Fennec Desktop 4.0

Fennec Desktop

4.0

Confira como é a versão do Firefox para portáteis no seu desktop



A Mozilla disponibilizou a versão para portáteis do Firefox, o Fennec, para quem quiser instalá-lo também no computador. Antes de instalá-lo em seu aparelho compacto, você pode experimentar uma prévia do programa para saber se vale a pena ter o aplicativo.

Além disso, se você é desenvolvedor, é possível dar retorno à empresa que criou o aplicativo por meio de comentários sobre erros e acertos e também construir extensões diretamente do seu computador.

Para abrir o software, descompacte o arquivo baixado e vá no arquivo fennec.EXE. Utilizando o mouse, você imita os mesmos comandos da tela sensível a toque em seu portátil. Com a barra de rolagem, você pode aproximar ou afastar a janela. Se clicar em um ponto sem soltar e arrastar o cursor para os lados, o navegador faz a mesma coisa.

O Fennec exibindo uma página na internet.

Nos cantos da tela é que estão os botões de navegação. No canto esquerdo, você pode acompanhar todas as abas que estão abertas e ter acesso às páginas visitadas ao clicar no ícone da pasta. Já do lado direito estão outras opções, como adicionar o site aos favoritos (no símbolo da estrela) e avançar ou retornar entre os endereços visitados pelas setas. A engrenagem abre a tela de configuração do Fennec.

Algumas configurações possíveis do navegador.

A barra de endereços localizada no topo possui um sistema de buscas idêntico ao do Firefox, podendo direcioná-lo automaticamente para o Google, caso não saiba exatamente qual o site que está procurando.

Vale lembrar também que plugins como o para abrir objetos em Flash precisam ser instalados separadamente e não acompanham o navegador.

Nossa opinião sobre o Fennec Desktop:

A Mozilla acertou em cheio ao disponibilizar uma prévia do seu navegador para aparelhos portáteis no desktop. Utilizar a internet pelo Fennec é uma tarefa fluída, pois trata-se de um aplicativo leve e sem complicações. Seu uso não é recomendado para o computador, mas é uma ótima alternativa para aparelhos portáteis.

Testar algo que será usado através de uma tela sensível a toque utilizando o mouse pode ser estranho, mas os comandos são bem inseridos e é possível ter uma boa ideia de como é a navegação por touchscreen.

Além disso, apesar de só ter uma versão em inglês, não é difícil configurá-lo, já que são poucas as opções disponíveis. As demais propriedades são bem similares às do Firefox, portanto é fácil acostumar-se se você já o tiver utilizado antes.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Eduardo Eduardo   em 3/6/2012 - versão: 4.0

    Não o testei em um portátil, somente no Windows mesmo, mas me pareceu ágil/rápido. Tem o que melhorar, como por exemplo o fato que o Baixai citou, de ter poucas configurações, mas ainda deve melhorar.

  • ribamar ribamar   em 25/2/2011 - versão: 4.0

    Para um portatil falta algo a mas. mas na Hora do aperto Até que ele serve!

  • akinaton akinaton   em 25/2/2011 - versão: 4.0

    Ele é um bom navegador... ...Mas ele é um pouco lento.

Ver todos os comentários »