City of Wonder

City of Wonder

  • Gratuito
  • Para Web Flash
  • Adicionado em 30/6/2011
  • Playdom / Mentez
Clique para acessar City of Wonder Clique para Acessar

Ajude uma civilização antiga em pleno crescimento a fazer descobertas e desenvolver suas próprias técnicas

Por Luana Lima

O City of Wonder é um jogo disponibilizado para o Facebook no qual o usuário tem um mundo inteiro para construir. Como se trata de uma civilização antiga, é preciso fazer uma série de descobrimentos e explorações nas terras disponíveis, a fim de liberar novos itens e de fazer a sua cidade crescer cada vez mais.

Organização dos itens

Logo ao ser iniciado o jogo, o usuário é apresentado aos sete municípios, divididos entre capital e colônias, que precisam da sua intervenção para que possam crescer de forma sustentável. Clique no botão “Visit” correspondente ao mundo que você nomeou para dar início à partida.

Tela inicial do aplicativo

Os primeiros itens observados pelo usuário no cenário mostrado são pequenos terrenos produtivos, cada um com a sua serventia. Para lhe ajudar nesse início de jogo, o City of Wonder exibe um rápido tutorial sobre o significado de cada elemento e o que é esperado que você faça por cada um deles.

Uma barra com diversas informações sobre o seu jogo é mostrada na parte superior da tela. O nome da sua cidade, o número total da população, a experiência adquirida e os valores possuídos pelo seu jogador, tanto em moedas quanto em barras de ouro, é mostrado nessa área.

Menu de utilidades

Na parte inferior da tela principal, os itens que fazem parte do City of Wonder estão divididos em categorias, de acordo com a tarefa designada a cada um. Confira cada uma dessas seções e suas devidas designações nos itens apresentados a seguir.

Pesquisas

O primeiro deles é chamado de “Research” e mostra as pesquisas que o seu povo precisa concluir para poder seguir em frente com o desenvolvimento da cidade. Logo de início, o usuário é indicado pelo game a descobrir a agricultura, em seguida, o misticismo e assim por diante.

Pesquisas disponíveis e completadas

Dentro da seção que exibe as pesquisas, existem ainda mais duas abas que dividem o conteúdo apresentado. Essas duas divisórias separam as descobertas que já foram concretizadas (“Completed”) das que ainda precisam de uma atenção especial do usuário (“Available”).

Cada descoberta libera novas construções que podem ser acessadas e instituídas no terreno a qualquer momento, desde que o usuário tenha a quantia de moedas necessárias para completar a ação. Para acessar os itens conquistados, clique em “Build” e selecione o prédio ou plantação que pretende inserir na sua cidade.

Construir

A categoria construir (“Build”) mostram todas as construções, disponíveis ou não, que foram disponibilizadas para o jogo. Para utilizar algumas delas, primeiramente é preciso concluir algumas metas preliminares ou atingir um determinado nível de experiência. Confira as exigências de cada uma das construções e verifique se o valor dela se encaixa na quantidade de moedas que você possui antes de clicar para construí-la.

Construir é sempre muito divertido!

Essa seção possui dez divisões, que organizam os diferentes tipos de itens existentes no jogo. A primeira a ser mostrada é a categoria “Residential”, na qual ficam disponibilizadas as casas que servirão como lar para os cidadãos da sua cidade. A segunda aba, “Goods”, exibe as fábricas de produtos e as plantações que vão originar a matéria prima necessária nos mercados e negócios.

As categorias que seguem essas duas formam a cadeia produtiva de uma cidade, na qual existem os produtores, compradores e vendedores. Além disso, o usuário também pode acessar e construir bases militares, a fim de garantir a segurança do município, centros culturais e decorações. A última aba mostra a lista completa dos prédios ou itens decorativos enviados por amigos ou concedidos pelo City of Wonder como bônus.

Expedições e Lendas

A terceira aba, correspondente à seção “Expeditions”, possibilita que o usuário assuma o papel de desbravador, deixando a cidade e indo em direção a novos territórios, a fim de explorá-los. Porém, essa categoria só é liberada depois que o jogador alcança o nível 5. O motivo alegado pelo City of Wonder é que a cidade necessita da sua presença enquanto ainda está crescendo, portanto, é melhor aguardar antes de deixar a população desamparada.

As lendas estão mais vivas do que nunca!

A categoria seguinte mostra várias lendas da história – ainda não tão conhecidas pela população da sua cidade antiga. Cada um dos personagens possui um preço diferenciado e oferecem ao jogador vantagens exclusivas, como aumento instantâneo da população, redução do poder de defesa dos oponentes e diminuição do tempo gasto durante cada pesquisa. Posicione o ponteiro do mouse sobre as figuras para saber o que mais elas podem fazer.

Inventário e Loja

O quarto item da barra de ferramentas, “Inventory”, organiza todos os itens conquistados ou ganhados pelo usuário. Os objetos são divididos em três categorias: “Building Inventory” (Inventário de construções), “Legend Inventory” (Inventário de lendas) e “Goods Inventory” (Inventário de produtos). Navegue pelas seções a fim de conhecer quais os elementos que estão à sua disposição para serem usados a qualquer momento.

Lojas com itens especiais

No item “Store”, o usuário tem acesso a outros objetos que podem ser comprados dentro do jogo. Cada um possui um preço, geralmente em barras de ouro e não em moedas comuns. Esses prédios são especiais e não fazem parte do grupo que é mostrado na aba “Build”.

