Transforme seu notebook em um ponto de acesso e compartilhe a internet sem precisar de hardware adicional

Por Ana Paula Pereira

Você já precisou compartilhar internet e teve problemas com isso? O Connectify é um programa desenvolvido para auxiliá-lo nessa tarefa e não requer a utilização de equipamento adicional para isso.

Apesar de o Windows 7 já possuir em sua programação uma função para transformar sua placa de rede sem fio em um ponto de acesso para outros dispositivos wireless, a configuração dessa função é bastante complicada e nem sempre dá certo na primeira tentativa. O Connectify usa o mesmo sistema e configura corretamente o hotspot em alguns passos, para criar sua própria rede sem fios com conexão à internet a partir de plano de dados 3G ou via cabo (conectado a um modem).

Lembre-se de que esta ferramenta é compatível apenas com o Windows 7 e com o Windows Server 2008 RC2. Ela também está restrita em compatibilidade a determinados dispositivos de Wi-Fi e de banda larga móvel 3G. O programa está em fase de testes (Beta) e é gratuito para o uso.

Logo após a instalação finalizada.

Alguns dos dispositivos de conexão Wi-Fi mais comuns e de compatibilidade garantida com o Connectify são:

  • Atheros AR5005GS (usado, por exemplo, no roteador TP-LinkTL-WN651G);
  • Atheros AR5007EG, com firmware superior ao 8.0.0.238;
  • Broadcom4310-series (muito utilizadas em laptops da Dell);
  • D-link AirPlus G DWL-G510 WirelessPCI Adapter (com drivers superiores à versão 3.0.1.0);
  • Intel 5100/5300 (com drivers superiores à versão 13.0.0.107, apenas em sistemas 64 bits);
  • Ralink RT2870 (bastante utilizados em antenas USB de padrão 802.11n);
  • Realtek RTL8187SE (com os drivers padrão do Windows 7);
  • Realtek RTL8192u com firmware superior ao 1370.

O desenvolvedor afirma estar trabalhando para ampliar essa compatibilidade, bem como para que o programa possa vir a ser compatível com as versões anteriores do Windows.

Depois de instalado e enquanto estiver ativo, o Connectify permanece como um ícone na Bandeja do sistema e basta um clique do botão direito do mouse para abrir seu menu de contexto.

Como o programa funciona?

Primeiro, dê um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do programa na Bandeja para abri-lo. Em seguida, selecione a conexão de internet que você deseja compartilhar. Então, defina um nome para sua nova rede wireless e uma senha. Feito isto, basta clicar no botão de compartilhar internet para “acionar” sua recém-criada rede Wi-Fi.

Interface do programa

A partir desses passos, os dispositivos que possuam conexão Wi-Fi reconhecerão a nova conexão. Então, basta conectar-se normalmente a essa rede com o uso da senha cadastrada. Lembre-se de que, para essa operação ser bem-sucedida, os dispositivos Wi-Fi precisam ser compatíveis com os suportados pelo programa, e o compartilhamento de internet deve estar habilitado pelo seu provedor.

Apesar de o computador que vai servir de hotspot necessariamente ter que possuir o Windows 7 instalado, aqueles que serão conectados à internet por meio dele não precisam. Mesmo que seu notebook esteja sendo utilizado para efetuar esse compartilhamento, ele também poderá aproveitar essa conexão e utilizá-la normalmente.

Essa conexão é segura?

Este programa utiliza o método de criptografia WPA2 para garantir a segurança de sua pequena rede e de dados que venham a transitar por ela. Além disso, o desenvolvedor não configurou um método para que essa criptografia seja desativada (ela estará sempre ativa e solicitará a senha cadastrada para qualquer um que tentar acessar a rede). Desta forma, ao utilizar essa forma de compartilhamento de wireless, ela será uma rede segura.

Dê uma olhada em um vídeo feito pelo desenvolvedor mostrando o Connectify em uso:

 já precisou compartilhar internet e teve problemas com isso? O Connectify é um programa desenvolvido para auxiliá-lo a compartilhar internet com quem você quiser, e que não requer a utilização de equipamento adicional para isto.

Apesar de o Windows 7 já possuir em sua programação uma função para transformar sua placa de rede sem fio em um ponto de acesso para outros dispositivos wireless, a configuração dessa função é bastante complicada e nem sempre dá certo na primeira tentativa. O Connectify usa o mesmo sistema e configura corretamente a hotspot em alguns passos, para criar sua própria rede sem fios com conexão à internet a partir de plano de dados 3G ou via cabo (conectado a um modem). 

