Collage FX Studio 2.0

Collage FX Studio

2.0

Crie colagens de fotos neste aplicativo de scrapbooking digital


OBSERVAÇÕES
  • Marca d’água do desenvolvedor

Scrapbooking é um hobby que a cada dia ganha mais adeptos no mundo inteiro. Unindo fotos, recortes e ilustrações com algumas técnicas de pintura e de colagem, o praticante desta atividade reúne suas lembranças de pessoas e lugares de maneira artística e personalizada.

O Collage FX Studio permite que qualquer pessoa, mesmo as não tão jeitosas assim, crie seus próprios scrapbooks de maneira virtual, trabalhando em imagens digitais. Com isso, tinta, impressões, papéis e uma série de outros itens muito utilizados pelos scrapbookers se tornam informação no seu computador.

Para criar seu próprio scrapbook virtual, importe as imagens que você pretende combinar com o botão Import, localizado no topo da coluna esquerda do programa.

Após as imagens serem carregadas para dentro do aplicativo, arraste-as da coluna esquerda para a área de trabalho no meio da tela. Você perceberá dois controles diferentes na imagem. As bolinhas verdes controlam o ângulo de posicionamento das imagens, e os quadradinhos azuis alteram o seu tamanho. Para mudar a posição da imagem em relação à tela de trabalho, basta clicar dentro da imagem e arrastá-la até o local desejado.

 

Scrapbook finalizado no Collage FX Studio

Na barra superior você encontra os adicionais do programa. Cada aba da barra dá acesso a um tipo de efeito ou ilustração.

Barra superior na aba Frames

A primeira aba, Frame, permite selecionar molduras para as fotos. Para aplicar uma moldua, selecione a imagem que você quer envolver, a moldura que mais te agrada e clique em Apply. Esse mesmo processo é utilizado para os efeitos da segunda aba, Masks. Aqui, ao invés de molduras você aplica recortes de borda na sua imagem, através de máscaras de transparência.

Em Clipart você encontra uma série de desenhos vetoriais para adicionar ao seu scrapbook, bastando para isso selecioná-lo na barra e clicar em Add.

Tuning dedica seu espaço a alterar e corrigir suas fotos, manipulando brilho (brightness), contraste (contrast), saturação (saturation), tonalidade (hue), gama (gamma) e cor (color). Para aplicar as alterações, basta deslizar os controles de cada barra. Caso não fique contente com o resultado da manipulação, basta clicar em Reset e sua imagem voltara ao seu stado inicial.

Já a última aba, Text, permite a inserção de texto no scrapbook. Você deve selecionar o estilo do texto na lista ilustrada, e pode alterar a fonte e as cores nas caixas de seleção à esquerda da barra. O grande campo à direita serve para você escrever seu texto. Quando tiver feito tudo isso, basta clicar em Add e o texto será colocado na tela, já com o estilo e definições que você escolheu.

Opções de pincelOutra possibilidade de decoração do seu scrapbook é o pincel (brush), encontrado na coluna direita. Clicando no botão Brush Off, ele vira Brush On e o cursor muda de formato. Escolhendo uma forma dentre as mostradas logo acima do botão de liga/desliga do pincel, você pode aplicar a forma escolhida com um clique, na cor que você escolher nas paletas da parte inferior da coluna.

Imagens do Collage FX Studio

Barra superior na aba Frames Scrapbook finalizado no Collage FX Studio Opções de pincel
Prós
  • Fácil de usar
  • Permite ajustes nas imagens importadas

Nossa opinião sobre o Collage FX Studio:

Muito simples de usar, o Collage FX Studio tem dois usos principais. O primeiro é a criação de murais digitais, para usar no Orkut, Facebook e plataformas online semelhantes. Para isso, entretanto, a versão de teste não serve, já que coloca a marca d’água do desenvolvedor sobre as imagens montadas.

Já o segundo uso pode até mesmo ser desenvolvido com a versão de testes. Scrapbookers que queiram testar idéias antes de gastar com material podem tentar simular sua criação no computador, ajustar e conferir o que funciona ou não na composição.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Arthur Arthur   em 30/8/2009 - versão: 1.5

    e dificil de usar mas podem baixar e legalzinho!!!

Ver todos os comentários »