DeskBot 2.6

DeskBot

2.6

Um simpático servo que fala seus textos, o conteúdo da área de transferência e também informa as horas


REQUERIMENTOS

O DeskBot é um pequeno assistente para a sua área de trabalho, o qual fala o conteúdo de sua área de transferência e outros textos, além de informar as horas. O programa conta com personagens falantes e animados do Microsoft Agent.

Quando ativado, este assistente lê e fala qualquer texto copiado de qualquer tipo de aplicativo. Basta copiá-lo. Clicando sobre o personagem, o conteúdo é reproduzido novamente. O DeskBot também informa as horas em intervalos selecionados, onde é possível definir uma frase, como por exemplo "The time is now [horas]". Além disso, o DeskBot é capaz de ler arquivos de texto inteiros, documentos do Word e até planilhas do Excel.

Para dar um toque bem pessoal a este assistente, é possível personalizar uma mensagem e uma animação de saudação. As opções gerais do DeskBot também poder ser personalizadas, sendo possível escolher entre dois personagens, o engine TTS (Text-to-Speech), idioma, voz, tom, velocidade, tipo de fonte usada nas transcrições e mais.

Para os usuários do Internet Explorer, o DeskBot adiciona o item "Read with DeskBot" ao menu de contexto do navegador. Assim, se você vir uma palavra ou frase na internet e quer que o DeskBot a repita, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar tal opção.

USANDO O PROGRAMA

O DeskBot funciona minimizado na barra de sistema (a barra do relógio). Para acessar sua tela, basta dar um duplo clique sobre o ícone do programa. Nessa tela, você vê botões e abas com tudo que o programa oferece. Os botões incluem um pequeno editor de textos, para que você digite e o DeskBot fale; além das opções de abrir e salvar um arquivo, ler e parar leitura.

Você também pode navegar pelas abas. Na primeira delas, "General", configure a inicialização do programa e as leituras da área de transferência e das horas. Em "Character", você escolhe e configura seu personagem, que pode ser um gênio ou o mago Merlin.

Na aba "Voice", escolha um idioma e uma voz feminina ou masculina para seu personagem, além de definir timbre e velocidade da pronúncia. O programa oferece os idiomas alemão, espanhol, inglês e russo. Clique no botão "Test" para testar suas escolhas. Clique em "Set" quando você quiser confirmá-las.

Use a aba "Balloon" para configurar o balão de transcrição dos textos, incluindo tipo e tamanho da fonte. Já na aba "Greetings", configure uma saudação do seu personagem. É possível pré-definir cinco saudações e determinar que elas sejam aleatórias.

No menu "Download", você pode baixar novos personagens e engines de voz para adicioná-los ao DeskBot.

Imagens do DeskBot


Nossa opinião sobre o DeskBot:

O DeskBot é simpático, mas a voz é excessivamente robotizada. Além disso, o programa não suporta o idioma português, pronunciando as palavras muito mal. Ele até poderia funcionar como um tira-dúvidas sobre a pronúncia de algumas palavras em alemão, espanhol, inglês ou russo, mas é muito limitado para isso.

O programa é bem feito, apesar de algumas limitações quanto aos idiomas, mas, a bem da verdade, pode ajudar muito pouca coisa quem fala o português.

SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Vilmar Vilmar   em 24/3/2010 - versão: 2.6

    Pensei ser chato achei que era só em inglês mas deu pra coloca em português ai fico massa.

  • Raul Raul   em 3/2/2010 - versão: 2.6

    Muito massa e engraçado o negócio é baixar a voz em portugues é um baiano misturado com, japonês d+

  • mano mano   em 26/11/2009 - versão: 2.6

    ótimo.podem baixar

  • Kledson G. Kledson G.   em 8/8/2009 - versão: 2.6

    Pode usar as vozes do IBM via voice no DeskBot, porem para nao dar erro não excute os dois programas juntos!

  • thimoteowc thimoteowc   em 15/3/2009 - versão: 2.6

    Vou dar duas dicas, passo a passo, para personalizar o DeskBot que já tem o português brasileiro instalado: Para falar hora e data em português brasileiro: Iniciar o DeskBot -->Botão direito no personagem -->Options... -->General Escreva nos campos `Say` e `Time Format`, assim: Say: -->Agora são {time}. Time Format: -->h:mm am/pm, "hoje é" dddddd. Para falar diretamente do Internet Explorer em português brasileiro: Iniciar -->Pesquisar -->Arquivos ou pastas -->na caixa `Procurar por pastas ou arquivos`, digite DeskBotX e clique em Pesquisar -->Duplo clique no ícone para abrir o arquivo DeskBotX -->menu Exibir -->Código fonte. No código fonte, localize a seção INITIALIZE e substitua LanguageID = &H409 por LanguageID = PTB. Salve o arquivo código fonte. w.c.thimoteo

  • Ninilinha Ninilinha   em 18/7/2008 - versão: 2.6

    Prós: Baixando o arquivo em portugues, ele pronuncia tudo direitinho, e dá pra controlar a velocidade da fala, e os personagens são muito legais... deixa o pc mto mais divertido...

    Contras: nada... podem baixar!!!

  • Ricardo Ricardo   em 12/4/2008 - versão: 2.6

    Prós: Funciona bem... Animação e gráfico dos bonequinhos legais, semelhante ao WORD (A boca do gênio acompanha perfeitamente a fala e depois de alguns minutos sem mexer ele fica cochilando. Vale lembrar que é preciso puxar dois executáveis no site para ele falar em português (Vá em DOWNLOADS/TTS VOICE ENGINES). Tem diversas regulagens, fala a hora, onde vc pode escolher o intervalo de 1 a 60 minutos e é possivel digitar a frase q se fala junto, mas a hora mesmo ele só fala em ingles, portando não fica uma frase clara. Tem uma interpretação muito boa de frases e pontuações, mas não 100%... A partir do momento q se COLA o texto (ctrl+c) ele automaticamente começa a ler o q você colou.

    Contras: Tem como pausar o texto pra reiniciá-lo posteriormente, mas não achei como dar play e tem uma certa dificuldade com algumas palavras , como por exemplo "Rodrigo" q fala "odligo", parecendo aqueles chinezinhos de desenho animado! rs... Mas são raras... Acho q precisa de uns aperfeiçoamentos. Eu particularmente não vejo muita utilidade, mas ainda assim vale a pena conferir.

  • Wesley André Wesley André   em 21/1/2008 - versão: 2.6

    Prós: Tudo ehhh muito legal mesmo agora faço com q eu ele leia tudo para mim enquanto eu durmo, xD

    Contras: Nadaaaaaaaaaaaaaaaa

  • florzinha_rj florzinha_rj   em 19/11/2007 - versão: 2.6

    Prós: Baixei o deskbot pq meu filho adora esses softwares tipo "eu escrevo e a voz repete" pq ele é autista e esse foi um jeito de incentivar a fala dele. E o deskbot fala em Português SIM é só baixar o software "PgQFALA" que ele possui o pacote completo que faz o MSagent falar português. Deskbot eu aprovo pq foi o único software grátis que encontrei que a voz é na nossa língua. Antes dele só achava shareware. Experimentem!!!!!

    Contras: Nada. Ele é ótrimo

Ver todos os comentários »