Message Center e Notícias

A aba “Message Center”, simbolizada por um envelope de carta na cor branca, funciona como um centro de mensagens, como o próprio título já sugere, exibindo uma lista com todos os presentes recebidos e enviados, as convocações e demais requisições.

Notícias quentinhas!

Em “News”, seção do menu principal que aparece um pouco separada das demais abas, o usuário pode conferir as principais notícias do dia e ficar atento a eventuais mudanças que possam prejudicar os negócios, pegando a população de surpresa. Lembre-se de acessar essa categoria todos os dias e mantenha-se informado sobre a situação do seu mundo.

Jogabilidade

No início do jogo, a cidade aparece já com algumas construções nela, a fim de possibilitar que o jogador consiga se desenvolver e aumente a extensão do município cada vez mais. Porém, para isso, primeiramente é preciso construir novos prédios, a fim de acrescentar chances de crescimento para a população.

Para construir prédios ou adicionar itens decorativos e culturais, basta acessar o menu “Build” e escolher as opções que você preferir e que caibam no seu bolso. Se você estiver com poucas moedas para isso, procure colocar construções que lhe rendam maiores quantidades de dinheiro, para ajudar a encher o bolso.

Terrenos de plantação

Quando o usuário inicia o jogo, logo repara que existem vários terrenos de plantão disponibilizados na extensão da cidade. A qualquer momento do City of Wonder, você também pode comprar mais deles, caso a sua cidade cresça muito e o que você possui não sejam o suficiente para manter o consumo da população.

Clique nas plantações para colher os produtos

Para manter esses pedaços de terra produtivos sempre em constante trabalho, é preciso ficar atento às diversas fases da produção e colheita. Quando uma plantação exibir um escudo branco com várias letras “Z” é sinal de que não há nenhuma atividade sendo desenvolvida ali. Clique sobre o local para dar início a um novo plantio.

Ao final da produção, o pequeno terreno mostra um escudo com uma caixa de madeira dentro dele. Isso significa que os trabalhadores fizeram a sua parte e você já pode colher os itens produzidos. Após uma colheita ser finalizada, é necessário limpar o local, a fim de remover resquícios de sujeito e preparar a terra para a próxima plantação. Clique sobre o plantio para realizar essa ação.

Colete o “aluguel” das habitações

Colocar casas na cidade faz com que novos habitantes sejam atraídos para morar nela. Construções repletas de pessoas costumam render uma boa quantia de moedas todos os dias e funciona como um ótimo rendimento para o seu município.

Coletar o aluguel rende muitas moedinhas

Entretanto, para que tudo funcione corretamente e para que você evite perder rendimentos por falta de atenção, é preciso clicar nas casas sempre que o escudo com um boneco aparecer sobre as construções. Essa ação fará com que o aluguel seja recolhido, pontos de experiência sejam agregados à sua cidade e permitem a chegada de novos habitantes.

Quests

No decorrer do City of Wonder, vários pedidos de tarefas serão exibidos para o jogador. Essas atividades são mostradas no item “Quests” e cada meta apresentada nessa seção garante a você uma recompensa única. Fique atento a elas e complete as missões assim que possível, para novas lendas façam parte da sua cidade.



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o City of Wonder e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Os gráficos do City of Wonder são muito bem elaborados, os itens são bem desenhados e, durante os testes, não foi detectado nenhum erro de apresentação relacionado às imagens. A coloração dos objetos e dos prédios também é bem planejada, a presença das cores não é exagerada nem relaxada demais, fornecendo uma aparência sóbria, porém divertida para o jogo.

Os efeitos sonoros não incomodam o jogador durante o uso do aplicativo e podem ser cancelados a qualquer momento. A música de fundo é extremamente suave e ao mesmo tempo temática, conferindo ao City of Wonder um ar de antiguidade ainda mais forte. Entretanto, com o passar do tempo a canção começa a ficar um pouco irritante e monótona, devido à repetição. Esse pequeno problema é resolvido com a desativação do som.

Como o jogo possui muitos elementos e muitas possibilidades de utilização, a jogabilidade é um pouco confusa no início. O que ajuda, nesse caso, é o rápido tutorial exibido no começo do game, antes de o usuário ter qualquer contato com o City of Wonder. Depois que o jogador entender a forma com o aplicativo funciona, as intervenções se tornam fáceis e intuitivas.

A organização dos objetos e das funções na tela principal do jogo é bem elaborada. Cada item é simbolizado por um desenho que fornece ao jogador uma prévia da tarefa que ele desempenha. Outra característica positiva é a classificação das opções. A divisão de elementos criada pelo City of Wonder facilita a sua utilização.

Os comandos executados pelos usuários são realizados em tempo real. As ações não demoram a serem feitas e o usuário não perde tempo esperando que o jogo funcione. Durante a utilização de teste, não houve nenhum travamento ou erro enquanto o aplicativo estava processando atividades.

ImportantePrós
  • Gráficos bem feitos
  • Itens e funções bem localizadas
  • Funcionalidade bem representadas
  • Sem exageros de cores nem palidez
  • Efeitos sonoros suaves
ImportanteContras
  • Utilização um pouco confusa no início
  • Funcionamento instantâneo
  • Sem travamentos ou erros

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • SueD SueD
    em 28/7/2011 às 22:27h
    versão: 4

    Há muitos jogos para Web Flash legais,pena que a maioria são em Inglês,sendo que os em Inglês são os melhores sem querer questionar os jogos em Português que são também muitos bons e a também aquela questão dos gráficos mas isso para comprovar é so jogar ! Valeu galera e até a próxima .

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Adobe Flash Player

Shopping Baixaki





(0.219 segundos)