Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno

Drama clássico da obra do português Gil Vicente, disponibilizada para você gratuitamente e em PDF


REQUERIMENTOS

Representada pela primeira vez em 1517, a obra Auto da Barca do Inferno é um dos grandes clássicos produzidos pelo português Gil Vicente (1465 – 1536), autor ainda dos dramas Auto da Barca do Purgatório (1518) e Auto da Barca da Glória (1519), que juntas constituem uma trilogia.

A história começa em um porto imaginário onde encontram-se duas barcas: a Barca do Inferno, tendo como tripulação o Diabo e o seu companheiro e também a Barca  da Glória, que leva dentro de si um Anjo.

A partir daí, as almas dos mortos vão chegando, numa representação satírica do juízo final apregoado pela Igreja Católica, e os comandantes de ambas as naus disputam as almas dos recém-mortos. Durante muito tempo, a obra foi vista apenas como uma farsa, que no teatro é caracterizada como um gênero cômico e por personagens caricatos.

Contudo, novas leituras tem dado a ela uma outra conotação, a de crítica a certos valores da sociedade de Lisboa na época em que foi escrita. Uma obra curta e que, como a grande maioria das peças teatrais, são fáceis de ler para qualquer um.

Imagens do Auto da Barca do Inferno

Obra de Gil Vicente que satiriza o Juízo Final católico.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Cristian Willy Cristian Willy   em 29/5/2012 - versão:

    muito bom o livro , vale a pena baixar para quem nao pode comprar o livro ^^ meu personagem preferido o Diabo nosa 10 mais so da pra da 5 estrelas kk`

  • Hildo Quetz Hildo Quetz   em 4/8/2011 - versão:

    Valeu galera, tava precisando para estudar para o vestibular!!! Em busca de conquistas!!! Valeu!

  • Jefferson Jefferson   em 30/8/2009 - versão:

    A linguagem é bem dificíl, pra quem gosta de uma boa leitura vale muito a pena.

Ver todos os comentários »