Verifique o seu computador em busca de ameaças com este antivírus que utiliza tecnologia de computação nas nuvens

Por Ana Paula Pereira

Avira Protection Cloud é o antivírus da Avira cuja proteção é baseada em computação nas nuvens, diferente dos aplicativos cujo funcionamento é inteiramente a partir da máquina e consumindo uma quantidade menor de recursos do computador. O aplicativo ainda se encontra em fase de testes e desenvolvimento, logo, ele pode não se comportar da maneira adequada sempre.

Além disso, até o presente momento, a Avira ainda não informou se esse vai ser um produto lançado sozinho futuramente ou se integrará a versão “normal” do antivírus da empresa.

Proteja o seu computador

Atualmente, não há condições de deixar o seu computador sem um bom antivírus, ainda mais com a grande quantidade de ameaças que surgem diariamente na internet. Embora o Avira Protection Cloud não seja uma solução para ser utilizada sozinha (ao menos até o momento), ele oferece uma garantia a mais de que a sua máquina não está infectada.

Iniciando o processo

O aplicativo oferece uma maneira de detectar arquivos contaminados ou suspeitos, inspecionando os setores críticos do computador a partir da tecnologia de computação nas nuvens. O programa não faz a limpeza ou quarentena das infecções que venham a ser detectadas, apenas o informa da situação, além de apontar o lugar no qual o arquivo malicioso se encontra.

Localize os problemas

Logo ao abrir o aplicativo, você já percebe que ele está um pouco diferente de um antivírus convencional. Ele não possui menus ou opções de configuração ou uma interface separada em setores. Para começar a verificação no computador, você deve utilizar o botão “Cloud Scan”, o que faz com que o processo seja preparado.

O tempo entre a inicialização e o começo da análise propriamente dita pode demorar vários segundos, inclusive passando a impressão de que o aplicativo está travado. Mas não se assuste! Embora possa demorar vários minutos, basta aguardar um pouco para que a verificação seja inicializada.

Fazendo a análise

Uma vez iniciado o procedimento da análise, você acompanha na tela os detalhes. Ali, é mostrada, na forma de números, a quantidade de arquivos que passaram por upload, além das informações de verificação envolvendo quantos itens estavam limpos ou infectados, não foram reconhecidos ou precisaram de uma segunda avaliação.

Adicionalmente, uma barra de progresso indica o andamento total da operação. Ao final do procedimento, os resultados são listados na tela, com a sua condição, estado, se necessitaram de upload, além do código hash do documento. Vale apenas reforçar que o programa verifica somente os setores críticos do computador (seria o equivalente a uma análise “rápida”).



Importante

Antes de instalar o " Avira Protection Cloud " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Avira Protection Cloud e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Avira Protection Cloud traz mais um programa para a proteção adicional do computador. Ele não deve, de forma alguma, substituir um antivírus convencional, pois ele não faz a descontaminação e nem uma proteção preventiva da máquina, apenas localiza focos de infecção. Além disso, o produto ainda se encontra em fase Beta.

Um ponto negativo é que o tempo inicial do processo de verificação (a preparação do aplicativo, digamos) é lento. Por vezes, o programa pode parecer estar completamente travado (inclusive apresentando a mensagem que parou de responder). Porém, uma vez começada a análise, ele se torna ativo novamente e o procedimento é rápido.

A interface é amigável e apresenta uma boa quantidade de dados sobre o processo de verificação do computador. Mesmo que não seja possível fazer a descontaminação de algum item localizado, você toma conhecimento dele (inclusive com a localização no computador) e pode utilizar um mecanismo convencional para corrigir o problema.

O programa exige menos recursos do computador, além de não deixar a máquina lenta durante o seu uso.

ImportantePrós
  • Não consome muitos recursos do computador e não o deixa lento
  • Interface amigável e de uso intuitivo
  • Procedimento de verificação rápido
ImportanteContras
  • Inteiramente em inglês
  • Não possui uma forma de limpar os arquivos

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Tennyson Tennyson
    em 27/7/2012 às 22:49h
    versão: 0.1.0.1 Technical Preview 2

    Ele é eficaz na detecção mais não tem proteção em tempo real e não remove os programas maliciosos!

  • Kaos Kao Kaos Kao
    em 27/7/2012 às 15:55h
    versão: 0.1.0.1 Technical Preview 1

    O Panda Cloud Antivirus já está na versão 2.0.É leve,rápido e gratuito. Não vou ser cobaia da Avira. Panda é bem melhor !

  • Assombro Assombro
    em 21/7/2012 às 14:53h
    versão: 0.1.0.1 Technical Preview 4

    Já baixei i testei i o resultado foi ótimo. Ele não achou nada de virus em meu computador. Fez uma ótima varredura, um pouco lenta mas muito boa. O impacto sobre a máquina tbm é muito baixo, cosome muito pouco de Ram. Pena não ter proteção em tempo real mas com certeza a versão final terá. Eu gostei.

  • butico butico
    em 20/7/2012 às 09:35h
    versão: 0.1.0.1 Technical Preview 5

    o avira sempre e bom a alem de ser leve e ele nunca deixa na não

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.172 segundos)