AutoCAD WS

AutoCAD WS

  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 4/2/2011
  • Autodesk
Clique para acessar AutoCAD WS Clique para Acessar

Crie projetos no navegador e compartilhe os resultados com os clientes através desta versão online e simplificada do AutoCAD

Por Fabio Roberto Machado Jordão

Com a onda de serviços online, era só uma questão de tempo para que a Autodesk liberasse um porte do AutoCAD. Hoje temos o prazer de compartilhar o AutoCAD WS, uma versão online, gratuita e simplificada do aplicativo mais famoso de CAD.

O AutoCAD WS traz uma interface limpa e bem organizada, facilitando o trabalho dos projetistas iniciantes. Através de diversas ferramentas, o novo serviço da Autodesk possibilita que os usuários criem, editem e compartilhem plantas de construções, esquemas básicos de produtos e até mesmo mapas.

Cadastre-se gratuitamente

O AutoCAD WS é um serviço que exige um registro básico. No primeiro acesso ao serviço você já deve se cadastrar, pois não há como acessar a interface do site sem efetuar o login. Para realizar o cadastro, basta seguir os passos abaixo:

Cadastre-se

1) Insira seu endereço de email;
2) Digite seu nome e sobrenome;
3) Informe uma senha e confirme-a no campo seguinte;
4) Leia os termos de uso e marque a caixa indicando que você aceita todas as regras impostas pela Autodesk;
5) Assinale este campo se você deseja receber emails futuros da equipe do AutoCAD WS;
6) Clique em “Create an account” (Criar uma conta) para finalizar o cadastro.

Conheça o serviço

Agora que você já efetuou seu registro, deve estar visualizando uma imagem de demonstração na área de trabalho do AutoCAD WS. Este espaço avantajado é onde você vai realizar todas as tarefas, no entanto, para interagir com os objetos é necessário utilizar as ferramentas.

Interface do AutoCAD WS

Para criar novos objetos, editar os existentes, mudar o tipo de visualização e alterar as mudanças realizadas através da linha do tempo, você deve usar a barra de ferramentas superior. A aba “Home” possui os principais ícones de cada grupo de ferramentas, além de fornecer opções para salvar, abrir e realizar download dos documentos.

O item “Draw” (Desenhar) fornece ferramentas diversas para criação de polígonos, linhas, elipses, arcos e outros objetos básicos. Além disso, através desta aba é possível adicionar textos, modificar dimensões, escolher cores, alterar a largura das linhas e muito mais.

Desenhar

Ao acessar a guia “Edit” (Editar) o usuário pode alterar os itens já existentes. Para realizar as modificações é preciso selecionar um objeto (ou diversos) e então selecionar a função desejada.

Com as ferramentas proporcionadas no AutoCAD WS é possível girar o objeto, modificar a escala, espelhar, gerenciar camadas e muito mais. Na aba “Edit” ainda existem opções para desfazer e refazer ações, todavia o serviço suporta os comandos do teclado, sendo muito mais fácil aproveitar do bom e velho “Ctrl + Z”.

Uma função muito útil do AutoCAD WS está na guia “View”. As principais ferramentas deste grupo de recursos servem para modificar o modo de visualização e entre elas existe uma opção para ativar o Google Maps.

Google Maps dentro do AutoCAD WS

Qual a finalidade desta função? O AutoCAD WS serve para criar mapas, sendo assim você pode utilizar o Google Maps como uma base para desenhar somente objetos que você desejar. O serviço carrega automaticamente a visão híbrida, bastando o utilizador aplicar o zoom em determinada região para que o mapa comece a revelar diferentes imagens.

Utilizando os documentos e compartilhando

O AutoCAD WS vem com alguns documentos pré-definidos para que os novos usuários entendam como funciona o programa. Para os iniciantes é interessante utilizar estes documentos para edição, visto que é possível visualizar os padrões e possibilidades disponíveis no serviço.

Todos os documentos criados em sua conta ficam armazenados na área “Drawings” (Desenhos), item presente no menu lateral. O AutoCAD WS permite que o utilizador abra diversos documentos e trabalhe com eles simultaneamente. Isto significa que basta um clique para alternar entre os documentos, os quais ficam abertos em abas na parte inferior da tela.