Lembre-se de que esta ferramenta é compatível apenas com o Windows 7  e com o Windows Server 2008 RC2. Ela também está restrita em compatibilidade com determinados dispositivos de Wi-Fi e de banda larga móvel 3G. O programa está em fase de testes (Beta) e é gratuito para o uso.


Importante

Antes de instalar o " Connectify " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Connectify e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Connectify é um ótimo programa para compartilhamento de sinal de internet. Se você possui um laptop com conexão 3G e um aparelho celular capaz de acessar a rede Wi-Fi, não precisa mais de um roteador wireless para conectar todos os dispositivos ao mesmo tempo.

O programa ainda está em fase Beta e, por isso, pode apresentar algumas falhas como o não reconhecimento de hardware ou a perda do sinal. Entretanto, esperamos que esses pontos estejam corrigidos na versão final, pois é um software que vale a pena ter instalado se você possui um notebook.

O Connectify é um ótimo programa para compartilhamento de sinal de internet. Se você possui um laptop com conexão 3G e um aparelho celular capaz de acessar a rede Wi-Fi não precisa mais de um roteador wireless para conectar todos os dispositivos ao mesmo tempo.

O programa ainda está em fase BETA e, por isso, pode apresentar algumas falhas como o não reconhecimento de hardware ou a perda do sinal. Entretanto, esperamos que estes pontos estejam corrigidos na versão final, pois é um software que vale a pena ter instalado se você possui um notebook.

ImportantePrós
  • Melhoria constante por parte do desenvolvedor
  • Interface amigável
ImportanteContras
  • Relativamente poucos dispositivos compatíveis

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Rafael Vinícius Rafael Vinícius
    em 14/9/2014 às 02:06h
    versão: 9.1.0.32701 5

    Estou satisfeito com os resultados. Simples, leve, inicia junto com o Windows, uma maravilha. Só uma dica: Quem usa o antivírus Avast, pode apresentar conflito, o que no meu caso, ficou cortando o sinal algumas vezes. Voltei com o Windows Defender e meus problemas acabaram.

  • bruno duarte bruno duarte
    em 7/8/2014 às 11:02h
    versão: 9.0.3.32290 5

    bom pra caramba!!

  • Bruno Araujo Bruno Araujo
    em 29/7/2014 às 17:30h
    versão: 9.0.2.32263 5

    Só eu tenho problemas com conexão? Por exemplo, no Android, ele não conecta de jeito nenhum com o Spotify, não carrega fotos no Facebook e não posta de jeito maneira alguma no Instagram. Alguém, me diz se o problema é no programa, por favor. No meu Iphone, ele funciona perfeitamente

  • MIRIAM MIRIAM
    em 1/7/2014 às 17:34h
    versão: 8.0.0.30686 1

    eu achava ótimo mais depois que atualizei fico uma *#@@#% n consigo mais usar pelo celular.:`(

  • leonardo carvalho leonardo carvalho
    em 13/4/2014 às 21:48h
    versão: 8.0.0.30686 5

    achei otimo

  • Renilton Renilton
    em 30/3/2014 às 22:53h
    versão: 8.0.0.30686 1

    Achei muito caro 135 reais para a versão pro.

  • José Messias José Messias
    em 28/3/2014 às 16:14h
    versão: 8.0.0.30686 5

    De todos os programas que eu já baixei para compartilhar internet do computador, o Connecfity foi disparadamente o melhor. Possui algumas falhas, mas devemos lembrar que ainda está fase beta.

  • Anderson Nunes Anderson Nunes
    em 27/3/2014 às 21:04h
    versão: 8.0.0.30686 2

    Não gostei, é pesado, demora para carregar.

  • Jéssica Vascouto Jéssica Vascouto
    em 11/3/2014 às 00:54h
    versão: 7.3.3.30440 4

    Adoreii , me enrrolei um pouco mais consegui ... super recomendo

  • Angelo Martins Angelo Martins
    em 7/3/2014 às 15:54h
    versão: 7.3.3.30440 5

    Instalei no meu note com windows 7 e compartilho a internet com meu smartphone S4 mini android. Muito bom, até agora sem problemas.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(3.219 segundos)