Ótimo gerenciador de banco de dados MySQL com suporte à scripts e querys

Por Elaine Martins

Data Tools é um excelente programa para gerenciar bancos de dados MySQL, com suporte à importação de scripts e criação de querys. Com ele, você consegue criar, editar e manipular qualquer banco de dados que tenha criado. É só conectar e começar a editar.

A primeira vantagem do Data Tools em relação aos demais gerenciadores de banco de dados é o fato de o usuário não precisar instalar o aplicativo para poder usá-lo. Após fazer o download, clicando em “Clique para baixar”, basta você executar o arquivo EXE baixado e sair usando o programa.

Como o executável do aplicativo é bem leve, o usuário pode levar este gerenciador para qualquer lugar. É só copiar o arquivo para dentro de um pendrive, MP3 player, iPod ou qualquer outro dispositivo móvel e executá-lo. Simples e prático.

O GERENCIADOR

Interface

Data Tools possui uma interface extremamente amigável. Apesar de não possuir tradução para o português, o programa pode ser utilizado facilmente por qualquer usuário, mesmo aqueles que estão apenas começando a “brincar” com banco de dados.

Uma pequena barra de ferramentas concentra todas as opções e dá acesso às diversas ferramentas do Data Tools. Além disso, informações como banco de dados que está sendo manipulado, servidor e usuário que está utilizando, podem ser encontradas nas primeiras linhas da tela. Desta maneira, o usuário presta mais atenção quanto ao banco de dados que está acessando e evita erros como manipular dados de um banco de dados errado.

Informações sobre o banco de dados

As opções

Dentre as opções do programa, você encontra:

  • Database: permite a criação e conexão com banco de dados.
  • Execute a script: execução e criação de scripts MySQL. É possível importar scripts     presentes no computador.
  • View Data: Exibe as tabelas do banco de dados que está sendo manipulado.
  • Custom Query: criação de querys.

Além das ferramentas exibidas acima, o Data Tools também permite a realização de backups e restaurações de bancos de dados. Assim, não é preciso criar um novo banco sempre que precisar utilizar a ferramenta em outro computador, basta fazer um backup e depois restaurar as informações.

Criar, editar, importar...

Criando um banco de dadosPara começar a editar o banco de dados, é preciso primeiro criar um. Para isto, se conecte ao MySQL, clicando na opção “Connect to MySQL Server” presente na aba “Database” do programa.

Em seguida, basta inserir o nome do banco de dados desejado no campo “Enter database name” e clicar sobre o botão “Create Database”.

Agora é só manipular o banco. Para isto, você pode criar ou importar scripts, acessando a aba “Execute a script”, ou editar manualmente, acessando a opção “View Data” e clicando sobre os campos exibidos. Caso escolha a primeira alternativa, não se esqueça de clicar no botão “Execute” para que as alterações sejam efetuadas. Caso algo esteja errado nos comandos digitados, uma mensagem será exibida em “Result” apontando o problema encontrado.

Criando scripts.

Vale a pena ressaltar que o serviço MySQL deve estar sendo executado no computador para que o Data Tools funciona corretamente. Para saber qual o status do serviço, acesse o gerenciador de serviços do computador, clicando com o botão direito do mouse em “Meu comptuador” e escolhendo a opção “Gerenciar”.

Agora é só aproveitar e manipular diversos bancos de dados sem problemas e em um aplicativo agradável para se trabalhar. Não deixe de conferir.


Importante

Antes de instalar o " Data Tools " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Data Tools e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Data Tools é uma excelente ferramenta para quem mexe com banco de dados MySQL. De maneira simples e objetiva, o aplicativo permite que o usuário edite e crie qualquer banco de dados, seja por meio de scripts ou manualmente.

A interface do Data Toos, facilita muito a utilização do programa, já que todas as opções encontram-se em uma única barra de tarefas. Além disso, todos os campos são muito bem identificados, facilitando ainda mais a vida do usuário.

Não deixe de conferir este simples e prático gerenciador de banco de dados e leve-o para qualquer lugar junto com você.

ImportantePrós
  • Fácil de usar.
  • Interface amigável e intuitiva.
  • Leve.
  • Pode ser usado em qualquer computador.
ImportanteContras
  • Não possui tradução para o português.

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • MySQL

Shopping Baixaki





(0.141 segundos)