesquisa, digite uma expressão lógica intercalada com E ou OU.

Ainda é possível fazer uma pesquisa através do menu "Dicionário", na opção "Pesquisa".

Depois de pesquisar, clique sobre uma palavra para exibir suas definições. Na barra amarela, você verá, além do verbete, sua situação (se ele é atualizado ou original). Caso ele seja atualizado, clique sobre "Verb. Atualizado" para ver suas definições originais.

Recursos

Ouvindo a pronúncia

Para ouvir a pronúncia de uma palavra, basta clicar no botão "Pronúncia", que se encontra na barra de tarefas do programa. Tenha em mente que, no entanto, nem todos os verbetes possuem gravação.

Conjugando um verbo

Pesquisando verbos, é possível conjugá-los. Para isso, clique no botão "Conjuga", na barra de ferramentas, ou então acesse o menu "Dicionário" e, em seguida, a opção "Conjugar". Uma tela será exibida com todas as conjugações de tal verbo, inclusive as formas nominais.

O modo "Barrinha"

O Aulete Digital também possui recurso para pesquisa de uma palavra que você encontrou em um site ou texto qualquer. Reduza o programa, clicando no botão "Modo Reduzido", que fica ao lado dos botões "Minimizar", "Restaurar" e "Fechar".

O dicionário será reduzido a uma pequena barra. Quando você vir uma palavra que deseja pesquisar, selecione-a e arraste-a até essa barrinha. O dicionário será aberto com a definição da palavra. Para voltar ao modo original do dicionário, clique em "Restaurar".

Colaborando

Para contribuir com o projeto de constante atualização deste dicionário, acesse a página de colaboração do dicionário, clicando aqui. Digite o email e senha cadastrados. Na tela que se abrir, preencha os campos obrigatórios para adicionar uma palavra ou adicionar um significado a uma palavra já existente. Em seguida, clique em "Enviar". Sua sugestão será avaliada antes de ter a publicação autorizada.




Importante

Antes de instalar o " Aulete Digital " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Aulete Digital e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

É um dicionário leve, simples de usar e com diversos recursos que melhoram a experiência de pesquisar novas palavras. A adaptação às regras do novo acordo ortográfico faz dele um download praticamente obrigatório para aqueles que desejam dominar a língua portuguesa. Porém, há alguns poucos erros que não comprometem a funcionalidade do programa mas que, consertados, deixariam o Aulete Digital ainda melhor.

A começar pelo tempo de recebimento de sua senha. Depois do cadastro, leva cerca de 20 minutos para que você receba a senha. Outro exemplo é o inovador recurso de pronúncias: as palavras são bem pronunciadas, porém cortadas bruscamente ao fim. Os desenvolvedores estão trabalhando para melhorá-lo, e na próxima versão o problema deve estar resolvido.

As propagandas e anúncios, que ficam à direita, também podem incomodar — mas são necessários, pois é deles que provém o incentivo para manter o programa gratuito. A barra de rolagem também pode confundir, afinal, na verdade são duas barras. Uma normal e outra mais lenta e automática. Esta última é fixa e funciona como se fosse a rodinha do mouse, facilitando o acesso a palavras vizinhas.

Porém, a simplicidade, o recurso de pronúncia e a possibilidade de contribuição direta dos usuários superam muito bem esses pequenos detalhes. O Aulete Digital é pequeno, completo, interativo e bem feito. Com certeza, é um excelente download.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • jose jose
    em 23/8/2014 às 12:53h
    versão: 4

    O Aulete é ótimo, mas o programa não acessa mais a base de dados. Só entrando mesmo no site deles...

  • pedro pedro
    em 8/11/2012 às 13:38h
    versão: 5

    otimo programa eu só não gostei de ser on-line por que nem sempre estou conectado

  • Vivian Marie Vivian Marie
    em 21/8/2012 às 22:56h
    versão: 5

    É mesmo uma pena ter que precisar da Net para acessá-lo, mas... compensa! Já o uso há tempos no meu Note e agora o instalei no outro também! Aproveitem!!! Não dá pra viver sem!!! Evite "micos linguísticos".

  • Sergio Sergio
    em 9/5/2012 às 19:14h
    versão: 3

    Realmente o programa é bom, contudo necessita de conexão. para quem está estudando ficar conectado não é bom uma vez que se pode distrair. Nota três por isto.

  • Christoph Dias Christoph Dias
    em 11/12/2011 às 06:16h
    versão: 4

    Bom e prático. otimo

  • Robson das Graças das Dores Robson das Graças das Dores
    em 10/12/2011 às 20:23h
    versão: 5

    É de fato torna-se "INCOMPREESIVEL" alguem criticar ferramenta de tal utilidade usando como referência o nome do Pai dos que procuram o acerto gramatical; O nome certo não seria DICIONARIO AURÉLIO, de nosso catedrático e IMORTALIZADO NA GLORIOSA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS? O famoso AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA? Aceito com satisfação qualquer tipo de correção... Ah! Recomendo, o dicionário é simplesmente FANTASTICO.

  • Robson Robson
    em 27/11/2011 às 16:21h
    versão: 5

    Uma pena que, como disse o colega abaixo, ele não funciona sem a internet. Mas de todo jeito, é muito bom! :)

  • Saimon Lima Saimon Lima
    em 31/8/2011 às 19:57h
    versão: 1

    Não gostei, ele não é um dicionário digital é um dicionário online, pra min não serve. Quero um dicionário que eu possa consultar independente de internet. Não recomendo, pra usar online existem títulos melhores e mais conhecidos como o Aurelho e o Michaels.

  • Thiago Sandri Ramos Thiago Sandri Ramos
    em 14/6/2011 às 17:54h
    versão: 5

    traz muitas informações, é didático e completo com palavras

  • Rosangela Rosangela
    em 3/5/2011 às 11:29h
    versão: 5

    O dicionário é perfeito!1!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.203 segundos)