*

FairShare Beta

FairShare

Beta
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 18/3/2009
  • FairShare
  • Acessar
    Gratuito

Saiba se o conteúdo de seu site ou blog está sendo copiado por outras pessoas com esta ferramenta online

Publicidade

O FairShare é uma ferramenta online que permite você rastrear o conteúdo de seu blog ou site para saber se ele está sendo usado em outros lugares na internet. Por ser online, ele não requer instalação, somente o acesso à internet através de algum browser. O FairShare usa o feed de seu blog ou site e rastreia quaisquer outras páginas na internet com o mesmo conteúdo e devolve para você no formato de um feed.

O que é um feed?

Um feed é um sistema de alimentação de conteúdo da internet. Ele é escrito numa linguagem simplificada, permitindo a rápida atualização e que você saiba sempre que aquele site foi atualizado sem a necessidade de visitá-lo sempre. Para tanto, é necessário a assinatura do feed num coletor de feeds RSS, como o Google Reader. Dessa forma, quando um blog ou site que ofereça um feed for atualizado, você receberá no coletor RSS somente o conteúdo daquela atualização, de forma simples e rápida.

Começando com o FairShare

Como funciona o FairShare?

Para usar essa ferramenta online, basta seguir três passos simples. O primeiro é ter um endereço de feed válido e colocá-lo no local correspondente no site. Depois é necessário escolher um tipo de licença de uso que mais se aproxima da forma como você quer que o seu conteúdo seja usado. Essas licenças são todas Creative Commons.

Logo do FairShareApós o tipo de licença ter sido atribuída ao feed de seu blog ou site, você deverá criar uma conta ou fazer o login, caso você já tenha uma conta no FairShare. E finalmente ele lhe devolverá um novo feed para você acompanhar sempre que o conteúdo de seu blog ou site presente no seu feed aparecer em algum outro lugar na internet.

É aconselhável que você copie esse endereço então no seu coletor de RSS utilizado ou ainda nos favoritos de seu browser.

O que é uma licença Creative Commons?

As licenças Creative Commons servem para padronizar a forma como uma determinada obra cultural ou criativa pode ser distribuída, facilitando assim o compartilhamento e a recriação, fugindo do conhecido Copyright (ou direito de cópia) e partindo para a nova filosofia Copyleft (ou “esquerdo de cópia”), um trocadilho que indica uma nova forma de se trabalhar com os direitos autorais.

O Copyleft parte da idéia que um determinado conteúdo criado e distribuído pela internet pode ser modificado e recombinado, criando novos conteúdos. O Creative Commons padronizou algumas formas com que o Copyleft é usado. Elas são:

atribuiçãoAtribuição: Você pode copiar, distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original.

uso não comercialAtribuição-Uso não-comercial: Você pode copiar, distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dê crédito ao autor original e não use essa obra para fins comerciais.

compartilhamentoAtribuição-Compartilhamento: Você pode copiar, distribuir,reproduzir e criar obras derivadas da original, contao que você dêcrédito ao autor original e se você alterar, transformar ou criar umanova obra, você só poderá distribuí-la sob a mesma licença.

não derivadoAtribuição-não derivado: Você pode copiar, distribuir, exibir e reproduzir essa obra, contanto que você dê crédito ao autor original e você não pode criar, transformar ou criar outra obra baseada na original.

Atribuição-Uso não-Comercial-Compartilhamento: Você pode copiar,distribuir, reproduzir e criar obras derivadas, contanto que você dêcrédito ao autor original, não use essa obra para fins comerciais e sevocê alterar, transformar ou criar uma nova obra baseada na original,você só poderá distribuí-la sob a mesma licença.

Atribuição-Uso não-comercial-não derivado: Você pode copiar,distribuir e reproduzir a obra original contanto que você dê crédito aoautor original, não use essa obra para fins comerciais e não altere,transforme ou crie outra obra baseada nela.

Para saber mais: Visite http://creativecommons.org/international/br/ e saiba mais sobre as licenças Creative Commons




ObservaçõesObservações
  • Somente online

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o FairShare e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O serviço é bem inteligente e oferece uma forma mais rápida para saberse o seu conteúdo está sendo copiado por outros sites. Ele não evitaque o conteúdo seja copiado, mas avisa sempre que isso acontece. Issooferece aos desenvolvedores de sites e blogs uma excelente ferramentapara ajudar a proteger o seu blog de forma simples e sem custos, além de mostrar se o conteúdo desenvolvido está sendo devidamente utilizado ou creditado. Oúnico porém é que ele demora até 8 horas para começar a mandar asinformações para seu feed, o que é um preço relativamente baixo a se pagar para ter acesso a esse tipo de informação.

ImportantePrós
  • Simples e fácil de usar
  • Informações completas e diretas
ImportanteContras
  • Demora até 8 horas para funcionar
  • Não evita a cópia de conteúdo

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Kenny Hard Kenny Hard
    em 24/11/2009 ás 02:59h
    versão: Beta 4

    O serviço é muito bom. Mas confesso que no começo não é o mais intuitivo não. Mas dá pra desenrolar se você já tem um nível mediano. Você pode além de criar a conta e monitorar, adicionar um selo ao seu site, de maneira que as pessoas que entrarem poderão saber que seu conteúdo está protegido. Enfim, muito bom.

Ver todos os comentários:

Requerimentos

Publicidade


Shopping Baixaki