*

Edmodo 2.0

Edmodo

2.0
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 29/4/2009
  • Edmodo LLC
  • Acessar
    Gratuito

Uma plataforma cheia de recursos para que professores e alunos troquem informações e muito mais

Publicidade

O Edmodo é uma ferramenta desenvolvida para que professores e estudantes troquem ideias através de todos os benefícios que uma plataforma Web 2.0 pode oferecer. É um espaço próprio para a troca de anotações, links e arquivos que podem ser compartilhados sem complicações. Professores podem, por exemplo, enviar lembretes, eventos e tarefas para seus alunos.

Valorizando a privacidade dos alunos, o Edmodo oferece recursos mais seguros para que professores publiquem qualquer item compartilhado.

As ferramentas do Edmodo incluem microblogging, armazenamento e compartilhamento de arquivos, controles de privacidade, linha de tempo pública (com alertas via RSS), notificações viam SMS, calendário de turma, tarefas, compartilhamento de links e incorporação de vídeos.

Os arquivos que podem ser visualizados dentro da plataforma do Edmodo incluem documentos do Word (DOC e DOCX), apresentações do PowerPoint (PPT, PPTX, PPS), documentos do Excel (XLS, XLSX), arquivos PDF e PS, documentos do Openoffice (ODT, ODP, SXW, SXI) e arquivos de texto pleno (TXT, RTF).

Novidades e reformulação

Uma plataforma completa para uma relação professor-alunos mais dinâmica.O Edmodo passou por uma série de novidades e melhorias para se tornar uma plataforma com vários recursos de Web 2.0. A página foi reestruturada, as ferramentas para criação de avatar foram atualizadas e a linha de tempo foi ampliada para melhor suporte a conteúdo incorporado, só como exemplos.

Todos os posts podem ser identificados com tags e as notificações podem ser feitas através do Twitter ou de mensagem de texto. Não é permitido o envio de mensagens privadas de um estudante a outro.

Cadastro e uso

Lembre-se que o professor deve fornecer o código do grupo criado por ele.Você cria seu login no Edmodo escolhendo entre um perfil de estudante ou de professor. Os professores devem criar suas contas e grupos. Cada grupo tem um código e um estudante só pode confirmar seu cadastro quando ele fornece esse código. Uma vez logado, seja como professor ou aluno, já é possível criar seu primeiro post.

Professores têm um botão com funções a mais que dão acesso a alertas, tarefas e eventos. Os posts funcionam semelhantemente a um email: você escolhe o destinatário, que pode ser um grupo todo ou membros específicos dele. Também é possível enviar o mesmo conteúdo para mais de um grupo.

Para publicar um avatar, basta acessar a aba “Settings”. Você pode tanto escolher um modelo do próprio Edmodo como usar uma imagem que já tenha, desde ela seja no formato JPG  ou PNG. Caso você publique uma imagem com orientação horizontal, os cantos são cortados para que a imagem fique nas dimensões mais adequadas.

O sistema para publicação de conteúdo incorporado (embedded) é muito simples. Basta copiar o código do objeto em questão e colá-lo no formulário do Edmodo.

Exemplo de calendário de uma turma.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Edmodo e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

De fato, o Edmodo é muito mais do que uma ferramenta para microblogging. Não se trata apenas de um fórum, mas sim de uma plataforma para a publicação de textos, arquivos e conteúdo incorporado.

O Edmodo tem um processo simples de cadastro e também muita simplicidade para postagem de conteúdos. É uma ferramenta que agiliza, simplifica e prolonga a troca de informações entre professores e turmas.

O problema é a falta do uso dessas ferramentas em massa no Brasil. São poucos os casos de turmas e professores que aproveitam esses recursos fora da sala de aula. Nos Estados Unidos, o Edmodo agrada a muitas turmas pela cultura do ensino naquele país. No Brasil, estes hábitos estão crescendo, mas ainda estão longe de ser suficiente para fazer deste site um sucesso.

ImportantePrós
  • Recursos fáceis e dinâmicos
  • Extensão da relação entre professores e alunos

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Fernando Fernando
    em 19/4/2011 ás 08:42h
    versão: 2.0 5

    Prós: os mesmos destacados pela equipe do Baixaki. Contras: falta de divulgação da plataforma Edmodo, de acesso pleno a internet por todos os alunos e de uma "cultura digital", que sirva para a democratização do conhecimento(que deve estar na pauta de todos os comprometidos com a causa da educação).

Ver todos os comentários:

Requerimentos

Publicidade


Shopping Baixaki