Junto à lista de desenhos está uma área com ferramentas para ampliar ou reduzir o campo de visão. Além disso, a ferramenta de movimentação fica localizada junto com estes recursos e possivelmente será uma das mais úteis durante a criação e edição de seus projetos.

Compartilhe os projetos

Para compartilhar os projetos é muito fácil, basta clicar no botão “Share” (Compartilhar) localizado no canto inferior direito. Uma janela é aberta e questiona o endereço de email para quem você deseja enviar o desenho. Nesta janela é possível definir as permissões do visualizador, possibilitando que um colaborador edite seu trabalho.


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o AutoCAD WS e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

AutoCAD WS é um serviço gratuito que impressionou nossa equipe. Ainda que não traga ferramentas tridimensionais, o site é indispensável para quem não carrega o AutoCAD no notebook. A diversidade de recursos e facilidade proporcionada com as tantas opções ajudam o usuário a criar e editar documentos com agilidade.

A opção de compartilhamento ganha destaque especial, pois utilizando esta funcionalidade é possível criar projetos colaborativos. Além disso, o serviço chama atenção por ser compatível com dispositivos portáteis, incluindo o iPhone, o iPod Touch e o iPad.

Em nossos testes o serviço demonstrou-se excepcionalmente bem no quesito funcionalidade, apresentando apenas alguma demora na hora de trabalhar com os mapas do Google Maps. Na hora de adicionar objetos e editar os que já estavam no projeto, o serviço respondeu com muita velocidade, aplicando as modificações em questão de segundos.

O teste com a função de compartilhamento mostrou que o serviço é muito útil, até porque os colaboradores não precisam estar cadastrados para visualizar ou editar os documentos. A opção para download dos documentos também é muito interessante, pois permite que os usuários salvem os projetos em JPG e PNG (formatos compatíveis com a maioria dos visualizadores).

Enfim, apesar de o AutoCAD WS não possuir tradução para o português e nem mesmo ferramentas 3D, ele mostrou-se uma das melhores ferramentas online do gênero. O serviço é recomendado para quaisquer usuários que necessitem de uma plataforma CAD e não queiram instalar um aplicativo na máquina.

ImportantePrós
  • Gratuito
  • Interface bonita e simplificada
  • Variedade de ferramentas para desenhar e editar
  • Compatibilidade com o Google Maps
ImportanteContras
  • Sem tradução para o português

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Max Felikix Max Felikix
    em 5/2/2011 às 15:34h
    versão: 5

    Muito Bom, posso acessar de qualquer lugar,posso salvar no meu pc e up Exelente

  • pedro pedro
    em 5/2/2011 às 11:38h
    versão: 5

    esse recurso ai me salvou eu tinha q desenhar um terreno q tem 200 mil M², o resto no caso é melhor desenhar no autocad q esta instalado na maquina, mas esse recurso das imagens de satelite é perfeito para se desenhar terrenos ou qualquer outra coisa q seria muito dificil sem a ajuda das imagens de satelite

  • Felipe Felipe
    em 5/2/2011 às 08:54h
    versão: 5

    Realmente é bom ter o AutoCAD on line, mas para quem usa sempre a internet ou tem um PC não tão bem preparado, pelo menos da para liberar 4GB do HD, removendo o AutoCAD 2011, gostei!!! Mas por outro lado é sempre bom ter de fato instalado no seu PC!

  • Fábio Fábio
    em 5/2/2011 às 00:43h
    versão: 5

    A tecnologia vem sendo evoluída cada vez mais PARABÉNS A AUTODESK

  • jean rauen jean rauen
    em 4/2/2011 às 21:12h
    versão: 5

    Para mim, que trabalho com o AutoCad isso é muito bom, posso acessa-lo em qualquer lugar...muito bom..

  • Victor Victor
    em 4/2/2011 às 19:27h
    versão: 5

    Não é nada estranho a versão online do AutoCAD não ter tradução para o Português, já que o software pago também não tem.

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Adobe Flash Player instalado

Shopping Baixaki





(0.047 segundos)